Quinta 2 de Maio de 2024

Internacional

GRÉCIA

Encontro de marxistas revolucionários na Grécia

12 Aug 2010   |   comentários

Entre 24 de julho e 1 de agosto aconteceu nos arredores de Salônica, noroeste da Grécia, o 8° Acampamento Anticapitalista da OKDE-Ergatiki Pali (Organização de Comunistas Internacionalistas da Grécia – Luta Operária). Cerca de cem jovens e trabalhadores participaram do encontro ao lado de companheiros convidados de organizações de esquerda da França, Áustria, Argentina e uma delegação da Fração Trotskista – Quarta Internacional.

O encontro foi uma ocasião para discutir a situação que a Grécia está atravessando, sacudida pelas fortes repercussões da crise econômica internacional e um processo de mobilização e demissões, como se refletiu nas entrevistas aos companheiros da OKDE que foram publicadas anteriormente no JPO. Como trotskistas internacionalistas a participação no acampamento se tornava ainda mais importante para a FT-QI dada a situação grega, que após a greve geral política de 5/5 contra o plano de ataques anunciado pelo governo de centro-esquerda do PASOK poderia abrir espaço para lutas de grande envergadura em outros países da Europa no próximo período. Além disso, ante o anúncio da segunda onda de contra-reformas a partir de setembro na Grécia, a classe trabalhadora e a juventude já estão se preparando para a luta, enquanto as fábricas seguem sendo fechadas.

Disso deriva a importância das discussões e dos seminários apresentados pelos companheiros gregos acerca de sua experiência no movimento de luta dos trabalhadores e trabalhadoras (saúde, professores, telefônicos, e trabalhadores imigrantes) junto com a luta na qual estão participando no setor dos restaurantes em Salônica contra o fechamento e locaute orquestrados pela patronal.

Foi também uma ocasião para intercambiar pontos de vista sobre a situação internacional e a situação européia em particular, debatendo a questão da reconstrução do partido mundial da revolução, a Quarta Internacional, que tanta falta faz hoje para a vanguarda operária e juvenil que começa a lutar para que a crise seja paga pelos capitalistas. Esperamos que este intercambio seja o primeiro passo para uma frutífera colaboração entre marxistas revolucionários.

Os companheiros da OKDE ofereceram às organizações convidadas um espaço para dar um seminário com um tema a ser escolhido livremente, frente ao qual a partir da FT-QI apresentamos um debate sobre as tarefas e intervenções e os processos de luta de classes nos quais nossa organização vem participando.

Artigos relacionados: Internacional









  • Não há comentários para este artigo