Sábado 18 de Maio de 2024

Internacional

Bolívia

É necessário que os trabalhadores brasileiros apóiem as demandas do povo boliviano de nacionalização do gás e expropriação da Petrobras Bolívia

15 Jun 2005   |   comentários

Uma das principais demandas levantadas pelos trabalhadores e o conjunto das massas na Bolívia é a nacionalização do gás. A Bolívia possui uma das maiores reservas de gás do mundo, que atualmente é explorada por empresas transnacionais, como a brasileira Petrobras (3ª maior exploradora) e a espanhola Repsol.

A Petrobrás atua na Bolívia como qualquer empresa transnacional, explorando seus recursos naturais e a força de trabalho do povo boliviano a preço de banana para extrair lucros estratosféricos. A cada US$ 1,00 investido a Petrobras tem um retorno de aproximadamente US$ 10,00.

Enquanto isso os trabalhadores e o povo boliviano vivem na mais profunda miséria. Isso mostra que a Bolívia, ao contrário do que querem fazer crer a burguesia do país, o imperialismo e os diretores das transnacionais, só poderá começar a transformar esta situação e avançar para garantir sua soberania nacional no marco da satisfação da demanda que hoje unifica os trabalhadores, o povo originário e os camponeses ’ a nacionalização do gás e das empresas petroleiras.

Para garantir a lucratividade dos seus negócios no país o governo de Lula interveio no levante das massas boliviana, buscando prestar “apoio internacional” à decadente democracia dos ricos e à burguesia racista e entreguista da Bolívia. No Brasil a mídia burguesa, com o apoio do governo Lula, realizou uma campanha reacionária que buscava colocar os trabalhadores e a população brasileira contra a luta das massas na Bolívia pela nacionalização do gás, argumentando que “o Brasil sofreria um surto de falta de gás” .

Respondemos a esta campanha da burguesia ressaltando que se faz mais do que necessário que os trabalhadores brasileiros apóiem incondicionalmente a luta do povo boliviano contra a exploração a que estão submetidos pelas transnacionais, pela burguesia e pelo imperialismo. Uma vitória dos trabalhadores na Bolívia significaria um avanço de enormes magnitudes para os trabalhadores de todos os países do continente contra a exploração a que também estão submetidos. Por isso é necessário que os trabalhadores brasileiros partam do espírito internacionalista e, além de se solidarizar com a luta do povo boliviano, defenda a expropriação da Petrobras Bolívia e a sua nacionalização sob controle dos trabalhadores, para que possam utilizar os seus recursos naturais em favor do desenvolvimento industrial e social do país em prol dos interesses das massas bolivianas.

Desta forma, os trabalhadores brasileiros darão um exemplo histórico de solidariedade e internacionalismo proletário, unindo os interesses políticos e materiais da classe operária boliviana e brasileira, como parte do combate para derrotar o imperialismo e as burguesias nacionais entreguistas em todo o continente, na perspectiva da integração e cooperação entre nossos povos numa Federação de Repúblicas Socialistas da América Latina.

Artigos relacionados: Internacional









  • Não há comentários para este artigo