" />



Domingo 19 de Maio de 2024

INTERNACIONALISMO

Ato de apoio as mobilizações dos estudantes chilenos em SP!

25 Aug 2011   |   comentários

Estudantes do Bloco ANEL às Ruas e da LER-QI fazem ato em SP

Chile escuta! Sua luta é a nossa luta!

Esta foi uma das diversas palavras de ordem que os estudantes do Bloco ANEL às Ruas agitaram em 25/08 com muito espírito internacionalista, no ato em apoio à luta dos estudantes chilenos, na Av Paulista em São Paulo, que aconteceu no fim da tarde. Esta, que foi uma ação inicial, mas importante, que serviu para levantar nossas vozes em defesa da justa reivindicação dos estudantes e trabalhadores chilenos pelo direito à educação pública, gratuita e para todos, e que foi no dia de ontem marcada pela entrada em cena da classe trabalhadora, que estava em paralisação de 48 hrs por suas demandas. Esta entrada em cena da classe trabalhadora, que traz o potencial de se ligar à juventude estudantil das barricadas, aterroriza o governo de Piñera e a burocracia sindical. A mando do governo, a polícia aprofundou a repressão matando um adolescente de 16 anos, e levando a situação chilena a um ponto de inflexão importante, e restaurando os métodos da luta de classes.

É por conta disso que os estudantes do Bloco ANEL às Ruas e da LER-QI seguirão colocando todas as suas forças para apoiar, desde nosso país, esta luta que pode e deve triunfar. Todas as mobilizações estudantis nacionais que hoje se conformam, como a luta da Fundação Santo André, da Unifesp e demais universidades brasileiras que encontram-se com ocupação de reitora por suas demandas, devem voltar seus olhos ao exemplo chileno. E expressar seu apoio com este, que é o processo mais avançado da luta de classes hoje na América Latina. Assim, o ato de ontem é parte de uma ofensiva que deverá se renovar em novas iniciativas, que esperamos, seja apoiada por todas as organizações de esquerda, sindicais, estudantis e de direitos humanos de nosso país.

Nossa organização, junto aos companheiros do Bloco Anel as Ruas e estudantes independentes, realizamos nas cidade de Campinas e Rio de Janeiros, atos simultâneos ao de São Paulo em solidariedade ao luta da juventude chilena. Em Campinas, que possui um escritório do Consulado Chilena, cerca de 40 pessoas se reuniram no Largo do Rosário, no centro da cidade, com nossas faixas e os panfletos que distribuímos para a população. No Rio de Janeiro, um pequeno mas barulhento ato, foi organizado por estudantes do IFCS-UFRJ em frente ao consulado na Zona Sul.









  • Não há comentários para este artigo