Domingo 5 de Maio de 2024

Juventude

A Plenos Pulmões nas calouradas

PUC-SP: dezenas de estudantes debateram como dar uma saída para a crise

07 Mar 2009   |   comentários

Mais de 30 novos estudantes da PUC-SP compareceram na 1ª reunião do Movimento A Plenos Pulmões, impulsionado pela Ler-qi e independentes, e debateram o papel do movimento estudantil e da juventude trabalhadora diante da crise da universidade e do capitalismo.

Os estudantes das universidades particulares como a Puc-Sp já sentem a irracionalidade de mensalidades absurdas, corte de professores e funcionários e agora o possível empréstimo do BNDES para os donos da educação privada no país. Enquanto na universidade se deparam com esse cenário, fora dela já sentem o temor do desemprego, da redução salarial e da falta de perspectiva dentro desse sistema baseado na exploração.

Temas como a estatização do ensino superior privado, a aliança estratégica com os trabalhadores e a necessidade do movimento estudantil dar uma resposta política e ideológica de saída para a crise, conduziram essa primeira discussão importante para preparar as lutas desse ano. Mais do que nunca será necessário romper os antigos métodos que separavam as lutas dos estudantes e trabalhadores, em particular da juventude trabalhadora que hoje é impedida de estar numa universidade pública e de qualidade.

Chamamos os estudantes a construírem o Movimento A Plenos Pulmões e discutir nosso boletim de teoria e política marxista Desatai o Futuro, além de junto com nós da Ler-qi e diversos estudantes de universidades como a USP, Unesp, FSA, PuC-SP, lutarmos para a transformação radical da universidade e da sociedade.

Artigos relacionados: Juventude









  • Não há comentários para este artigo