Quinta 2 de Maio de 2024

Movimento Operário

MOVIMENTO OPERÁRIO

Moção de solidariedade aos operários da Philips Mauá

03 Mar 2010 | Reproduzimos abaixo moção de solidariedade do Sindicato dos Trabalhadores da USP aos operários da Philips Mauá, que sofrem com ameaça de demissões e fechamento da fábrica.   |   comentários

Companheiros e companheiras operários(as) da multinacional Philips Mauá, o Sintusp - Sindicato de Trabalhadores da USP vem manifestar o veemente repúdio à direção da empresa, que está tentando fechar a fábrica e demitir 414 de trabalhadores. Vimos também expressar nossa total solidariedade à luta de vocês em defesa de seus empregos.
Gostaríamos de lembrá-los que nos últimos dias a Philips de Dreux-França também anunciou, do dia para a noite, a demissão de 212 trabalhadores/as iniciando o processo de fechamento da fábrica. Mas os trabalhadores franceses não aceitaram a ordem patronal e junto com o sindicato exigiram a manutenção de todos os postos de trabalho. Na última quinta-feira, no mesmo dia em que foram anunciadas as demissões na Philips de Mauá, a justiça francesa julgou que a Philips de Dreux-França não poderia ser fechada e por isso a patronal teve que pagar uma multa de 25 mil euros, readmitir todos os trabalhadores que foram demitidos e reabrir a fabrica colocando a produção de volta em seu ritmo normal.
Consideramos que este é um exemplo para vocês da Philips Mauá e para todos os trabalhadores ameaçados com demissões por fechamento de fabricas

Nós, que no ano de 2009, com a força de uma greve de 57 dias, conquistamos a garantia de manutenção do emprego de 5.214 trabalhadores e trabalhadoras de nossa categoria, que corriam o risco de ser demitidos/as, nós que lutamos em defesa de nosso sindicato e pela democratização da universidade, buscando abrí-la para toda a população pobre e para a juventude trabalhadora, vimos lhes dizer que vocês não estão sozinhos nesta luta.

Sindicato dos Trabalhadores da USP
São Paulo, 2 de março de 2010

Artigos relacionados: Movimento Operário , ABC Paulista









  • Não há comentários para este artigo