Segunda 6 de Maio de 2024

Juventude

MOBILIZAÇÃO EM SÃO PAULO

Grande ato contra o aumento da passagem na Av. Paulista!

13 Jan 2011   |   comentários

Nesta última quinta-feira ocorreu na Avenida Paulista um grande ato que contou com cerca de 4 mil pessoas que lutavam contra o aumento das tarifas para os ônibus municipais em São Paulo. Após grande repressão no ato ocorrido na semana passada, em que a polícia de forma muito truculenta utilizou de bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para reprimir a juventude e a população, nesta quinta-feira a juventude e trabalhadores não se intimidaram e encheram as faixas da paulista, conseguindo realizar todo o percurso planejado, com diversas expressões e manifestações de indignação frente a política nefasta de Gilberto Kassab, tendo muito apoio da população. Estavam presentes diversas entidades estudantis, sindicais e organizações políticas da esquerda (como nós da LER-QI, além do PSTU, PCO, PSOL), que contribuíram não só levando mais pessoas ao ato, mas também na tentativa de unificar a luta em torno de questões políticas fundamentais.

O que parece estar colocado nesse início de 2011 e se expressa já nessa mobilização é a expressão de uma juventude que começa a se desgarrar das ilusões nos políticos burgueses, tanto federal como estadual, que vem gerando desgraça e tormenta para o conjunto da população brasileira: não são poucos os casos de descaso dos governos, que levaram às centenas de mortes nos recentes casos de enchentes no Rio de Janeiro (também em casos graves em São Paulo e Minas Gerais) e que, em diversas medidas, tem um sentido claro de atacar o conjunto da classe trabalhadora e do povo pobre, problemas com os quais tanto Segio Cabral e Kassab, quanto a nível federal Dilma Roussef, são complacentes.

Assim, a juventude e trabalhadores protestaram levando suas faixas de diversas entidades, CAs, DCEs e sindicatos, como o SINTUSP (Sindicato de Trabalhadores da USP) que levou a sua solidariedade e combatividade, extrapolando os limites do corporativismo e entendendo que só uma luta unida dos trabalhadores com a juventude pode barrar esses diversos ataques dos governos de São Paulo, que tanto através das reitorias vem demitindo e privatizando as universidades (como ocorreu recentemente no início de janeiro na USP com as 262 demissões), como precarizando as condições de vida da população – como nesse aumento detestável da tarifa do ônibus.

A Liga Estratégia Revolucionária – Quarta Internacional, juntamente com o bloco ANEL às Ruas (bloco da Assembléia Nacional dos Estudantes – Livre), DA da Fafil (FSA), CAH (Unesp Franca) um setor do DCE da UNESP, SINTUSP etc. compuseram uma coluna que contou com mais de 200 pessoas, que buscou problematizar as questões nacionais como as enchentes, o aumento salarial para parlamentares etc., e relacionar essas questão ao ato que ocorria, denunciando a repressão policial e reivindicando um programa claro de estatização do transporte público, sob controle dos trabalhadores e dos usuários, com passe livre para todos (começando pela juventude e desempregados).

Ainda que o MPL foi fundamental na articulação das primeiras manifestações contra o aumento da passagem em SP, é importante - como se mostrou no ATO de ontem - que os trabalhadores e estudantes, bem como as diversas entidades, grupos, sindicatos e partidos etc. formem um comitê para pensar democraticamente os próximos passos concretos e em transformar esses atos em mobilizações de massa, que questionem não apenas esse aumento inadmissível, mas também a própria estrutura de transporte “público” em São Paulo, que hoje está nas mãos de grandes monopólios burgueses que se voltam exclusivamente para seus lucros, em detrimento do direito ao transporte de qualidade para os trabalhadores.

- Formar um comitê aberto às entidades estudantis, sindicatos, movimentos populares, associações de bairro e organizações de esquerda, para democraticamente levar a frente esta jornada e derrubar o aumento!

 Abaixo a repressão da PM de Kassab e Alckmin aos estudantes, trabalhadores e toda a população que luta por melhores condições de vida!

- Passe Livre JÁ para todos os estudantes e Desempregados!

- Estatização das empresas privadas do transporte público, sob controle dos trabalhadores e usuários! Passe Livre para todos!

 Basta de descaso dos governos como Kassab/Alckmin em SP e Sergio Cabral no RJ com o povo que sofre com as enchentes! Por um plano de obras públicas para a construção de moradias! Solidariedade ativa a todos os moradores dessa região!

 Abaixo as 262 demissões na USP! Pela imediata Readmissão!

Artigos relacionados: Juventude , São Paulo Capital









  • Não há comentários para este artigo