Sexta 26 de Abril de 2024

Juventude

Discussão "Crise do neoliberalismo ou crise do capitalismo?" na Unesp de Rio Claro

01 Nov 2008 | Curso Marxismo e Classe Operária - sessão II Sábado, 01/11/2008 às 14h Rampa do IB - UNESP de Rio Claro   |   comentários

Após uma importante sessão inicial, em que cerca de 25 pessoas debatemos a construção histórica do pensamento marxista, as transformações no mundo do trabalho e a necessidade de entender e reafirmar a centralidade da classe operária enquanto sujeito revolucionário, damos seqüência ao curso com um tema não menos importante: a crise económica e seus fundamentos, que será analisada à luz da experiência das caracterizações da fase imperialista deixadas por Lênin.

Transformar a economia em algo distante de nossa realidade e torná-la um monstro incompreensível aos trabalhadores e a juventude é tarefa essencial para a manutenção do status quo. Seria concebível os trabalhadores saberem quem os oprime e de que maneira? A juventude ter a exata noção da relação promíscua entre os países imperialistas, o mercado financeiro e a influência direta disso tudo na Universidade? As mulheres terceirizadas entendendo a centralidade de seu trabalho para a manutenção do lucro dos patrões e a força de sua classe que extrapola as fronteiras nacionais? E o pior(muito pior): trabalhadoras, trabalhadores, jovens da periferia, universitários, organizados em um só punho, um partido revolucionário, para entender todos os meandros da economia e refletir estrategicamente como combater frontalmente o modo de produção atual frente a nova conjuntura que se abre com a crise?

Refletir sobre a crise é tarefa essencial para que os trabalhadores e o movimento estudantil se prepare para os próximos combates. Para que mais uma vez as lutas não sejam traídas, desviadas ou derrotadas, é necessário desde já recuperar o marxismo enquanto teoria viva, revolucionária, que dê respostas aos novos fenómenos e que seja uma forte arma para os próximos grandes conflitos que virão.

Sessão II: Imperialismo, fase superior do capitalismo

 Período de crises, guerras e revoluções

 Etapa Imperialista: período de decadência do capitalismo;

 Crise económica: origens e contradições (conceitos básicos de economia e a crise atual);

BIBLIOGRAFIA BÃ SICA

 Caps VII e VIII do Imperialismo, Fase superior do Capitalismo. ’ Lenin

 Jornal Palavra Operária n.47

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTEAR

 "Crises e contradições do capitalismo do século XXI", publicado
na Revista Estratégia Internacional Brasil n.3

- Livro: Imperialismo, Fase superior do Capitalismo(o restante dos capítulos)

 Dossiê de economia da Revista Estratégia Internacional n.7 da
Fração Trotskista:

1)Cuestiones de método: Las crisis y la curva del desarrollo capitalista

2)Historia económica: El boom de la posguerra (un análisis crítico de las
elaboraciones de Ernest Mandel

3)Capitalismo hoy: Elementos para una explicación marxista de la crisis del capitalismo imperialista

Informações [email protected]

Artigos relacionados: Juventude









  • Não há comentários para este artigo