Sexta 26 de Abril de 2024

Juventude

CACS da PUC-SP organiza semana de atividades em homenagem à Revolução Russa

20 Sep 2007   |   comentários

O Centro Acadêmico de Ciências Sociais da PUC-SP está organizando para a semana de 16 a 19 de outubro, um ciclo de atividades com o tema “História, Arte e Revolução: A propósito dos 90 anos da Revolução Russa” . A semana contará com mesas de debates em torno do tema, tendo a presença de intelectuais reconhecidos no meio acadêmico e na esquerda, além de diversas exposições como do poeta futurista russo Vladimir Maiakovski e sobre a Guerra Civil espanhola, mini-cursos com a participação do Núcleo de Estudos Leon Trotsky (NLT) que nós da LER-QI impulsionamos na PUC-SP, mostra de filmes e apresentação de trabalhos acadêmicos de estudantes da graduação e da pós’graduação.

O tema aparece de forma impactante na academia já que esse importante acontecimento histórico protagonizado diretamente pelos trabalhadores da Rússia no inicio do século XX, é pouco estudado nas aulas e cursos, e quando é lembrado é alvo constante de deturpações teóricas por parte da ideologia burguesa que predomina nas universidades.

Desafiando a estreiteza de nossos currículos, que não estão voltados para manter viva a história do proletariado nacional e mundial, a lembrança desse processo revolucionário nos permite perceber que a possibilidade da transformação desse atual modelo de sociedade é possível e que a maneira de libertação desse regime opressor está somente no campo revolucionários sendo os trabalhadores figuras centrais desse processo.

Queremos que a semana não seja apenas um espaço alternativo na academia, mas sim que nos leve a refletir e contestar o conhecimento que se produz hoje e para quem ele é produzido, o que devemos estudar e quem deve determinar isso. Só questionando o modelo universitário e colocando ele sob controle e a serviço dos trabalhadores é que o conhecimento será coletivizado.

Através desse espírito que enxergamos a importância de propagandear a revolução russa no berço do pensamento burguês, fazer frente à ideologia dominante posta hoje na Universidade, que muitas vezes se disfarça de critica e cética de tudo e todos, porém continua no mesmo ritmo das elites que a controlam. Afinal quando andamos nos corredores da PUC e vemos frases como: “Aqui formamos jovens talentos para grandes empresas” já sabemos que os jovens talentos de hoje serão os futuros patrões do amanhã.

A programação completa da semana estará disponível em breve no site: www.cacspucsp.org

Lançamento dos livros O ano I da revolução russa de Victor Serge,
e A Revolução de Outubro, de Leon Trotski, com o debate “Revolução Russa: Memória e Atualidade”.

Debatedores:

Michael Löwy — Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais da Universidade de Paris
Ricardo Antunes — Unicamp
Christian Castillo — Universidade de Buenos Aires.

Data: Quarta-Feira 17/10 às 19hs.
Local: Tuca-Arena PUC-SP.

Artigos relacionados: Juventude









  • Não há comentários para este artigo