Sexta 26 de Abril de 2024

Movimento Operário

CHAMADO

Ato em solidariedade aos trabalhadores terceirizados da REVAP e à Conlutas

02 Aug 2008 | Convocamos todos ao ato nacional em repúdio a esse ataque, hoje, dia 20/08 às 15h em São José dos Campos, no Salão Mário Scholz, da Câmara Municipal. Abaixo, nossa declaração sobre o atentado.   |   comentários

No dia 01/08/2008, um grupo armado invadiu a sede da Conlutas em São José dos Campos/SP, deixando um trabalhador ferido à bala. Os trabalhadores terceirizados da Revap se reuniam em assembléia que iria fundar uma associação de trabalhadores da Construção Civil para representá-los, já que durante os 31 dias de greve (encerrada em 16 de junho) foram abandonados pelos dirigentes sindicais do Sintricom (CUT), que mesmo diante da repressão policial na refinaria e das centenas de demissões, ordenadas pela direção da Petrobrás, ou seja, com a conivência direta do Governo Lula, nada fizeram para defender os trabalhadores e a Comissão eleita.

Em nota, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos exige o “imediato esclarecimento sobre o papel” do Sintricom-CUT nesse ataque que lembra as ações de gângsteres que os pelegos utilizavam na época da ditadura militar contra os trabalhadores e os ativistas combativos. Também as direções da CUT e das demais centrais sindicais devem, prontamente, se posicionar repudiando esse ataque.

A invasão armada da sede de uma organização do movimento operário é inaceitável. O método das agressões físicas e ataques de gângsteres deve ser repudiado firmemente por todos os sindicatos, organizações de esquerda e democráticas, como primeiro passo para bani-lo do movimento operário.

Nos solidarizamos com os trabalhadores terceirizados da Revap e os dirigentes e ativistas da Conlutas. Abaixo as agressões físicas e os ataques de gânsteres no movimento sindical.

Diante desse ataque à Conlutas e aos trabalhadores terceirizados da Revap propomos uma campanha nacional de solidariedade e a exigência de organização imediata de uma comissão independente de averiguação formada por sindicatos, organizações democráticas e políticas da esquerda, para chegar aos executores e responsáveis por esse ataque repugnante, determinando a expulsão pública de todos os envolvidos de qualquer organização do movimento operário.

CLIQUE AQUI para ver a a campanha contra as demissões na REVAP
MOÇÃO DE APOIO da Liga de Trabajadores por el Socialismo (México)

Artigos relacionados: Movimento Operário









  • Não há comentários para este artigo