Domingo 28 de Abril de 2024

Nova Casa Socialista no Rio Pequeno – São Paulo

Uma grande inauguração que abre o caminho

10 Sep 2006   |   comentários

A nova Casa Socialista do Rio Pequeno ficou pequena para as mais de 200 pessoas que compareceram em um dia de chuva. O alcance dessa atividade garante um futuro promissor para a Casa Socialista e as múltiplas atividades que encontrarão espaço em seu interior.

Os diversos trabalhadores da USP, da previdência social, metalúrgicos, metroviários, dos correios, bancários, aeroviários, professores e funcionários do ensino público, do judiciário, gráficos e de outras categorias, os combativos companheiros do SINTUSP, os estudantes em luta contra a extinção da EJA (educação de jovens e adultos) na região, os estudantes universitários e secundaristas, os intelectuais, os artistas, os militantes do movimento negro, do movimento hip hop, do movimento feminista e todos os demais presentes estão chamados a nos ajudar a tornar esse espaço vivo.

O objetivo maior da Casa Socialista de ser um verdadeiro pólo aglutinador político e cultural dos trabalhadores e da juventude a serviço da luta por uma sociedade sem classes deu seu primeiro grande passo no sentido do enfrentamento com todo e qualquer mecanismo de dominação da classe dominante, seja ele no campo ideológico, político ou cultural. Esse conteúdo foi o que se expressou na exposição dos cartazes inéditos do grande poeta russo Maiakovski, que foram traduzidos e expostos pela primeira vez fora da Rússia preencheram o auditório iluminado especialmente por companheiros da USP. A esquete teatral do “Morte e Vida Severina” introduziu as atividades. O cine-clube foi inaugurado com a Parte 1 do fabuloso documentário “Batalha do Chile” de Patrício Guzmán que seguirá sendo exibido nas próximas semanas. A Comuna de Oaxaca no México esteve presente nas intervenções e exposições. As outras exposições da luta dos trabalhadores e da juventude em todo o mundo ocuparam os ambientes. Poesias foram recitadas. O rap “de operário para operário” do Manifesto Ilícito, da Mara do Hip Hop e outros companheiros fechou o dia com sua arte de contestação junto ao graffiti que era feito na hora. Os comes e bebes completaram o ambiente repleto de cultura, política e ideologia revolucionária.

Essas foram algumas das atividades que concentraram em um dia o que queremos com mais essa Casa Socialista que é colaborar para unir e integrar os trabalhadores em luta, os estudantes e professores que querem colocar seu conhecimento a serviço da classe trabalhadora, os artistas que se negam a aceitar a arte como mercadoria com os negros e as mulheres em luta contra a opressão.

Nós da LER-QI, com nossas modestas forças, acreditamos ter dado mais um passo audaz. Mas temos a consciência de que ainda somos poucos para o tamanho dos nossos objetivos e reiteramos que a Casa Socialista está aberta aos trabalhadores e jovens que querem se politizar, divertir ou manifestar contra a ditadura do capital em que vivemos.

Programação do Cine Clube

Acompanhe todas as sessões e freqüente nosso Cine Clube
que acontecerá permanentemente em dois dias e horários:

QUARTAS às 16hs
27/09 - Parte I - A insurreição da burguesia (1975 - 100 min)
04/10 - Parte II - O golpe de estado (1977 - 90 min)
11/10 - Parte III - O poder popular (1979 - 82 min)

SEXTAS às 19hs (depois da sessão BATE PAPO E BREJA)
29/09 - Parte I - A insurreição da burguesia (1975 - 100 min)
06/10 - Parte II - O golpe de estado (1977 - 90 min)
13/10 - Parte III - O poder popular (1979 - 82 min)









  • Não há comentários para este artigo