Sexta 26 de Abril de 2024

Pão e Rosas





TODAS AS PUBLICAÇÕES

Declaração do Pão e Rosas frente ao dia 28 de setembro - dia latino americano e caribenho pela legalização do aborto

Quantas Jandiras mais?! Direito ao aborto legal seguro e gratuito já!

20 Sep 2014 | Quatro anos se passam e assistimos ao mesmo filme: disputa eleitoral e barganha dos direitos das mulheres. Duas entre os três principais candidatos são mulheres e todos estão a serviço dos empresários, banqueiros e latifundiários, aliados à conservadores e (...)

O PT de Dilma na contramão da luta pela garantia dos direitos das mulheres e dos homossexuais

26 Jun 2013 | Em 18 de junho enquanto centenas de milhares saiam às ruas, o projeto de decreto legislativo extremamente reacionário conhecido como “Cura Gay” foi aprovado pela comissão de “Direitos Humanos e Minorias”. Feliciano e a ala religiosa apoiadora de Dilma ataca novamente a liberdade (...)

PÃO E ROSAS

Declaração do grupo de mulheres e diversidade sexual Pão e Rosas sobre o reacionário Estatuto do Nascituro

20 Jun 2013 | O Estatuto do Nascituro dá direitos e privilégios de cidadão ao óvulo fecundado, e estabelece que o aborto seja criminalizado inclusive nas situações em que já é legalizado como no caso de gravidez decorrente de estupro e risco de vida da (...)

CHAMADO ÀS MULHERES DA CSP-CONLUTAS

Adiante mulheres trabalhadoras e jovens! Abaixo os ataques de Dilma à classe trabalhadora e às mulheres!

26 Feb 2013 | Chegamos ao terceiro 8 de março, dia Internacional da Mulher, sob o governo Dilma. Durante esses anos, os que achavam que uma mulher no poder, simplesmente pelo fato de ser mulher, com a mesma política burguesa, poderia melhorar a vida das mulheres, se enganaram (...)

NA ARGENTINA E NO BRASIL EM DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER TRABALHADORA E DA JUVENTUDE!

Delegação do Pão e Rosas Brasil no XXVII Encontro Nacional de Mulheres da Argentina

01 Oct 2012 | Desde o Pão e Rosas Brasil, enviaremos uma delegação com as companheiras Marília Rocha, metroviária, e Rita Frau, professora, levando uma calorosa saudação às companheiras do Pan y Rosas da Argentina, que compartilham conosco dessa visão. Saudamos a grande delegação que as (...)

NESTE DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES:

Não adianta uma mulher no poder, precisamos ser milhares nas ruas para arrancar nossos direitos!

09 Mar 2011 | Ao contrário do que dizem, de que a vitória de Dilma é uma conquista para as mulheres no país ou que a chegada ao poder de uma ou meia dúzia de mulheres que mudará nossas vidas, a conquista de nossos direitos será obra das próprias mulheres, como vem dando exemplo às mulheres (...)

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Carta às companheiras da CSP-Conlutas, da Anel e à direção majoritária do Movimento Mulheres em Luta

08 Mar 2011 | Venha marchar com a LER-QI e o grupo de mulheres Pão e Rosas! Viva a primavera árabe! Sigamos o exemplo das egípcias, tunisianas e líbias! Por educação sexual nas escolas para decidir, contraceptivos gratuitos para não abortar, pelo direito ao aborto livre, legal, seguro e (...)

JUVENTUDE

Contra a escravidão das formas! Sobre a juventude e o "rodeio das gordas", Interunesp-2010

02 Nov 2010 | Nas universidades públicas de nosso país, nos deparamos com fatos que expressam a degenerescência na qual está se afundando uma parte da juventude. Nos Jogos universitários inter-campi da Unesp, o Interunesp-2010, um grupo de jovens organizou um “rodeio de gordas”, que consistia (...)

SAIU O NOVO JORNAL DO PÃO E ROSAS!

Basta de mulheres mortas por abortos clandestinos! Nosso direito à vida não se vende, não se troca e não se cala por votos!

28 Sep 2010 | Enquanto as candidatas e candidatos fazem mil e uma promessas nos programas eleitorais, as mulheres morrem ensangüentadas pela ausência de um direito. Mulheres que tem cor e classe, são negras, trabalhadoras e pobres! Arranquemos com a força de nossa mobilização, nos organizando (...)

VIOLÊNCIA

Não podemos nos calar diante do assassinato de Camille: basta de violência contra as lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transsexuais em Campinas!

27 Jul 2010 | Neste último sábado, dia 24 de julho, ocorreu mais uma demonstração brutal de violência contra uma travesti na cidade de Campinas, desta vez, contra uma ativista do grupo Identidade do movimento LGBTT. Camille (foto) foi encontrada pela polícia de calcinha com o corpo desfigurado (...)

NACIONAL

Basta de violência contra as mulheres: JUSTIÇA PARA ELIZA!

08 Jul 2010 | Assistimos nas últimas semanas o debate na mídia sobre o desaparecimento da jovem Eliza Samudio, de 25 anos. A suspeita é de que o goleiro do Flamengo, Bruno Fernandes, junto de dois amigos, a teria matado. Eliza tentava provar na justiça que Bruno é o pai de seu filho, de 4 (...)

ESTUDANTES REALIZAM ATO NA AV. PAULISTA EM DEFESA DA GREVE NA USP

“Pagamento dos salários e negociação! Contra o reitor de Serra da PM e repressão! Unidade operário-estudantil! E chega de reitor dialogando com fuzil”

11 Jun 2010 | Cerca de 70 estudantes foram à Av. Paulista manifestar seu apoio à greve dos trabalhadores da USP, que hoje enfrenta duros ataques por parte de Rodas, o reitor de Serra na USP. Na semana passada, após mil trabalhadores da universidade sofrerem corte em seus salários por parte (...)

NEUQUEN - ARGENTINA

As operárias e operários da Cerâmica Stefani têm que triunfar! Pela expropriação!

10 Jun 2010 | As operárias e operários da Stefani estão há 7 meses resistindo heroicamente aos ataques da patronal e o abandono dos governos municipal e estadual. Após inumeráveis tentativas para barrar o conflito e frente a negativa e intransigência da patronal, no dia 19 de maio as operários e (...)

GREVE DA USP

Tod@s às ruas em defesa do direito de lutar! Basta de violência contra as mulheres e viva a greve da USP!

11 May 2010 | Chamamos todas as mulheres a estarem juntas nessa greve, pois esta é uma ferramenta de luta do conjunto da classe trabalhadora onde poderemos fazer ouvir as nossas vozes. Basta de violência contra as mulheres e viva a greve dos trabalhadores e trabalhadoras da (...)

FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ

Estudantes na luta pelo bandejão e pela efetivação das trabalhadoras!

11 May 2010 | Estamos juntas com os estudantes da Fundação Santo André em defesa dos direitos das funcionárias da cantina, lutando por seus salários e seus empregos. Queremos um bandejão subsidiado pela própria Fundação Santo André e que a mesma garanta a efetivação das funcionárias com os mesmos (...)

CASO DA FARMÁCIA USP

Na Universidade do "diálogo", a homofobia corre solta... BASTA!

04 May 2010 | No último dia 23, o jornal “O Parasita”, impulsionado por um grupo de estudantes da Farmácia da USP, demonstrou que, ao contrário do que muitos pensam, a universidade não está isenta de episódios e demonstrações inaceitáveis de machismo e (...)

PÃO E ROSAS

Na USP do diálogo de Rodas, as mulheres levam socos!

24 Apr 2010 | No dia 18, último sábado, a guarda universitária, a mando de Rodas (reitor nomeado por Serra no ano passado) e de Ronaldo Penna (chefe da Guarda), junto com a polícia militar, tentou invadir uma confraternização que ocorria no CRUSP (moradia da USP) a despeito de acabar com a (...)

UM PRIMEIRO PASSO NA LUTA CONTRA O MACHISMO NA USP

“Do rio que tudo arrasta, se diz que é violento. Mas ninguém chama violentas às margens que o comprimem”

24 Nov 2009 | Reivindicamos o ato que fizemos junto aos companheiros da chapa “Uma flor nasceu na rua!” como um exemplo, portanto, de luta contra o machismo e contra os estudantes de direita no curso. É preciso ver que medidas incisivas devem ser tomadas frente a violências contra as mulheres (...)

HONDURAS | CAMPANHA LATINOAMERICANA PELO DIREITO AO ABORTO | TERRABUSI

Saiu o novo Jornal Pão e Rosas!

28 Sep 2009 | Há quase três meses se deu o golpe em Honduras e na última semana ganhou ainda mais peso a repressão ao povo hondurenho que segue resistindo bravamente. Com uma economia extremamente dependente do imperialismo dos Estados Unidos e aparecendo como o terceiro país mais pobre da (...)

GRANDE BLOCO DO PÃO E ROSAS NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Que os capitalistas paguem sua crise!

10 Mar 2009 | As companheiras do grupo de mulheres Pão e Rosas, impulsionado pela LER-QI e independentes, fizeram ouvir suas vozes nesse 8 de março como parte do ato da Conlutas, através de uma convocatória unitária que dizia que os capitalistas devem pagar a sua crise. Trabalhadoras, (...)