Quinta 28 de Março de 2024

redação do site Palavra Operária





TODAS AS PUBLICAÇÕES

PROFESSORES

Mobilizações por todo o interior de SP

21 Mar 2015 | Na última semana, a aula foi na rua em diversas cidades do interior de SP

Rio de Janeiro

Garis do Rio sofrem ameaças da prefeitura para desgastar a greve

19 Mar 2015 | O sétimo dia de greve dos garis foi marcado por mais ataques ao direito de greve e ameaças de multa e punição como forma de disciplinar a categoria

Greve dos Garis do RJ

Prefeitura arrisca vidas contra a greve dos garis

17 Mar 2015 | Aprofunda a política de ataque ao direito de greve do prefeito Eduardo Paes (PMDB) e da Comlurb e arriscam vidas de pessoas contratadas sem treinamento, segurança e EPIS (Equipamento de Proteção Individual).

Diretores do Sintusp são perseguidos por lutar ao lado das trabalhadoras terceirizadas

11 Mar 2015 | Sintusp luta lado a lado com trabalhadores terceirizados contra a precarização do trabalho, por igual direito e igual salário.

Dia Internacional das Mulheres

No RJ, mulheres pelo direito ao aborto legal, seguro e gratuito

10 Mar 2015 |

Nova publicação traz texto inédito de Trotsky sobre a luta das mulheres

26 Feb 2015 | Neste 8 de março virá a público a compilação de textos "Trotsky e a luta das mulheres" da Centelha Cultural em parceria com as Edições ISKRA

Debate na Conlutas

"Precisamos organizar desde já a luta contra os ajustes"

02 Dec 2014 | Movimento Nossa Classe defende a encontros de trabalhadores de base desde o início do ano, mas direção majoritária da central rejeita proposta.

Mumia Abu Jamal fala sobre Ferguson

28 Nov 2014 | Declaração do ativista e jornalista afro-descendente que foi preso e condenado à morte pelo assassinato de um policial nos EUA, injustiça frente à qual se impulsiona uma campanha internacional por sua libertação.

Virgínia fala sobre o ato por Justiça para Marcos Vinícius no dia 19/11

26 Nov 2014 | No último domingo ocorreu o ato por Justiça e Investigação para o caso de Marcos Vinicius, jovem homossexual (19), esfaqueado no Ibirapuera, point LGBT de São Paulo.

UNIVERSIDADE

Dia internacional de combate à violência contra as mulheres na USP

25 Nov 2014 | No dia 25 de novembro, no dia Internacional de Combate a Violência contra as Mulheres, aconteceu o lançamento da campanha "Chega da Violência, por uma USP feminista", e do abaixo assinado com as reivindicações tiradas no II Encontro de Mulheres Estudantes da (...)

ENTREVISTA

Cinema de Pernambuco: Gabriel Mascaro fala sobre seus filmes

17 Nov 2014 | Entrevistamos Gabriel Mascaro, jovem cineasta de Pernambuco, diretor de “um lugar ao Sol” e “Doméstica” e, recentemente, estreou o longa “Ventos de Agosto”.

ÁGUA, AJUSTES E CORRUPÇÃO

Marcelo (Pablito): “Os sindicatos de esquerda precisam se unir para lutar”

16 Nov 2014 | 1º Encontro Nacional do Movimento Nossa classe chama a conformação de um encontro de sindicatos e oposições que se coloque na linha de frente da mobilização dos trabalhadores para resistir aos planos de ajustes, defender de uma saída de fundo para a crise da água e combater a (...)

Virginia fala sobre a defesa de trabalhadora trans em fábrica ocupada por trabalhadores na Argentina

16 Nov 2014 | "Essa experiência é um grande exemplo pois descobre uma verdadeira maneira de garantir na vida real o respeito e à permanência no trabalho".

ABSURDO

Não ao aumento da tarifa de água!

15 Nov 2014 | Na sexta-feira (14) o governo anunciou que o reajuste da água vai ser maior que 5,4%. Agora que passaram as eleições, como se já não bastasse o sofrimento da população com a falta de água, agora Alckmin que paguemos a conta pela crise que eles geraram com os enormes lucros que foram (...)

ENTREVISTA

Carteiro pede apoio da população à greve dos correios

14 Nov 2014 | O site Palavra Operária entrevistou um carteiro em greve, que preferiu não se identificar para não sofrer retaliação por parte da empresa.

Diana Assunção: "Já são mais de 950 mulheres na fila do papanicolau"

31 Oct 2014 | Neste mês de novembro será organizado o V Encontro das Mulheres Trabalhadoras da USP, organizado pela Secretaria de Mulheres do Sintusp. Uma das campanhas que a Secretaria vem levando adiante este ano diz respeito ao exame do (...)

Silvana fala sobre onda de preconceito contra nordestinos nas redes sociais

29 Oct 2014 | "Se enganam aqueles que acreditam que Dilma representa os nordestinos. O PT governa para a mesma elite racista e discriminadora que os tucanos representam. É por isso que eu votei nulo e defendo que os trabalhadores se organizem de forma independente dos governos e dos (...)

Repressão em Lear na Argentina

Nicolás del Caño denunciou a Polícia Nacional e a Justiça

28 Oct 2014 | Na manhã do dia 27 de outubro o deputado nacional Nicolás del Caño (PTS/FIT) junto aos advogados Myriam Bregman e Matías Aufieri denunciaram a Polícia Nacional Argentina e seu responsável Sergio Berni pelos graves atos repressivos da semana anterior, quando essa força desalojou os (...)

Rita Frau comenta propostas de Dillma para o combate à violência contra as mulheres

26 Oct 2014 | Na reta final da campanha eleitoral, pesquisas mostram que Dilma Rouseff (PT) cresceu entre o eleitorado feminino. Dilma tem afirmado que o combate à violência contra a mulher será prioridade em seu governo através do programa Casa da mulher brasileira, caso seja (...)

CRISE DA ÁGUA

Brandão chama todos ao ato contra a falta de água dia 1 no vão do MASP

24 Oct 2014 | Brandão defende ato contra a falta de água na plenária da Conlutas que convocou manifestação para o dia 01/11 (sábado), às 15hs, no vão do MASP, na Avenida Paulista.

Professores e estudantes em defesa da água e da saúde dos trabalhadores

23 Oct 2014 | Na manhã dessa quinta, dia 26, ocorreu um ato no Terminal Ouro Verde em defesa da água em Campinas. Organizado pelo Movimento Professores Pela Base e contando com o apoio e participação do Centro Acadêmico de Ciências Humanas(CACH) da Unicamp, professores da região e estudantes (...)

"França", do metrô: “Nem Aécio nem Dilma podem responder a crise dos transportes”

23 Oct 2014 | “Devemos retomar as manifestações de junho, elas conseguiram derrubar o aumento das tarifas nos principais Estados e mostraram que nem PT nem PSDB, nem Aécio nem Dilma, podem oferecer uma resposta à crise dos transportes, que atacam os trabalhadores e destina à população e à (...)

Mobilização massiva no México

23 Oct 2014 | Mais de 100 mil saíram às ruas no México no Dia de Ação Global para Ayotzinapa, estremecendo o país a partir das bases, exigindo a aparição dos 43 normalistas desaparecidos.

Danilo Magrão, professor da rede pública, comenta as propostas para educação de Dilma e Aécio

22 Oct 2014 | Quem realmente se importa com a educação pública brasileira se surpreendeu com o debate eleitoral dos últimos dias. PT e PSDB parecem ter descoberto a fórmula mágica para a assustadora condição educacional brasileira, após anos de descaso e (...)

Grande ato relança campanha pela reintegração de Brandão

17 Oct 2014 | No dia 16 de outubro cerca de 300 trabalhadores da USP se reuniram para relançar a campanha pela reintegração do companheiro Claudionor Brandão. O ato contou com uma ampla mesa de juristas, professores e intelectuais

Mais publicações:
  • 1
  • 2