Terça 16 de Abril de 2024

música

Elis Regina: 70 anos da “pimentinha”

18 Mar 2015 | Elis Regina foi a dona de uma voz sem a qual não se escreve a história da música brasileira. Nesta semana, Elis Regina completaria 70 anos. Ela nos deixou, tragicamente, em 1982, com apenas 36 anos de idade.

70 anos de Bob Marley

13 Mar 2015 | Bob Marley, maior símbolo do Reggae e um dos músicos mais célebres do século XX, dispensa apresentações. Não há quem não tenha ouvido alguma de suas músicas.

Aos vinte anos de Pieces of You, de Jewel

25 Feb 2015 | Há vinte anos atrás uma jovem do remoto estado americano do Alasca, de apenas 20 anos, com o exótico nome de Jewel (jóia, em inglês) lançava seu álbum de estreia, “Pieces of You”.

Arte e internacionalismo

21 Feb 2015 | A própria confusão existente entre a contribuição dos componentes contraculturais assumidos, em parte, por militantes trotskistas nos anos setenta e os esquemas comerciais da indústria fonográfica, mostra que a memória do trotskismo em seu âmbito cultural deve ser não apenas (...)

O que Eduardo nos ensina?

17 Feb 2015 | A Fantástica Fábrica de Cadáver” não deixa nada a desejar e Eduardo Taddeo manteve o nível questionador e duro das suas letras.

A artista criada na fábrica e o relato de uma geração

16 Feb 2015 | Patti Smith nasceu em 1946, em Chicago. Conhecida como a precursora do movimento punk foi criada em abrigos operários até sua partida para Nova York atrás do sonho de ser artista.

O som da militância: canção, marxismo e outras transas

15 Feb 2015 | O marxismo não é uma camisa de força, mas uma concepção filosófica que permite a eles entender que a música não pode se salvar sozinha, isto é, fora de um projeto político revolucionário. A inalienável liberdade do músico que desconhece restrições de fronteira nacional existe dentro da (...)

Após dez anos, Sleater-Kinney lança "No cities to love"

07 Feb 2015 | Dez anos depois, Sleater-Kinney está de volta, mostrando que sua música ainda tem um chão a percorrer. Em “No cities to love”, o oitavo disco da banda, elas mostram que seu ódio pelo estado de coisas dessa sociedade patriarcal, machista e capitalista não se (...)

Pablo: "Porque homem não chora" ou a culpabilização, sofrimento e morte das mulheres.

12 Jan 2015 | Segundo o site oficial do cantor, Pablo é conhecido como a "A voz romântica" e o "Rei da Sofrência". Com treze anos de carreira, 10 CDs e 4 DVDs é um cantor de sucesso no mercado musical com milhões de CDs vendidos e mais de 20 shows por mês. No ano passado lançou seu segundo CD (...)

Deadfish: Há Dez anos de “Zero e Um” segue o chamado a Urgência de estar vivo!

23 Dec 2014 | Seja pela atualidade da mensagem ou por sua presença ainda marcante, não parece que se completam 10 anos de “Zero e Um”, dos Capixabas do Deadfish.

London Calling – 35 anos do melhor do punk

16 Dec 2014 | Quando a febre do punk rock inglês começa chegar a um ponto limite, após seu auge em 1977, uma de suas principais bandas, The Clash, provou que sua música era mais profunda e consistente que uma mera moda feita para dar uma “vazão controlada” à rebeldia juvenil em forma de um nicho (...)

O caminho escolhido pelo Racionais MCs em 12 anos de hiato

16 Dec 2014 | Desde 2002 deixando um grande público a esperar, finalmente o Racionais MCs lançou seu novo álbum de estúdio no dia 25 de novembro. Certamente esse trabalho não era somente aguardado pelos fãs do grupo ou do Rap em geral, mas por quem esperava ver e ouvir nas composições de Mano (...)

Kurt Cobain, poeta de um mundo caduco

07 Dec 2014 | Há vinte anos Kurt Cobain encerrava sua vida com um tiro. Sua música permanece como o testemunho e o grito contra um mundo de miséria e sofrimento, a poesia de uma época de dor.

Resenha sobre Convoque seu Buda, de Criolo

16 Nov 2014 | Na noite de segunda-feira, dia 3 de Novembro, sem alarde ou aviso prévio, Criolo lançou seu terceiro disco de estúdio, Convoque seu Buda, e finalmente acalmou os ânimos daqueles que esperavam por isso há um bom tempo, desde o estouro do Nó na orelha de (...)

O movimento Manguebeat e os vinte anos de “Da lama ao caos”

16 Nov 2014 | Há vinte anos era lançado o álbum "Da lama ao caos", de Chico Science e Nação Zumbi, um marco no movimento Manguebeat e na música brasileira.