Sexta 19 de Abril de 2024

Virginia Guitzel





TODAS AS PUBLICAÇÕES

BEIJO LÉSBICO NA NOVELA

Mais um beijo gay, mais uma enxurrada de homofobia

23 Mar 2015 | O beijo entre duas senhoras na novela Babilônia gerou muita repercussão. Porque a visibilidade lésbicas, contrária a heteronormatividade, assusta tanto os setores conservadores?

Rumo ao I Encontro Nacional de Homens Trans:

Colocar de pé um movimento de milhares para arrancar nossos direitos

20 Feb 2015 | Nessa sexta, sábado e domingo acontecerá na USP o I Encontro Nacional de Homens Trans.

A transfobia nas escolas

20 Feb 2015 | O artigo de Wellington Soares na revista Nova Escola nos traz a visibilidade de uma pauta tão importante como é a necessidade de se discutir gênero e sexualidade nas escolas.

Eduardo Cunha e a Câmara dos Bons costumes da Ditadura

13 Feb 2015 | Ameaçado pelas investigações do Lava Jato não perde tempo para atacar os LGBT que conquistaram ano passado o reconhecimento da união estável, aprovando uma comissão especial para acelerar a tramitação de um projeto que reconhecerá família apenas por casais heterossexuais, que (...)

ACAMPAMENTO NACIONAL DA JUVENTUDE ÀS RUAS

Pão e Rosas também é sobre lésbicas, gays e mineiros

10 Feb 2015 | A aproximação da LGSM ao movimento de trabalhadores está verdadeiramente retratada no filme através da profunda relação entre o movimento LGBT e o movimento de mulheres. São as esposas, filhas, avós, mães e irmãs dos mineiros que organizadas em uma Comissão de apoio abriu a (...)

Direitos LGBT

Nome social e Transcidadania, avanços e limites

04 Feb 2015 | Além disso, nós gostaríamos de refletir mais profundamente a relação entre essas medidas localizadas e o problema dos LGBTs no Brasil de conjunto: porque essas medidas seguem sendo parciais enquanto a homofobia e a transfobia continua (...)

Dia da visibilidade trans: não nos calamos, gritamos!

30 Jan 2015 | Reflexão de Virgínia Guitzel, militante da Ler-qi, da Agrupação Pão e Rosas e integrante da equipe editorial do Palavra Operária, sobre o Dia Internacional da Visibilidade Trans

Mobilizar até vencer como fizeram os operários do ABC

24 Jan 2015 | 2015 começou comprovando que o país não é mais o mesmo. Seja pela politização, seja pelos ataques dos governos do PT e PSDB, mas principalmente pela disposição demonstrada na importante luta dos operários da Volkswagen que há 9 anos não entravam em greve. Com ajustes importantes que (...)

Carta Aberta à Leelah Alcorn

10 Jan 2015 | Leelah Alcorn , trans, 17 anos se suicidou no dia 29 de dezembro em Ohio nos Estados Unidos. Ela se soma aos 50% de pessoas trans nos Estados Unidos que cometeram ou tentaram se suicidar antes dos 20 anos.

Marcos Vinicius, presente! Basta de vítimas de homofobia e transfobia!

18 Nov 2014 | Nos jornais e nas redes sociais, pelo menos mais três assassinatos homofóbicos foram divulgados neste domingo (16).

Mobilizemos contra a homofobia e o machismo

17 Oct 2014 | Passado o primeiro turno das eleições para presidente, uma certeza se generaliza aos LGBT, mulheres e negros: nossos direitos elementares novamente seguem relegados aos interesses das bancadas fundamentalistas e setores conservadores. Enquanto cada dia surge um novo caso (...)

Basta de assassinatos, violência e mutilações aos LGBT!

Investigação e Justiça para João Donati já!

12 Sep 2014 | Tragicamente, nesta quarta-feira 10 de Setembro, mais um homossexual é brutalmente assassinado. João Antônio Donati, jovem trabalhador, 18, de Goiás, foi encontrado num terreno baldio com hematomas nos olhos e no nariz, a boca estava cheia de papeis e (...)

POLÊMICA SOBRE MOTINS POLICIAIS

Os motins policiais na Bahia e a política da esquerda brasileira

24 Apr 2014 | Diante dos motins policiais, principalmente na Bahia, a esquerda brasileira mais uma vez dedica esforços, jornais e forças para defender os policiais militares, policias civis e bombeiros (também militares) como “trabalhadores da segurança” ou “servidores públicos”, comparando (...)

PÃO E ROSAS

200 mulheres se reúnem na plenária nacional do grupo de mulheres Pão e Rosas

21 Aug 2013 | No dia 10 de Agosto, 200 mulheres decidiram os primeiros passos para a construção de um forte movimento de mulheres que possa atropelar a burocracia sindical e acadêmica, derrotar os patrões e os governos para conquistar nossos (...)

OPRESSÕES

No vai-e-vem da Cura Gay não deixaremos passar mais nenhum ataque às mulheres e LGBTTI´s

04 Jul 2013 | Com a mobilização das ruas conseguimos barrar o projeto conhecido como "Cura Gay". Mas não podemos nos enganar de que a Bancada Evangélica, a Igreja Católica com a vinda do papa ao RJ, dão um passo atrás para voltar a atacar. O governo Dilma é conivente com a opressão do LGBTTIs, (...)

II Congresso da Anel

Comecemos a construir o congresso da ANEL para lutar contra a repressão ao movimento estudantil, aos movimentos sociais e por nossos direitos!

06 Apr 2013 | Este congresso pode e deve dar passos claros para organizar e nacionalizar a luta pela extinção dos processos aos 72 da USP, lutar contra a repressão e assassinatos aos lutadores no campo, os trabalhadores presos nas obras do PAC, a repressão sofrida por professores por (...)