Sábado 20 de Abril de 2024

Vinícius Pena





TODAS AS PUBLICAÇÕES

NOVAS GREVES DE JIRAU E SANTO ANTÔNIO:

Um pouco mais do novo

18 Apr 2012 | Repetindo as experiências do ano anterior, os trabalhadores de Jirau resolveram cruzar mais uma vez os braços e estão com as obras paradas desde o dia 12 de março sendo seguidos pelos trabalhadores de Santo Antônio que pararam desde o dia 20 desse mesmo (...)

PRIVATIZAÇÃO NAS NUVENS

Dilma privatiza os três principais aeroportos do país

29 Feb 2012 | O segundo ano de mandado de Dilma como sucessora do legado do discurso de Brasil que avança gradualmente para beneficiar a todos, começou dando mostras de seus investimentos estão a serviço de avançar os lucros de grandes conglomerados internacionais. No dia 6 de fevereiro se (...)

A QUEDA DE NELSON JOBIM

Sob a aparente normalidade do governo, abalos, instabilidades e crescentes elementos de crise!

11 Aug 2011 | Você pede demissão ou eu terei de demiti-lo”. Foi com essas palavras que Dilma fez cair mais um ministro em apenas oito meses de governo. Agora foi o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, que já vinha desgastado por conta de suas declarações, nas quais afirmou ter votado em Serra em (...)

NACIONAL

Emerge mais uma ponta do iceberg: O governo Dilma, o PR e o mais recente caso de corrupção do Ministério dos Transportes.

01 Aug 2011 | O governo ainda sentia os abalos do escândalo de enriquecimento direto do seu ex-ministro da Casa Civil e braço forte do governo, Palocci, quando em menos de um mês sai da penumbra outro esquema de corrupção envolvendo mais um ministério, desta vez o dos (...)

A PRIVATIZAÇÃO NAS ALTURAS:

Dilma entrega aeroportos para os lucros dos grandes capitalistas

08 Jun 2011 | No dia 31/05 a presidente Dilma Roussef anunciou que entregará a iniciativa privada a administração dos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF), sob justificativa de que a estatal Infraero não vem sendo eficiente na operação aeroportuária e que para melhorar a (...)

RESENHA

Escrevamos a história junto com os terceirizados em luta!

24 Apr 2011 | E de repente, a classe operária que se buscou apagar das aulas e dos livros de história estava de pé, organizada, lutando... já não podemos mais ignorá-la!

REVOLTA DOS OPERÁRIOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

O levante dos super-explorados trás a tona as bases débeis do “lulismo” de Dilma

30 Mar 2011 | Poucos dias depois, os muitos discursos de promessa presente de “país do futuro” e as pequenas concessões que os acompanham, sejam na voz da “vassala” Dilma, sejam na do “suserano” Obama , não foram suficiente para conter a revolta de milhares de operário que trabalham nas obras do (...)

Salário Mínimo

O mínimo para o salário mínimo e a continuidade da precarização da vida no governo Dilma

25 Feb 2011 | Desde seu início a governo Dilma dá provas de que vai continuar e acentuar a precarização do trabalho, marca do governo Lula. Enquanto destina um aumento de 30 reais para os trabalhadores, esses vêm seu ritmo de trabalho aumentar, ao mesmo tempo em que seus salários reduzem-se (...)

NACIONAL

Enchentes e deslizamentos: o capitalismo e seus governos tucanos e petistas matam!

05 Feb 2011 | Se o crescimento econômico ainda esconde problemas estruturais do Brasil, as reincidentes enchentes e deslizamentos de começo de ano que atingiram diversos estados como Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro e resultaram em milhares de vítimas, escancaram a (...)

CINEMA

Tropa de Elite 2: O inimigo agora é outro, mas a elevação do BOPE como herói nacional continua a mesma!

23 Oct 2010 | Estreou na última semana, em meio às eleições presidenciais, a esperada seqüência do filme “Tropa de Elite 2”. Com cerca de 1,25 milhão de espectadores em quatro dias, já é o quarto longa de melhor abertura entre todos os filmes já exibidos em telas (...)

APÓS 8 ANOS DE LULISMO

A realidade dos “Grandes avanços sociais” do Governo Lula: a precarização para os trabalhadores e os grandes lucros para os capitalistas

19 Sep 2010 | O contraste entre o crescimento econômico e a real condição de vida da população, em dados também recentes do IBGE e do IPEA, não tem espaço na demagogia do governo, mas são fundamentais para o entendimento do real alcance das políticas sociais, das contradições em que se sustenta o (...)

DEBATE

Ficha Limpa: Um pouco de tinta para tentar esconder as fichas sujas das instituições burguesas

26 Jul 2010 | No dia 4 de julho o presidente Lula sancionou sem vetos a lei de Ficha Limpa, aprovada anteriormente pelo Senado e pelo Congresso. A lei que surgiu da iniciativa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), com mais de um milhão de assinaturas de apoio em petição pela (...)

ENCHENTES EM ALAGOAS E PERNAMBUCO

Tragédia no nordeste: os coronéis aliados de Lula e de Serra culpam as chuvas por mais uma tragédia anunciada!

01 Jul 2010 | Ainda são visíveis as marcas, o sofrimento e os estragos deixados pelas ultimas fortes chuvas de poucos meses atrás na Cidade do Rio de Janeiro e em Niterói. As catástrofes naturalmente capitalistas devastam mais rápido que a cicatrização das feridas por elas abertas. Depois de (...)

COPA DO MUNDO

Copa na África do Sul: um prólogo das medidas repressivas para o Brasil

19 Jun 2010 | O prelúdio das ofensivas reacionárias que se viu e se vê na África do Sul para a realização da Copa do Mundo, já são uma realidade no Rio de Janeiro e tendem a se acentuar e a se estender para outras cidades do Brasil.

CHUVAS E A REPETIÇÃO DE MAIS TRAGÉDIAS ANUNCIADAS!

Chuva e mortes em Angra dos Reis e diversas regiões do país. Tragédias inevitáveis?

07 Jan 2010 | “A festa da integração”, “O réveillon da pacificação”, eram essas as manchetes exaltantes do jornal O Globo no primeiro dia do ano ao descrever o réveillon carioca, porém, juntamente com as imagens das festas de final de ano, destacaram-se as imagens trágicas dos alagamentos e (...)

RIO DE JANEIRO

A paz não brota da fome, da polícia e do capitalismo com suas misérias e horrores.

07 Nov 2009 | As intervenções policiais nos morros e os tiroteios diários com traficantes que terminam com vítimas em sua grande maioria ditas “suspeitas” e civis provenientes das balas perdidas do confronto entre policiais e traficantes, têm perturbado o já violento cotidiano do carioca, (...)

O OUTRO LADO DA VIOLÊNCIA NO RIO

Da queda do helicóptero aos corpos negros caídos no chão

22 Oct 2009 |