Quarta 24 de Abril de 2024

Todo apoio a luta dos trabalhadores da limpeza da USP

TERCEIRIZAÇÃO

Grande luta dos terceirizados da USP: A “insurreição das vassouras” varre a sujeira do fim da história

27 Jul 2011 | Tão grande quanto o número de lições a se tirar da luta das terceirizadas(os) da empresa União, na USP, foi a surpresa da burocracia acadêmica e do governo frente ao que a “insurreição das vassouras”, como um estudante nomeou o processo, imprimiu nos corações e mentes de muitos dentro (...)

Lançamento do livro "A precarização tem rosto de mulher" nessa quarta na PUC-SP

31 May 2011 | Debate com Diana Assunção(Diretora do Sintusp, dirigente da LER-QI e organizadora do livro), Claudia Mazzei Nogueira(Professora da UFSC), Maria Beatriz Costa Abramides(Apresentadora do livro), Silvana de Souza( ex-trabalhadora terceirizada da Dima(USP)), Glória (...)

UNESP DE MARÍLIA

Cerca de 100 estudantes no lançamento do livro “A precarização tem rosto de mulher”

29 May 2011 | Na ultima terça feira dia 24 de maio de 2011, foi realizado na UNESP de Marília o lançamento do livro “A precarização tem rosto de mulher: A luta das trabalhadoras e trabalhadores terceirizados da USP.” Organizado por Diana assunção dirigente da LER-QI e diretora do Sintusp, editado (...)

LANÇAMENTO DO LIVRO "A PRECARIZAÇÃO TEM ROSTO DE MULHER" NA UNICAMP

"Este é um livro militante"

20 May 2011 | "É um livro militante, e essa é a grande qualidade desse livro, é a força que ele tem para intervir num processo de precarização do trabalho tão contundente e tão evidente quanto é esse da USP" (Paula Marcelino) – MAIS DE 150 PARTICIPAM DE DEBATE CONTRA A TERCEIRIZAÇÃO NO DIREITO DA (...)

CICLO DE DEBATES "RODAR O RODAS" [DESFORMAS/SINTUSP]

Mais de 150 participam de debate contra a terceirização na Faculdade de Direito da USP

08 May 2011 | Na última quarta-feira, dia 05, realizou-se na sala dos estudantes da Faculdade de Direito da USP (Lgo. São Francisco) um ato/debate contra a precarização do trabalho. Organizado pelo Centro DESFORMAS e pelo SINTUSP, o ato teve como convidados na mesa os professores Jorge Souto (...)

PRIMEIRO DE MAIO

Bloco Somos Todos José Ferreira da Silva no 1º de maio da Praça da Sé reúne mais de 300 participantes

02 May 2011 | O Bloco Somos Todos José Ferreira fez o seu papel nesse primeiro de maio, com uma enorme combatividade, vivacidade e politização. Nós da LER-QI nos somamos ao chamado dos terceirizados, assim como o Sintusp e o Comitê de Luta Contra a Terceirização e pela Efetivação dos (...)

DEPOIMENTOS

Falam as trabalhadoras da União

29 Apr 2011 |

MOVIMENTO OPERÁRIO

Por uma real coordenação da luta dos terceirizados

29 Apr 2011 |

MOVIMENTO OPERÁRIO

A grande luta dos terceirizados da USP e um novo momento na batalha pela efetivação

29 Apr 2011 | Ninguém esperava, muito menos a Reitoria, que do “subsolo” da Universidade de São Paulo emergeria uma das mais combativas lutas dos últimos anos: foram os trabalhadores e trabalhadoras terceirizadas da limpeza que tomaram conta das capas de jornais e fizeram a Reitoria (...)

CICLO DE DEBATES USP DE PÉ

CICLO DE DEBATES USP DE PÉ: Rodar o Rodas!

25 Apr 2011 | Painel de debates organizado pelo Desforma|Sintusp. Nessa quinta, mesa PRECARIZAÇÃO, DESMONTE, TERCEIRIZAÇÃO com Jorge Grespan(USP), Souto Maior(USP), Ricardo Antunes(Unicamp), Diana Assunção(Sintusp) e Glória Oliveira(trabalhadora terceirizada ). Nessa quinta, 19:00, no Largo São (...)

TRABALHADORAS E TRABALHADORES TERCEIRIZADOS USP

CARTA AOS ESTUDANTES DA USP

25 Apr 2011 | Nós, trabalhadoras e trabalhadores terceirizados da empresa UNIÃO, que presta serviços de limpeza em dezenas de unidades da Universidade de São Paulo, viemos por meio desta carta agradecer a todos os estudantes que se sensibilizaram com a nossa luta e com as condições de (...)

DECLARAÇÃO DO GRUPO DE MULHERES PÃO E ROSAS

Em defesa das que lutam

24 Apr 2011 | A opressão à mulher, assim como o racismo e a homofobia, não são mero sadismo, servem como mecanismos extremamente competentes para manterem calados, pela força ou pelo medo, os setores mais oprimidos da sociedade, quando estes apresentem o ímpeto humano de reivindicar o direito a (...)

REITORIA DA USP PAGA OS SALÁRIOS ATRASADOS!

Uma primeira conquista na batalha estratégica pela efetivação dos terceirizados da USP

24 Apr 2011 | Após 12 dias em greve, os trabalhadores e trabalhadoras terceirizadas da empresa UNIÃO, que presta serviços para a Universidade de São Paulo, conseguiram arrancar o pagamento dos salários do mês de março, mantendo sua greve até a próxima semana para garantir o pagamento de todos os (...)

CRÔNICA

A insurreição das vassouras!

24 Apr 2011 | “A luta é dura, companheiro”. É com esta constatação que uma trabalhadora anuncia ao estudante mais um dia no piquete das trabalhadoras e trabalhadores terceirizados da Empresa União, bloqueando mais uma vez a entrada da surda e muda- porém, implacável- (...)

RESENHA

Escrevamos a história junto com os terceirizados em luta!

24 Apr 2011 | E de repente, a classe operária que se buscou apagar das aulas e dos livros de história estava de pé, organizada, lutando... já não podemos mais ignorá-la!

SOBRE A LUTA DAS TRABALHADORAS E TRABALHADORES TERCEIRIZADOS DA UNIÃO

Entrevista com Pablito, diretor do Sintusp e dirigente da LER-QI

20 Apr 2011 | Veja entrevista com Pablito, diretor do Sintusp e dirigente da LER-QI sobre a luta das trabalhadoras e trabalhadores terceirizados da UNIÃO na Universidade de São Paulo. Entrevista feita em 18/04.

JURISTAS, ADVOGADOS E PROFESSORES SE MANIFESTAM CONTRA A TERCEIRIZAÇÃO

Manifesto contra a terceirização e pela efetivação dos terceirizados

19 Apr 2011 | Juristas, advogados e professores se manifestam contra a terceirização do trabalho, exigindo a efetivação de todos os trabalhadores e trabalhadoras terceirizados.

CRÔNICA

A insurreição das mulheres invisíveis

18 Apr 2011 | Greve: substantivo feminino. Hoje, na USP, de sujeito feminino. Sim, a greve tem rosto de mulher, negro, mulher negra. O apoio, aliança revolucionária, vem da jovem e do jovem, e eles são brancos. Essa brancura do estudante sabemos daonde (...)

Moção de apoio dos Representates de Escola da Apeoesp Zona Norte

15 Apr 2011 | Exigimos que a USP realize imediatamente o pagamento dos salarios e demais direitos dos trabalhadores da UNIAO.

Sobre a mobilização dos terceirizados da USP

14 Apr 2011 | Estamos vivendo na USP durante estes dias uma mostra de força da mobilização dos trabalhadores terceirizados da limpeza na USP. Quando fui operador de telemarketing de uma empresa do ramo senti na pele o mesmo descaso que sofreram estes trabalhadores da limpeza por parte da (...)

AS “RELAÇÕES PERIGOSAS” DA IMPRENSA BURGUESA COM A LUTA DE CLASSES

Moralismo criticista e crítica moralizante

14 Apr 2011 | Parafraseando Saint-Simon, a cada capacidade segundo suas obras. Vemos que a inspiração continua a mesma. No editorial do jornal “Diário de SP”, pertencente ao conglomerado midiático O Globo, encontramos a expressão literária daquilo que terça-feira nós, estudantes da USP, Unesp e (...)

SOBRE A ALIANÇA OPERÁRIA ESTUDANTIL NA LUTA DA UNIÃO-USP

"Hoje Rodas vai dormir com medo do que aconteceu na Ciências Sociais"

14 Apr 2011 | O conflito aberto de terceirizados contra a Reitoria tem sido um período muito intenso de reflexão e ação política. Desde o começo, nós, estudantes militantes da juventude da LER-QI temos nos impactado com a combatividade e o espírito guerreiro dos trabalhadores terceirizados que - (...)

Apresentação do livro "A precarização tem rosto de mulher" durante a greve das terceirizadas da USP: "Cinco anos depois a história se repete, e se aprofunda. Não começamos do zero"

14 Apr 2011 | Em meio a esta revolta das terceirizadas, as Edições ISKRA e o grupo de mulheres Pão e Rosas publicaram o livro “A precarização tem rosto de mulher” que conta justamente a história de luta das trabalhadoras terceirizadas da USP em (...)

Mais publicações:
  • 1
  • 2