Quarta 24 de Abril de 2024

Thiago Mathias





TODAS AS PUBLICAÇÕES

Alemanha e Rússia: um nó difícil de desatar

02 Mar 2015 | Desde a restauração capitalista na URSS e o fim da cortina de ferro, a relação produtiva da Europa oriental tem se dividido entre a histórica dependência com a Rússia e o avanço do imperialismo, sobretudo o alemão. A Alemanha reunificada transformou seu parque produtivo utilizando a (...)

Thomas Piketty no Roda Viva

Poucas saídas para grandes desigualdades

12 Feb 2015 | O economista Thomas Piketty veio ao Roda Viva da TV Cultura, nesta segunda feira dia 9 fevereiro, numa entrevista marcada pelo pragmatismo conservador da mídia brasileira e os limites de seu reformismo.

A CORÉIA DO NORTE SOB CERCO IMPERIALISTA

É necessário um programa revolucionário pela reunificação das Coréias

12 Mar 2013 | A crise capitalista acelera a disputa interestatal na política internacional. Os EUA, nos últimos três anos vêm recuperando sua economia através de uma política exportadora e de desvalorização do dólar a fim de dar fôlego à sua economia golpeada pela crise de 2008. Esses movimentos (...)

YOANI SÁNCHEZ INICIA CAMPANHA PELA AMÉRICA LATINA

Quem são os amigos de Yoani Sánchez?

26 Feb 2013 | A blogueira Yoani Sánchez, que ganhou fama internacionalmente por ser uma opositora do regime castrista em Cuba, conseguiu pela segunda vez o direito de sair de seu país e inicia uma turnê política a partir do Brasil, onde pretende passar por países da América Latina e Europa com (...)

13, 14 E 15 DE ABRIL – 10º CONGRESSO DOS METROVIÁRIOS – SP

É necessária uma política condizente com a força social dos metroviários

01 Mar 2012 | Desde 2007 o governo federal conseguiu “regulamentar” a lei de greve que na prática obriga que trabalhadores de setores considerados “essenciais” sejam limitados em seu direito de greve. Esta lei visa impedir as paralisações no setor público exigindo um “mínimo” de operação em (...)

TENSÃO NO ORIENTE MÉDIO

Novas ameaças ao Irã

22 Feb 2012 | No fim do mesmo mês, os principais países imperialistas da UE conseguiram aprovar com facilidade o embargo ao petróleo iraniano na cúpula da UE e seus efeitos devem ser vistos até julho, quando vencem todos os atuais contratos do país com o bloco (...)

DIANTE DA APROVAÇÃO DAS REFORMAS NA ASSEMBLÉIA NACIONAL DE CUBA

Concessões pró-capitalistas e o problema da habitação

11 Aug 2011 | No último mês de julho, a Assembléia Nacional de Cuba aprovou algumas das medidas do “Projeto de Diretrizes da Política Econômica e Social” votadas no último Congresso do Partido Comunista de Cuba.

DIANTE DA QUEDA REVOLUCIONÁRIA DE MUBARAK

Abaixo a junta militar do governo e todo o regime ditatorial e pró-imperialista!

12 Feb 2011 | Depois de 18 dias de mobilizações de massas nas principais cidades do Egito e a realização de diversas greves em todo o país, o ditador Hosni Mubarak foi deposto pela força dos trabalhadores e da população egípcia. Veja tambem: – LER-QI participou do ato realizado em solidariedade (...)

A primavera árabe impõe um golpe para os Estados Unidos da América

03 Feb 2011 | A profundidade dos processos revolucionários no Egito e Tunísia mostram que as demais semicolônias árabes podem sofrer de um “contágio” generalizado que se abriu durante a queda do ditador da Tunísia Bem Ali e que agora tem seu epicentro no (...)

É PRECISO DEFENDER AS CONQUISTAS DA REVOLUÇÃO CUBANA E DERRUBAR A BUROCRACIA

Não às 500 mil demissões em Cuba

16 Sep 2010 | O governo cubano e a Central de Trabalhadores de Cuba (CTC) anunciaram esta semana a confirmação da demissão de 500.000 servidores públicos até março de 2011, um ataque histórico da burocracia castrista aos trabalhadores.

CUBA EM MEIO À PRESSÃO IMPERIALISTA E OS ATAQUES DA BUROCRACIA CASTRISTA: UMA POLÊMICA COM A LIT/PSTU

Mais uma luta não dada

12 Aug 2010 |

INTERNACIONAL

Em defesa das conquistas da revolução cubana

23 Apr 2010 | A Revolução Cubana foi a primeira e até agora a única revolução socialista triunfante em nosso continente. A derrota da ditadura de Fulgêncio Batista, a expropriação da burguesia e dos latifundiários, foram um acontecimento extraordinário que inspirou uma geração de lutadores (...)

UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA COM A LIT/PSTU

Qual o programa para Cuba?

10 Apr 2010 | Nas últimas semanas temos visto uma crise política em Cuba que está trazendo grandes contradições para o governo comandado por Raúl Castro. A morte de um preso opositor por greve de fome incentivou a mesma prática por outros dissidentes do regime, desatando um enfrentamento entre (...)

COLÔMBIA

As sete bases da dominação

11 Aug 2009 | Em meio a crise, golpe em honduras, o governo ultra-direitista de Álvaro Uribe da Colômbia está em negociação com Obama para permitir que sete bases colombianas sejam ocupadas e utilizadas pelas forças armadas norte-americanas. O sucesso deste plano vai significar um aumento da (...)

EM MEIO ÀS PRESSÕES RESTAURACIONISTAS EM CUBA

As “portas abertas” da OEA

24 Jun 2009 | Foi aprovada no dia 06 de Junho a suspensão do veto a Cuba. Tanto Chávez e Morales quanto Fidel Castro, apesar de ter se negado a aceitá-la festejam a votação como uma “grande vitória” dos países latino-americanos contra o imperialismo. É preciso ver que essa medida não contraria os (...)

VENEZUELA

graus na diplomacia chavista

03 Jun 2009 |

ARGENTINA

O movimento operário argentino se reorganiza

07 Mar 2009 | A resistência operária às políticas neoliberais durante a crise de 2001 e também dos anos 90 trouxe uma acumulação de experiências de luta de classes e organização da classe operária argentina em ação-direta que é uma vantagem que deve ser aproveitada pelos trabalhadores argentinos neste (...)

PARA SABER MAIS

Conheça os homens da Barack Obama

15 Nov 2008 |

TELEMARKETING

Organizar os trabalhadores do telemarketing para lutar contra a super-exploração!

16 Feb 2008 | É praticamente impossível de se pensar o cotidiano de grande parte da população das grandes cidades sem o atendimento via telefone ou internet de serviços financeiros, vendas, telefonia móvel, internet, assistência técnica, seguros, hospitalares, transporte... Todas são dependentes (...)