Quarta 24 de Abril de 2024

Nacional

NOTA DO NÚCLEO DE DIREITOS HUMANOS

Sobre a tragédia em Santa Catarina

29 Nov 2008   |   comentários

Já passa de 100 o número de mortos e quase 100 mil desabrigados em decorrência das fortes chuvas e desabamentos que atingiram o Estado de Santa Catarina. Os moradores da região, principalmente os trabalhadores e pobres, estão sofrendo ainda mais com a falta de alimentos, água potável e medicamentos. Muitos, sem outra opção, estão realizando saques em supermercados e lojas, como aconteceu em Itajaí. O governo do Estado ao invés de colocar toda sua estrutura para auxiliar a população com remédios e alimentos, tem se preocupado mais em reforçar o policiamento e a repressão contra a população faminta que desesperadamente realiza os saques. Segundo notícia veiculada no Jornal Folha de S. Paulo: “A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu nesta quarta-feira 20 pessoas suspeitas de saquearem um supermercado no município de Itajaí, um dos mais atingidos pelos recentes temporais que atingem o Estado” .

O governo Federal prometeu uma ajuda que poderia chegar a 1 bilhão de reais. Esta cifra representa apenas 1% do dinheiro que Lula, seus ministros e o Congresso liberaram há poucos dias para salvar “meia dúzia” de banqueiros falidos. Também devemos lembrar ainda que o valor da ajuda aos moradores da região atingida é irrisório perto dos mais de 400 bilhões (retirado dos tributos que pagamos) que o governo reserva anualmente para o pagamento dos juros e amortizações da dívida externa e interna Essa é matemática do governo: Grandes fortunas para os ricos e migalhas para os milhões de trabalhadores e pobres vítimas de tragédias.

A política repressiva do governador de Santa Catarina contra a população pobre e apatia do governo Federal são atentados claros contra os mais elementares princípios e garantias dos Direitos Humanos.

Nós, do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos nos solidarizamos com a população de Santa Catarina e chamamos a todos as organizações de Direitos Humanos, sindicatos e entidades estudantis e operárias para organizar uma campanha de ajuda ao povo catarinense. Devemos também repudiar a política de repressão à população e exigir a imediata libertação de todos os moradores que foram presos.

O Núcleo de Direitos Humanos é formado por militantes da LER-QI, Movimento A Plenos Pulmões e independentes.

Artigos relacionados: Nacional , Direitos Humanos









  • Não há comentários para este artigo