Sábado 20 de Abril de 2024

Simone Ishibashi





TODAS AS PUBLICAÇÕES

ESQUERDA

O PCB, seu bolivarianismo e seu chamado envergonhado a votar em Dilma : para além da miséria da política e da política da miséria

10 Nov 2010 | A partir destes elementos iniciais colocados por Marx, Lênin e Trotsky abriremos a polemica com o PCB (Partido Comunista Brasileiro). Inicialmente tomaremos para análise o “Programa do PCB para as eleições de 2010”, que consta no site do partido. Adiantaremos ao leitor que o (...)

SURTO DE CÓLERA NO HAITI

Mais um capítulo criminoso da política de ocupação

09 Nov 2010 | O Haiti encontra-se imerso em meio ao agravamento de fome, miséria e sofrimentos inauditos para a população. Em semanas o país se viu sendo assolado pelo pior surto de cólera. Desde meados de outubro cerca de 583 pessoas morreram, enquanto estima-se que cerca de 7 mil pessoas (...)

DEBATE

LIT e seu programa frente as 500 mil demissões em Cuba:Novamente enterrando em vida as conquistas remanescentes da revolução

01 Nov 2010 | Como não poderia deixar de ser, após insistir neste erro sobre a apreciação do caráter do Estado cubano hoje, que deveria partir necessariamente de uma justa compreensão sobre em que ponto estaria o processo de tentativa de acelerar os ataques por parte da burocracia governante, (...)

ATO EM HOMENAGEM A LEON TROTSKY

"O legado do trotskismo e as tarefas dos revolucionários frente a uma crise histórica do capitalismo"

27 Sep 2010 | Estamos diante de uma crise histórica do capitalismo, que está marcando o começo do fim das condições da etapa de restauração burguesa.

CUBA EM MEIO À PRESSÃO IMPERIALISTA E OS ATAQUES DA BUROCRACIA CASTRISTA: UMA POLÊMICA COM A LIT/PSTU

Mais uma luta não dada

12 Aug 2010 |

GREVE DA USP

Sobre greve, tanques e chineses de ontem e hoje

05 Jul 2010 | O pano de fundo, e é isso o objetivo perseguido tanto pelo tucanato como pelo ‘ex-grevista’ Lula que defendeu abertamente o corte de ponto, é a necessidade de atacar o direito de greve, sobretudo do funcionalismo público, consenso entre todas as frações da burguesia brasileira. (...)

INTERNACIONAL

As motivações e contradições do Acordo Brasil-Turquia-Irã

10 Jun 2010 | “Lula salta para a primeira divisão da diplomacia mundial”, era o título de artigo publicado no jornal alemão Der Spiegel dedicado a analisar o acordo firmado no dia 17 de maio com o Irã, a Turquia e o Brasil.

INTERNACIONAL

Seguimos em defesa das conquistas da revolução cubana!

06 Jun 2010 | O debate sobre a questão cubana continua aberto e é chave para os revolucionários, já que se trata de uns dos poucos bastiões –que ainda que deformado, se mantêm- das conquistas revolucionárias das massas latino-americanas. – HISTÓRICA REUNIÃO COM A IGREJA CATÓLICA: RAUL CASTRO COM (...)

INTERNACIONAL

Em defesa das conquistas da revolução cubana

23 Apr 2010 | A Revolução Cubana foi a primeira e até agora a única revolução socialista triunfante em nosso continente. A derrota da ditadura de Fulgêncio Batista, a expropriação da burguesia e dos latifundiários, foram um acontecimento extraordinário que inspirou uma geração de lutadores (...)

LULA E A CÚPULA DOS BRICS

Contradições e limites da "cooperação Sul-Sul"

23 Apr 2010 | No dia 16 de abril aconteceu a segunda Cúpula dos BRICs reunindo os presidentes dos países que compõem a sigla (Brasil, Rússia, Índia e China) em Brasília, sucedendo o primeiro encontro ocorrido em 2009 em Ekaterinburgo na (...)

UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA COM A LIT/PSTU

Qual o programa para Cuba?

10 Apr 2010 | Nas últimas semanas temos visto uma crise política em Cuba que está trazendo grandes contradições para o governo comandado por Raúl Castro. A morte de um preso opositor por greve de fome incentivou a mesma prática por outros dissidentes do regime, desatando um enfrentamento entre (...)

FRENTE AO MASSACRE EM XINJIANG

Contra a política do PC chinês de alentar o enfrentamento étnico

08 Jul 2009 | Desde o último domingo, dia 05 de julho, Urumqui a capital da província de Xinjiang na China, a 3000 km a noroeste de Pequim, se transformou no palco do que muitos analistas já caracterizam como o pior enfrentamento entre etnias distintas desde 1955. Repressão policial, estado (...)

Frente à reunião dos BRICs

Retórica, divisão e pressão para melhor negociar com o imperialismo

27 Jun 2009 | Ficou absolutamente claro que apesar de toda discussão de que caberia aos países dos BRICs alavancar a economia mundial frente a crise econômica-imperialista, o que se vê em realidade é que estes apesar de terem mais espaço na situação internacional fruto da crise e da decadência do (...)

Cúpula do G20

Acordos pragmáticos e de pouca substância: crise longe de ser solucionada

07 Apr 2009 | O encontro do G20 ocorrido no dia 02 de abril se deu em meio a grandes expectativas geradas pelo recrudescimento da crise financeira e econômica internacional, e pelo avanço das tensões interestatais. Em relação ao epicentro da crise, os EUA, o encontro foi antecedido pelas (...)

CRISE CAPITALISTA

“Novo” pacote de Obama: dinheiro por lixo

28 Mar 2009 | O pacote anunciado por Obama e seu secretário do tesouro, Timothy Geithner, apesar de todas as tentativas de surgir como algo novo é uma reedição do elaborado no final de 2008 após o estouro da crise nos EUA pelo então secretário do tesouro de Bush, Henry (...)

ENCONTRO ENTRE LULA E OBAMA

Uma liderança regional a serviço do imperialismo

21 Mar 2009 | Visto como interlocutor privilegiado e mais eficaz dos EUA na região graças à sua origem no PT, sua grande popularidade, e sua determinação em garantir os interesses imperialistas e patronais, numa situação em que os aliados mais abertos dos EUA no período anterior como Álvaro (...)

CRISE CAPITALISTA

“Nacionalizações” parciais e salto na crise financeira

07 Mar 2009 | as nacionalizações parciais nada mais são que o estado burguês intervindo para garantir os interesses da classe capitalista à qual servem, adequando sua política ao presente momento determinado pela crise econômica e financeira alimentada nos anos de (...)

ELEIÇÕES EM ISRAEL

Ganha a direita após novos massacres do povo palestino

11 Feb 2009 | As eleições para o novo governo de Israel que aconteceram no dia 10 de fevereiro não tem até o momento um claro vencedor. A tarefa de formação de uma nova coalizão de governo pode recair tanto em Tzipi Livni do Kadima, atual ministra das relações exteriores que esteve na linha de (...)

PALESTINA

Contra o genocídio do estado terrorista de Israel! Nos colocamos ao lado do povo palestino!

03 Jan 2009 | O Estado terrorista de Israel deflagrou a pior ofensiva militar sobre o povo palestino em 40 anos. Desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967, quando o estado de Israel ampliou suas fronteiras ocupando territórios como a Cisjordânia e as Colinas de Golan, não se via uma ofensiva (...)

INTERNACIONAL

Revolta social na Grécia

09 Dec 2008 | No sábado, 6 de dezembro, as ruas das principais cidades gregas, como Atenas, Hania, Creta e Salônica foram tomadas por milhares de manifestantes que protestavam contra o assassinato de Andreas Grigoropulos, de 15 anos, pela polícia. A manifestação apesar de duramente reprimida (...)

MAIS UM CAPÍTULO DA REACIONÁRIA "LIDERANÇA" REGIONAL DE LULA

Crise entre Equador e Brasil

29 Nov 2008 | Nas últimas semanas assistimos ao recrudescimento das tensões entre o governo brasileiro de Lula e do equatoriano de Rafael Correa, por conta as obras de infra-estrutura que a Odebrecht.

TRIUNFO DE OBAMA

A nova tentativa de amenizar a decadência do imperialismo norte-americano

15 Nov 2008 | A arrasadora vitória de Obama nas eleições norte-americanas tem sido definida como um fato histórico ao eleger o primeiro presidente negro dos EUA. O candidato democrata Barack Hussein Obama, superou os índices de votação previstos, com 354 votos dos colégios eleitorais, contra 126 (...)

POLÊMICA COM A ESQUERDA

Quem precisa da polícia?

23 Aug 2008 | A política de assassinato sistemático de jovens, trabalhadores, negros e pobres através da ação policial vem atingindo seus mais altos níveis. Estima-se que a polícia matou só no Rio de Janeiro pelo menos 1.260 pessoas em 2007, e a previsão para o saldo final deste ano já é cerca de (...)

Mais publicações: