Quinta 18 de Abril de 2024

Simone Ishibashi





TODAS AS PUBLICAÇÕES

A um ano da reeleição de Bush: crise no coração do império

30 Nov 2005 | Há um ano Bush fora reeleito para mais um mandato, que deve se encerrar em 2009. Sua vitória significou conjunturalmente um voto favorável de grande parte da população norte-americana, sobretudo um setor reacionário cristão radical junto à pequena-burguesia branca, à ofensiva de (...)

O papel reacionário do imperialismo norte-americano

25 Aug 2005 | No dia 6 de agosto de 1945, às 8h45 da manhã, o céu da cidade de Hiroshima foi cruzado por militares do exército norte-americano a bordo do avião B-29 Enola Gay. Sua missão: lançar sobre a população civil desta cidade do interior do Japão a bomba atômica Litlle Boy, marcando um dos (...)

A política de Chávez e a visão embelezadora do PSOL

20 Jan 2005 | Apesar de existirem tensões entre Chávez e o imperialismo norte-americano, para ter um programa revolucionário para os trabalhadores e as massas venezuelanas, se faz necessário que os marxistas revolucionários se detenham sobre os limites do chavismo, visão contrária as das (...)

Eleições na Palestina

Uma farsa de democracia para desativar a luta do povo palestino

20 Jan 2005 | A vitória de Abbas, chefe da velha guarda de Fatah tido como moderado pelo imperialismo, Israel, e pelos setores radicais do próprio Fatah, foi bem recebida por Bush e por Ariel Sharon.

Eleições no Iraque se transformam em teste ácido para o imperialismo

20 Jan 2005 | A menos de duas semanas das eleições, a crise aberta no Iraque se intensifica. Os planos do imperialismo norte-americano, e do governo fantoche de Allawi, de realizar as eleições para conseguir alguma legitimidade frente às massas iraquianas têm sido cada vez mais questionados (...)

À beira das eleições, os EUA seguem entre o pântano no Iraque e uma possível crise interna

10 Oct 2004 | A disputa eleitoral norte-americana chega a sua reta final, em meio a imensas contradições colocadas internacionalmente e internamente para o principal imperialismo mundial. A ofensividade da resistência iraquiana, que tem o triângulo sunita com a cidade de Bagdá como eixo, (...)

Fahrenheit 11/9: crítica mordaz, saída conservadora

10 Sep 2004 | Desde seu lançamento Fahrenheit 11/9 tem gerado polêmica. Boicotado pela sua própria distribuidora, o documentário de Michael Moore fez barulho em Hollywood e sucesso no Festival de Cannes, e tem atraído multidões aos cinemas de diversos (...)

Iraque: uma trégua que não tira os EUA do atoleiro

10 Sep 2004 | Durante o mês de agosto a situação no Iraque trouxe à tona as enormes contradições da ocupação do imperialismo norte-americano, e sua debilidade em pacificar a região. O exército Mehdi, composto majoritariamente por xiitas fiéis ao clérigo Moqtada Al Sadr foram protagonistas de alguns (...)

Organizemos um movimento nacional unificado contra a repressão nas universidades

Uma grande frente única contra a repressão da Reitoria da PUC-SP

14 Nov 2003 | A repressão nas Universidades tem aumentado a cada dia. Os estudantes das Universidades públicas são obrigados a conviver no campus com a presença crescente da polícia, enquanto os das privadas estão sendo perseguidos pelas reitorias que buscam cercear o direito democrático da (...)

Frente única da COMUNA com estudantes independentes foi vitoriosa

Importante triunfo estudantil no CACS da PUC-SP

14 Nov 2003 | A chapa Guernica se formou a partir de uma frente única entre integrantes da COMUNA e diversos estudantes independentes dos cursos de História, Geografia, Turismo e Ciências Sociais, partindo de um longo processo de intervenção conjunta no movimento (...)

Os planos do governo Lula para a educação

11 Oct 2003 | A política para a Educação, imple-mentada nesses dez meses pelo governo segue a mesma linha dos ataques gerais à população. De conjunto, se baseia no aprofundamento das políticas neoliberais de FHC.

Surge uma Corrente Marxista Universitária em Ação

06 Jul 2003 | A CO.M.UN.A. (COrrente Marxista UNiversitária em Ação), corrente que lançamos agora após meses de discussão com jovens de diversas universidades, se insere na realidade nacional e internacional e em suas contradições como um pólo da juventude que se coloca na linha de frente da luta (...)

Mais publicações: