Quinta 25 de Abril de 2024

USP

Fortalecer a campanha contra a repressão aos lutadores na USP e no país!

13 Dec 2013 | O SINTUSP é um dos sindicatos mais atacados do país, toda sua diretoria, além de muitos ativistas, está sendo processada.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Abaixo a repressão na USP! Liberdade imediata aos estudantes presos!

13 Nov 2013 | Estamos em frente à 93a DP, onde a polícia mantém presos dois estudantes que saiam de uma festa e passavam próximos à reitoria.

MOVIMENTO ESTUDANTIL

Nota da LER-QI sobre acontecimentos após a Assembléia dos Estudantes da USP

08 Nov 2013 | Terminada a Assembléia Geral dos estudantes da USP desta quinta-feira, dia 07/11, os estudantes presenciaram lamentáveis cenas de enfrentamento entre setores do movimento.

GREVE E OCUPAÇÃO

A luta da USP segue forte apesar da intransigência do governo e da reitoria

25 Oct 2013 | Leia o Boletim da Juventude às Ruas, especial sobre a luta da USP e Unicamp

OCUPAÇÃO NA USP

A reitoria da USP está ocupada! É hora de ir por mais!

04 Oct 2013 | É hora de colocar dentro da USP o espírito de junho, avançando para exigir a democratização radical da universidade! Temos que fazer a reitoria recuar nos principais ataques que fez ao movimento nos últimos anos

CARANDIRU

Os 111 de 2 de outubro de 1992 após Junho de 2013

03 Oct 2013 | Em memória aos mortos no massacre do Carandiru.

LUTA NEGRA

Entrevista com Erica Huggins: do legado dos Panteras Negras às necessidades atuais de organização do movimento negro e dos trabalhadores

25 Sep 2013 | Todos os lugares por onde Erica Huggins passou esta foi buscada por centenas de jovens negros. Jamais pensei que o Partido dos Panteras Negras Pela Autodefesa pudessem ser uma referência tão disseminada.

NOSSA ATUAÇÃO NO INÍCIO DA GREVE BANCÁRIA

Bancários: rompendo os limites impostos pela burocracia

25 Sep 2013 | A greve dos bancários em São Paulo foi marcada em seus primeiros dias por diversas demonstrações de que a base da categoria também está sendo percorrida por novas tendências que expressam o Brasil pós-junho.

SAO PAULO

Liberdade imediata aos 20 presos em São Paulo! Abaixo a repressão dos governos e a violência policial!

07 Sep 2013 | Hoje, no dia 07 de setembro, centenas de jovens e trabalhadores que marchavam nas ruas de São Paulo foram brutalmente reprimidos

da FAÍSCA ao INCÊNDIO

17 Jul 2013 | O blog Iskra organiza a partir dessa quinta um ciclo de seminários. Confira!

METROVIÁRIOS PELA BASE

Porque os metroviários não paralisaram em 11 de Julho?

12 Jul 2013 | Ao contrário de uma verdadeira construção da paralisação no dia 11/7, a ala majoritária da diretoria não construiu condições para que os metroviários paralisassem. Pra começar, o recuo que deram na greve da campanha salarial este ano, aceitando as determinações do TRT, foi um dos (...)

METRÔ DE SÃO PAULO

Metroviários pela Base lutando junto a população para acabar com o sufoco no transporte!

05 Jul 2013 | “Frente a onda de protestos que se espalha no país é necessário unificar as reivindicações dos metroviários com as demandas da população contra a precarização dos serviços públicos .”

TRABALHADORES DA USP

A política do SINTUSP para o dia 11/07

04 Jul 2013 | Entrevistamos Claudionor Brandão, demitido político, e Diana Assunção, trabalhadora da FE-USP, ambos diretores do Sindicato dos Trabalhadores da USP

METRÔ

Por que devemos parar no dia 11?

04 Jul 2013 | Nós, delegados sindicais da Agrupação Metroviários pela Base, apresentamos 7 pontos para dialogar com os metroviários sobre a necessidade de paralisarmos no próximo dia 11/07, dia de mobilização nacional chamado pelas centrais sindicais. Leia também: Porque os metroviários não (...)

GREVE DAS TRABALHADORAS DA HIGILIMP NA USP

Em meio às manifestações de massas no Brasil, as mulheres trabalhadoras retomam os métodos da classe operária

26 Jun 2013 | Iniciada em 10 de junho a greve das trabalhadoras terceirizadas da empresa Higilimp, na Universidade de São Paulo, conquistou o pagamento dos salários da grande maioria das trabalhadoras e trabalhadores, bem como dos seus direitos (...)

DISCUTINDO AS MOBILIZAÇÕES

Debate na Faculdade de Educação da USP: sobre o “pensamento mágico” de Marilena Chauí

21 Jun 2013 | Marilena fez questão de dizer que não bastam essas manifestações em Osasco, Guaianazes, zona leste, “aqui e ali”, é preciso se organizar. Está ótimo, Marilena, mas deixe todos nós vibrarmos com a população da Zona Leste, tão arrasada no governo do PSDB e de seu partido, sair às ruas e (...)

LUTA CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM

Chega das máfias: Barrar o aumento, arrancar o passe livre para desempregados e estudantes e estatizar o transporte!

31 May 2013 | Nossa luta continua e, para isto, devemos ter clareza de nossos objetivos e de que não somos diferentes da juventude que luta por seu futuro em todo o mundo! Não podemos admitir nenhuma prisão ou repressão sob o argumento do “vandalismo”; Vandalismo é impor a um jovem e (...)

ELEIÇÕES ESTUDANTIS

ANEL unificada na Educação/USP!

30 May 2013 | Após uma forte discussão programática, que buscamos fazer abertamente diante dos estudantes da Faculdade de Educação da USP e centrada nos principais temas (do curso, da Universidade e da educação no Estado de São Paulo e no país), haverá uma chapa unificada dos coletivos que (...)

CICLO DE DEBATES ESTRATÉGIA INTERNACIONAL BRASIL 6

Debate "Aos 65 anos da Nakba, aos 3 anos da primavera árabe" lota sala da USP

30 May 2013 | No dia 21 de maio de 2013 realizou-se diante de uma ampla plateia que lotou a sala 8 da Ciências Sociais da USP, um debate integrante do ciclo de discussões promovidos pela revista Estratégia Internacional Brasil em frente-única com o (...)

LUTA CONTRA A REPRESSÃO - ÚLTIMO MOMENTO

Importante vitória: Justiça rejeita denúncia do MP contra os 72 estudantes e trabalhadores da USP!

30 May 2013 | A Justiça rejeitou no dia 28/05 a denúncia da promotora Eliana Passarelli contra os 72 estudantes e trabalhadores presos na ocupação da reitoria da USP em 2011 lutando contra a PM no campus e os processos e perseguições de (...)

CAMPANHA SALARIAL DO METRÔ

Colocar de pé a greve para obter conquistas e nos unir à população na luta contra o aumento da tarifa!

29 May 2013 | Construir uma forte greve dos metroviários de São Paulo, construída nas bases, com reuniões por locais de trabalho, para que possa derrotar o governo, a empresa e para que a greve não seja pautada pelo TRT, mas pela nossas forças e pela nossa (...)

MARXISMO E MOVIMENTO OPERÁRIO

Carta aos trabalhadores da Superintendência de Assistência Social (SAS) sobre meu retorno ao trabalho

29 May 2013 | Inauguramos nesta edição do Jornal Palavra Operária uma nova seção dedicada à formação teórica dos trabalhadores e dos militantes que atuam diretamente no movimento operário, partindo de recuperar as ferramentas teóricas do marxismo e resgatar a tradição dos revolucionários. Muitas das (...)

Mais publicações: