Quarta 24 de Abril de 2024

MOVIMENTO OPERÁRIO

A grande luta dos terceirizados da USP e um novo momento na batalha pela efetivação

29 Apr 2011 | Ninguém esperava, muito menos a Reitoria, que do “subsolo” da Universidade de São Paulo emergeria uma das mais combativas lutas dos últimos anos: foram os trabalhadores e trabalhadoras terceirizadas da limpeza que tomaram conta das capas de jornais e fizeram a Reitoria (...)

CICLO DE DEBATES USP DE PÉ

CICLO DE DEBATES USP DE PÉ: Rodar o Rodas!

25 Apr 2011 | Painel de debates organizado pelo Desforma|Sintusp. Nessa quinta, mesa PRECARIZAÇÃO, DESMONTE, TERCEIRIZAÇÃO com Jorge Grespan(USP), Souto Maior(USP), Ricardo Antunes(Unicamp), Diana Assunção(Sintusp) e Glória Oliveira(trabalhadora terceirizada ). Nessa quinta, 19:00, no Largo São (...)

TRABALHADORAS E TRABALHADORES TERCEIRIZADOS USP

CARTA AOS ESTUDANTES DA USP

25 Apr 2011 | Nós, trabalhadoras e trabalhadores terceirizados da empresa UNIÃO, que presta serviços de limpeza em dezenas de unidades da Universidade de São Paulo, viemos por meio desta carta agradecer a todos os estudantes que se sensibilizaram com a nossa luta e com as condições de (...)

JURISTAS, ADVOGADOS E PROFESSORES SE MANIFESTAM CONTRA A TERCEIRIZAÇÃO

Manifesto contra a terceirização e pela efetivação dos terceirizados

19 Apr 2011 | Juristas, advogados e professores se manifestam contra a terceirização do trabalho, exigindo a efetivação de todos os trabalhadores e trabalhadoras terceirizados.

AS “RELAÇÕES PERIGOSAS” DA IMPRENSA BURGUESA COM A LUTA DE CLASSES

Moralismo criticista e crítica moralizante

14 Apr 2011 | Parafraseando Saint-Simon, a cada capacidade segundo suas obras. Vemos que a inspiração continua a mesma. No editorial do jornal “Diário de SP”, pertencente ao conglomerado midiático O Globo, encontramos a expressão literária daquilo que terça-feira nós, estudantes da USP, Unesp e (...)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Folha de SP: Terceirizados da USP bloqueiam entrada da reitoria

12 Apr 2011 | Últimas notícias sobre a manifestação dessa terça na USP dos funcionários terceirizados em luta.

PRIVATIZAÇÃO E ATAQUE AO DIREITO DE GREVE

As manobras de João Grandino Rodas contra a democracia na universidade

11 Apr 2011 | Não é uma luta menor a que estamos inseridos hoje. A USP encontra-se no centro da política nacional porque toda a reforma universitária no país depende do grau de privatização que se avançar na USP. É uma política necessária para as burguesias. Mas para infelicidade destes empresários, (...)

“SIMBOLICAMENTE, COMEÇOU A HORA DE NÃO ESQUECER”

Grande ato contra os 47 anos do golpe reúne mais de 250 em São Paulo

03 Apr 2011 | Na última sexta-feira, 1º de abril, o auditório da sede da APEOESP estava lotado. Com a presença de mais de 250 pessoas, realizou-se um comovente ato organizado pela LER-QI que teve como objetivo fundar uma nova tradição na esquerda, para colocar na ordem do dia a luta contra o (...)

Na COSEAS e no CRUSP: unificar o movimento para arrancar nossos direitos!

21 Mar 2011 | A USP de excelência brinda a todos o aprendizado a todo momento. Nas demoradas filas dos restaurantes podemos observar as lições do modo de produção fordista e toyotista dentro dos restaurantes, que comportam diariamente a produção de 10.000 refeições num ritmo de trabalho (...)

SOBRE A EVASÃO NA USP

Alckmin e a “universidade de elite”

21 Mar 2011 | Alckmin assumiu o governo do estado de São Paulo promovendo grandes mudanças e exacerbando as diferenças com Serra. Dissolveu a Secretaria de Ensino Superior – criada por Serra em 2008 quando tentou retirar a autonomia das universidades estaduais – e moveu todas as universidades (...)

Grande atividade reúne intelectuais, trabalhadores e estudantes na USP

21 Mar 2011 | No dia 02/03 foi organizada pelo Sintusp uma aula pública com o tema “USP: Pública e Democrática?”, com a presença dos professores Chico de Oliveira (FFLCH) e Luiz Renato Martins (ECA), e do DCE, ADUSP, Moradia Retomada e Sintusp. Com a participação de cerca de 400 pessoas – e uma (...)

JUVENTUDE

A luta contra o aumento dos transportes em São Paulo numa encruzilhada

20 Mar 2011 | Desde o fim do ano passado, teve início a jornada de luta contra mais este ataque às condições de vida da juventude e do povo trabalhador. Convocaram-se atos pela internet e, rapidamente a jornada se massificou em plenas férias e demonstrou um potencial distinto daquelas (...)

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Carta às companheiras da CSP-Conlutas, da Anel e à direção majoritária do Movimento Mulheres em Luta

08 Mar 2011 | Venha marchar com a LER-QI e o grupo de mulheres Pão e Rosas! Viva a primavera árabe! Sigamos o exemplo das egípcias, tunisianas e líbias! Por educação sexual nas escolas para decidir, contraceptivos gratuitos para não abortar, pelo direito ao aborto livre, legal, seguro e (...)

SÃO PAULO

Mais uma vez as ruas são tomadas contra o aumento da passagem!

05 Feb 2011 | Um pouco antes de fecharmos essa edição, mais de 4 mil pessoas, na maioria a juventude, tomaram as ruas na 4ª passeata contra o aumento da passagem. A manifestação saiu do MASP e terminou em frente à prefeitura de SP.

DEBATE JURÍDICO

A dispensa coletiva de servidores aposentados na USP

19 Jan 2011 | Publicamos a análise feita pelo professor de Direito da USP, Jorge Luiz Souto Maior, acerca das demissões de aposentados da USP

Nessa quinta, ato contra o aumento da passagem na av. Paulista

19 Jan 2011 | Fazemos um amplo chamado a todos estudantes e trabalhadores para participar no ato de hoje, dia 20/01 na Avenida Paulista contra o aumento da passagem, o qual nós do Bloco ANEL às Ruas estaremos concentrados a partir das 17hs NO VÃO EM FRENTE AO CENTER 3(ao lado da estação (...)

DEBATE JURÍDICO

271 demissões na USP: Para privatizar a universidade avançam as medidas irregulares e ilegais da Reitoria

19 Jan 2011 | A Reitoria da Universidade de São Paulo (USP), que tem a sua frente o Sr. João Grandino Rodas, anunciou publicamente no último dia 4 o “desligamento” de 271 funcionários da instituição. Nem mesmo o eufemismo e as justificativas do Reitor da USP para esse verdadeiro processo de (...)

CAMPANHA

Vídeo contra as demissões na USP

18 Jan 2011 | Vídeo contra as demissões na USP

Fala de Pablito, diretor do Sintusp, em ato no dia 13/01

18 Jan 2011 | Intervenção de Marcelo Pablito, diretor do Sintusp, no ato contra as demissões na USP

REPRESSÃO EM SÃO PAULO

COMUNICADO DO SINTUSP FRENTE À BRUTAL REPRESSÃO AO ATO CONTRA O AUMENTO DAS PASSAGENS EM SP

13 Jan 2011 | A policia militar desferiu na tarde de hoje, 13 de janeiro de 2011, uma truculenta repressão contra cerca de mil pessoas, que se manifestavam em ato contra o inadmissível aumento da passagem de ônibus, anunciada pelo prefeito Gilberto Kassab, do DEM, para R$ (...)

VIDEO GENTILMENTE CEDIDO PELO CARTUNISTA LATUFF

Assista aqui a brutal repressao da policia ao ato contra o aumento da passagem de onibus em SP

13 Jan 2011 |

SÃO PAULO

O aumento da tarifa e a precarização da vida

13 Jan 2011 | Neste início de ano, como já está se tornando um hábito por parte dos governos de todo o país nesta época, várias capitais e cidades de regiões metropolitanas aumentaram suas já altas tarifas de ônibus. Leia também: – AUMENTO DA PASSAGEM EM BH: MAIS UMA MEDIDA DE PRECARIZAÇÃO CONTRA A (...)

MOBILIZAÇÃO EM SÃO PAULO

Grande ato contra o aumento da passagem na Av. Paulista!

13 Jan 2011 | Nesta última quinta-feira ocorreu na Avenida Paulista um grande ato que contou com cerca de 4 mil pessoas que lutavam contra o aumento das tarifas para os ônibus municipais em São Paulo. – AUMENTO DA PASSAGEM EM BH: MAIS UMA MEDIDA DE PRECARIZAÇÃO CONTRA A JUVENTUDE, O POVO POBRE (...)

Mais publicações: