Quinta 25 de Abril de 2024

SÃO PAULO

Haddad na USP: demagogia sobre a privatização e precarização da educação pública

16 Sep 2011 | No dia 14/9, Fernando Haddad, o ministro da educação de Dilma, esteve na USP para discutir a educação pública. Em meio à crise política do governo federal, dos escândalos de corrupção, Haddad faz propaganda do governo, e também prepara sua candidatura à eleição para a prefeitura de (...)

METRÔ/SP

Privatização é a grande negociata do governo Alckmin para entregar bilhões às grandes empreiteiras

16 Sep 2011 | A privatização, então, cumpre um duplo objetivo para a burguesia. Garante novos nichos de valorização para o capital e tem o importante papel político de dividir e fracionar a classe trabalhadora.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Combater o PROADE!

15 Sep 2011 | No melhor estilo empresarial a Reitoria da USP mudou sua tática para impor o projeto privatista do governo e da burocracia acadêmica. Através de um Plano de Carreira para os trabalhadores que instituiu reajustes salariais diferenciados permitindo dividir e enfraquecer a luta (...)

REITORIA DA USP VOLTA A ATACAR OS LUTADORES

Reitoria da USP expulsa estudante da moradia por perseguição política

31 Aug 2011 | A expulsão de Rafael, um ativista reconhecido, é um ataque a todos os ativistas da universidade, e mais um passo da reitoria em um processo de repressão aos que lutam que se mantém contínuo desde a demissão inconstitucional de Brandão no fim de 2008, passando por processos (...)

PROFESSORES SÃO PAULO

PSDB mais uma vez ataca dos professores de SP e a direção majoritária da Apeoesp só no “blá-blá-blá”!

11 Aug 2011 | Depois do engodo do reajuste parcelado de nosso salário, acordado com a direção majoritária da Apeoesp – a Chapa 1, Art/Sind – começamos o 2º semestre com mais um ataque tucano contra o professorado paulista: o governo aprovou a divisão de nossas férias entre janeiro e julho (15 (...)

NOVA CARREIRA E O “PROADE” NA USP

Reitoria quer legalizar demissões “silenciosas” e o assédio moral

11 Aug 2011 | Depois da greve de 2010, em que os trabalhadores da USP enfrentaram o projeto privatista e elitista da reitoria, Rodas mudou sua tática para avançar no projeto estratégico de adaptar a universidade às necessidades do mercado. Durante o ano vem combinando medidas como a (...)

HOJE EM SP ATO ÀS 18HS

“NÃO VAI PASSAR NENHUMA REPRESSÃO! LUTAMOS COM O CHILE PELA EDUCAÇÃO!”

11 Aug 2011 | Contra a repressão São Paulo 11/08 – quinta – às 18H Consulado Geral do Chile Av. Paulista, 1009 – entre a estação Trianon e a Gazeta

OCUPAÇÃO NA FUNARTE

Cortes no orçamento, Funarte ocupada. Qual a saída para a cultura?

11 Aug 2011 | A ocupação de oito dias da Funarte, que terminou dia 1 de agosto, está vinculada a este contexto, pois se deu, a princípio, contra a redução do orçamento da cultura de 0,2% para 0,06% do PIB. Entendendo que é apenas esta miséria que o capitalismo pode nos oferecer, Iná Camargo Costa, (...)

CÂMARA DE VEREADORES DE SP VOTA DIA DO ORGULHO HETEROSSEXUAL

O dia do Orgulho Heterossexual, a liberdade de expressão e a confiança na democracia burguesa.

10 Aug 2011 | Finalmente os heterossexuais, - tão esquecidos e oprimidos - terão ao menos um dia no calendário oficial da cidade para serem lembrados e combater o preconceito a que estão submetidos.

COMPANHEIRO MERLINO, PRESENTE!

Torturador, tem que pagar! Sua anistia, nós vamos revogar!

29 Jul 2011 | Na última quarta, dia 27/07, cerca de 200 pessoas se reuniram em frente ao Fórum João Mendes exigindo punição ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra pelo assassinato de Luiz Eduardo Merlino, militante trotskista, preso, torturado e morto no DOI-Codi de São Paulo em 1971. (...)

Importante ato no julgamento do torturador Coronel Brilhante Ustra

28 Jul 2011 | Leia as notas do Bloco Anel as Ruas e da revista Caros Amigos sobre o ato ocorrido nessa quarta em SP durante o processo movido por familiares de Luiz Eduardo Merlino(militante assassinado aos 23 anos no DOI-CODI) contra o Coronel Ustra, militar que comandava o órgão e foi (...)

LUTEMOS PELO DIREITO À MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA

Todos e todas ao ato no julgamento do torturador Coronel Brilhante Ustra

26 Jul 2011 | Na próxima quarta (27/07) às 14h30 será realizada a audiência de testemunhas do processo que a família de Luiz Eduardo Merlino, jovem trotskista torturado e morto pela ditadura no ano de 1971, move contra o Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, torturador e ex-chefe de um dos (...)

MEDALHA DE MÉRITO CÍVICO AFRO-BRASILEIRO É ENTREGUE AO REITOR DA USP, JOÃO GRANDINO RODAS:

Com açúcar, com afeto: do escravo a seu algoz

15 Jul 2011 | Nossa história não será escrita “pelas mãos” de princesas, presidentes e nenhum de nossos exploradores, nossos sonhos e necessidades não serão alcançados de braços dados aos nossos opressores, confiemos em nossas próprias forças para acabar com a exploração do homem pelo homem e toda a (...)

Declaração da Diretoria do Sintusp sobre o Motim dos Bombeiros-RJ

17 Jun 2011 | O motim recente dos bombeiros no Rio de Janeiro não tem nenhuma reivindicação que possa ir contra o aparato repressivo do Estado ou desvinculação do mesmo, o que significa que não podemos acreditar em uma possível “fratura” na estrutura militar (...)

ARGENTINA

Saudações revolucionárias aos operários ceramistas da Frente de Esquerda e dos Trabalhadores (Argentina)

13 Jun 2011 | Neste domingo, 12 de junho, não foi apenas em Neuquén e em toda a Argentina que se comemorou a entrada dos operários ceramistas de Zanon como deputados. Desde o Brasil, nós que buscamos construir um sindicalismo combativo e classista, como parte da Diretoria do Sindicato de (...)

PROFESSORES ZONA NORTE - SP

CHAPA 1, Articulação-PT, FRAUDA ELEIÇÃO DA APEOESP e ameaça fisicamente a oposição

07 Jun 2011 | No dia 17 de junho, sexta-feira, ocorreu a apuração das urnas de conselheiros da subsede. Vimos um verdadeiro circo dos horrores: urna com 30 votos a mais que a listagem de votantes (e a Chapa 1 insistia em apurar) e uma urna TOTALMENTE legal do roteiro 11, com peso (...)

PRIMEIROS APONTAMENTOS PARA UM BALANÇO DA CAMPANHA SALARIAL DO METRÔ

Papel vergonhoso do PSTU e do PSOL suspendendo a greve do Metrô

03 Jun 2011 | No dia 31 de maio de 2011, em todos os cantos da cidade e na imprensa, todos falavam da greve dos metroviários marcada para dia 1 de junho. Mesmo com a propaganda falaciosa do governo tentando jogar a população contra os metroviários, boa parte dos passageiros demonstrava seu (...)

SÃO PAULO

Declaração da LER-QI frente ao assassinato na USP

23 May 2011 | O lamentável assassinato de Felipe Ramos de Paiva, estudante da FEA, que comoveu a comunidade universitária e todo o país, vem sendo utilizado como um motivo para tentar resolver os problemas da universidade e da sociedade com as botas da polícia mais uma vez. Leia também: – (...)

CICLO DE DEBATES "RODAR O RODAS" [DESFORMAS/SINTUSP]

Mais de 150 participam de debate contra a terceirização na Faculdade de Direito da USP

08 May 2011 | Na última quarta-feira, dia 05, realizou-se na sala dos estudantes da Faculdade de Direito da USP (Lgo. São Francisco) um ato/debate contra a precarização do trabalho. Organizado pelo Centro DESFORMAS e pelo SINTUSP, o ato teve como convidados na mesa os professores Jorge Souto (...)

PRIMEIRO DE MAIO

Bloco Somos Todos José Ferreira da Silva no 1º de maio da Praça da Sé reúne mais de 300 participantes

02 May 2011 | O Bloco Somos Todos José Ferreira fez o seu papel nesse primeiro de maio, com uma enorme combatividade, vivacidade e politização. Nós da LER-QI nos somamos ao chamado dos terceirizados, assim como o Sintusp e o Comitê de Luta Contra a Terceirização e pela Efetivação dos (...)

JUVENTUDE

“As vestes poeirentas de nossos dias, cabe a ti, juventude, sacudi-las.”

29 Apr 2011 | Essas palavras de Maiakovski sintetizam o espírito que se abre na juventude junto a novos processos da luta de classes em todo o mundo e que demonstram o solapamento irrefutável de todo o lixo ideológico burguês que nos últimos 30 anos buscou criar uma juventude dócil, cética e (...)

“NÃO ESQUECEMOS A DITADURA, ASSASSINATOS E TORTURAS”

A LER-QI na Luta Contra a Ditadura Ontém e Hoje

29 Apr 2011 | No dia 1° de Abril a LER-QI realizou um importante ato para lembrar os 47 anos do golpe militar no Brasil pelo resgate a memória, a verdade e, sobretudo a justiça, exigindo o fim da impunidade aos torturadores. O ato contou com mais de mais de 250 pessoas, entre professores, (...)

DEPOIMENTOS

Falam as trabalhadoras da União

29 Apr 2011 |

MOVIMENTO OPERÁRIO

Por uma real coordenação da luta dos terceirizados

29 Apr 2011 |

Mais publicações: