Terça 23 de Abril de 2024

UM DEBATE COM O SINDICATO DOS METROVIÁRIOS

É preciso tirar lições da paralisação dos metroviários

11 Jul 2012 | Com 5 capitais do país em greve de metroviários e com uma greve da CPTM no mesmo dia, o Sindicato dos Metroviários, dirigido pelo PSTU e PSOL (CST e CSOL), utilizou amplamente a greve para propagandear sua gestão no sindicato nacionalmente, defendendo a greve como um “exemplo de (...)

FORMAÇÃO POLÍTICA

O Manifesto Comunista para trabalhadores e trabalhadoras

08 Jul 2012 | Nos dias atuais, em que uma grave crise de econômica, similar à aberta em 1929, vem evidenciar o aprofundamento da total e irreconciliável contradição existente entre o modo de produção capitalista, em franca decadência, e as forças produtivas despertadas desde a época do (...)

REPRESSÃO NA GREVE DAS FEDERAIS

Retirada de todos processos aos estudantes da UNIFESP!

15 Jun 2012 | Os estudantes presos foram liberados dia 16/06 de madrugada, seguimos em apoio aos estudantes agora pela retirada de todos os processos judiciais e administrativos que a eles podem ser imputados pela reitoria da UNIFESP, PF e PM. Unificação das lutas contra a repressão! (...)

COMISSÃO DA VERDADE DA USP

A luta pela memória deve estar ligada à luta pela punição dos responsáveis pela ditadura e pelo fim da repressão de hoje

14 Jun 2012 | A luta pela apuração da verdade é uma tarefa democrática em nosso país e deve ser assumida pela própria sociedade, como se propõe a Comissão da Verdade da USP. A relação imbricada entre a USP e esses crimes faz com que esse movimento tenha grande importância, em particular em meio a (...)

Hoje, 05/06: lançamento da nova Revista Contra a Corrente, com Chico de Oliveira e Gilson Dantas na USP

30 May 2012 | Na próxima terça-feira, as 18 hrs, na FFLCH - USP, lançamento da Revista Contra a Corrente com Chico de Oliveira e Gilson Dantas. Leia a matéria para maiores informações.

MOVIMENTO OPERÁRIO - TRANSPORTES

Greve mostra a força dos metroviários!

29 May 2012 | É necessário tirar as lições dessa greve para avançar na nossa mobilização para as próximas lutas. Em primeiro lugar, devemos nos organizar para impedir qualquer tipo de retaliação seja feita contra os trabalhadores ou contra o sindicato, como assédio, descontos, demissões ou multas. (...)

MOVIMENTO OPERÁRIO

Todo apoio a greve dos metroviários e da CPTM! Abaixo a repressão a população!

23 May 2012 | A polícia militar acaba de reprimir uma manifestação de centenas e centenas de pessoas em Itaquera . Ao contrário do que diz a imprensa, não era uma manifestação contra a greve, mas da população indignada com o governo que cantava espontaneamente "Fora Kassab" e "Geraldo a culpa é (...)

CAMPANHA SALARIAL DOS METROVIÁRIOS - 2012

Aliança com os usuários: fundamental para nossa luta!

18 May 2012 | Os metroviários e demais trabalhadores de transportes na cidade de São Paulo e Região Metropolitana tem hoje uma enorme força social! Na maior e mais importante Região metropolitana da América latina, o Metrô e CPTM, transportando mais de 4 milhões de passageiros por dia, são, hoje (...)

BALANÇO DO DÉCIMO CONGRESSO DE METROVIÁRIOS DE SP

Ainda é tempo de preparar a categoria para a dura luta contra o governo e a empresa

29 Apr 2012 |

LETRAS USP

Construa conosco o Grupo de Estudos de Cultura e Marxismo!

03 Apr 2012 | O Grupo de Estudos de Cultura e Marxismo na Letras USP, impulsionado pela Juventude às Ruas e estudantes independentes, voltou a se reunir neste ano a partir da reflexão sobre o teatro inserido na luta de classes em defesa da classe (...)

ELEIÇÕES DO DCE DA USP

Mais de 500 estudantes votam na “27 de outubro” que fez uma grande campanha militante

03 Apr 2012 | Em meio a uma situação política instável na USP, ocorreram na última semana de março as eleições para o DCE, com um quórum histórico de mais de 13 mil votos (um aumento de cerca de 80% da última votação).

A REITORIA DA USP ASSUME QUE É A VOZ DA DITADURA

Organizar um grande movimento para enfrentar a Reitoria da USP

03 Apr 2012 | Nem bem havia sumido dos jornais a imagem grotesca de um policial apontando a arma para um estudante negro, a Reitoria volta a se colocar na ofensiva, desta vez assumindo decididamente o lado dos assassinos e torturadores da ditadura. Diante da movimentação de professores, (...)

13, 14 E 15 DE ABRIL – 10º CONGRESSO DOS METROVIÁRIOS – SP

É necessária uma política condizente com a força social dos metroviários

01 Mar 2012 | Desde 2007 o governo federal conseguiu “regulamentar” a lei de greve que na prática obriga que trabalhadores de setores considerados “essenciais” sejam limitados em seu direito de greve. Esta lei visa impedir as paralisações no setor público exigindo um “mínimo” de operação em (...)

USP: 1º LUGAR NO “RANKING” DA REPRESSÃO

Defender o movimento e avançar na luta pela democratização da universidade

29 Feb 2012 | Vimos, nos últimos anos, uma ofensiva histórica, sem precedentes, da reitoria sobre o movimento de trabalhadores, estudantes e professores da USP e das estaduais paulistas em seu conjunto. Rodas e o governo de Alckmin, do PSDB, se apoiando nos altos índices de arrecadação do (...)

BOLETIM ESPECIAL CALOURADA 2012

Um primeiro balanço e perspectivas da luta em curso na USP

27 Feb 2012 | Mais um ano começa na USP. Milhares de novos estudantes entram na universidade que é não somente a mais disputada no vestibular, mas também a mais mobilizada do país. É uma excelente oportunidade para que cada novo estudante possa entender o porquê e descobrir a realidade que a (...)

USP URGENTE

Rodas ataca o Crusp e reintegra a Moradia Retomada

19 Feb 2012 | Choque e força tática, com centenas de policiais, cercam o CRUSP e isolam a Cidade Universitária para garantir reintegração de posse da moradia retomada.

COMUNICADO SINTUSP URGENTE

Criminosa tentativa de sabotagem no SINTUSP

12 Jan 2012 | Este foi o último capitulo de uma tragédia anunciada pela assinatura de um convênio que perpetua a PM, como parte de uma verdadeira ofensiva repressiva feita por parte da reitoria e do governo através de processos administrativos, criminais e ações de espionagem contra os (...)

METRÔ | SÃO PAULO

Em menos de uma semana, cinco trabalhadores perdem suas vidas na CPTM!

24 Nov 2011 | Na madrugada de domingo (27/11), por volta de 4h30 da manha, três companheiros foram atropelados e morreram enquanto trabalhavam em uma linha de trem da CPTM. Um técnico da CPTM, Sérgio Eduardo Batista de Souza, e mais dois trabalhadores que prestavam serviço pela empresa (...)

EDITORIAL: A LUTA DOS ESTUDANTES DA USP ABRIU UM GRANDE DEBATE NACIONAL SOBRE A POLÍCIA E AS UNIVERSIDADES

Não deixemos Alckmin e Rodas calar este exemplo punindo os 73!

24 Nov 2011 |

USP

Chapa Cícera nas eleições do CEUPES 2012!

24 Nov 2011 | Maria Cícera Santos Portela, mulher, negra, moradora da São Remo, era funcionária terceirizada da FE- USP, quando foi assassinada covardemente durante uma operação da PM, no carnaval de 2007. Após 3 anos de investigação a justiça absolveu o PM envolvido no caso. Convidamos, através (...)

ANULAÇÃO DOS INQUÉRITOS ILEGAIS AOS 73 PRESOS POLÍTICOS DA USP!

23 Nov 2011 |

INTELECTUAIS DA USP | DECLARAÇÃO NA FOLHA DE SÃO PAULO

USP: Militarização e Privatização

22 Nov 2011 | O reitor Rodas acelera vertiginosamente a fratura social e política da USP. É preciso caminhar para uma estatuinte, sem o que não haverá concórdia e paz. Os problemas da USP, inclusive os de malversação e de uso obscuro de bens, são em sua raiz políticos, e se reproduzem por um (...)

Mais publicações: