Quinta 28 de Março de 2024

Gênero e Sexualidade

Rumo ao Encontro de Mulheres para organizar as metroviárias!

26 Feb 2015   |   comentários

Dentre os dias 27 de fevereiro e 1º de março ocorrerá o IX Encontro de Mulheres Metroviárias de São Paulo. O Encontro está sendo organizado pela Secretaria de Mulheres do Sindicato dos Metroviários de SP e acontecerá durante o fim de semana em Atibaia.

O IX Encontro de Mulheres Metroviárias irá ocorrer num momento em que o deputado Jair Bolsonaro vai publicamente dizer o absurdo de que os homens devem mesmo ganhar mais que as mulheres (!!!), que o presidente da câmara Eduardo Cunha diz que só por cima do cadáver dele as mulheres irão pautar a questão do aborto e Dilma, a presidente mulher, anuncia nos primeiros dias de seu governo uma medida de corte de benefícios, dentre eles seguro desemprego e pensão, que irá afetar diretamente as mulheres trabalhadoras. Esses fatos que viraram matérias dos principais jornais do país devem ser parte do debate entre as metroviárias. O debate também deve passar pelas questões que afetam cotidianamente as mulheres no trabalho e, particularmente, no Metrô.

Desde o ano passado as condições de trabalho nas estações vêm se deteriorando. A diminuição do quadro está sendo implementada pelo corte na contratação e substituição dos novos funcionários em todos os locais, aumento do ritmo de trabalho e consequentemente, aumento das licenças médicas. Além disso, o assédio moral vem sendo recorrente nas áreas, inclusive é sabido dentre as trabalhadoras que esse tipo de assédio por parte da supervisão da empresa ocorre bastante em relação às mulheres. Ainda, às metroviárias tem que lidar cotidianamente com os assédios que as usuárias sofrem dentro do trem lotado.

O Grupo de Mulheres Pão e Rosas e as mulheres da agrupação Metroviários pela Base irão participar do Encontro com a perspectiva desse ser um momento não só de debate, mas sim um passo importante para a organização das mulheres na categoria, onde a partir dessa troca de experiências e debate, se possa também articular o debate cotidiano sobre a questão da mulher na categoria.

Por isso, o Pão e Rosas e o Metroviários pela Base defendem que a partir desse Encontro a Secretaria de Mulheres do Sindicato seja um forte instrumento de organização das metroviárias, que se coloque de forma atuante em todas as áreas do Metrô com atividades constantes com a articulação das mulheres as ajudando a combater o machismo no local de trabalho e a se colocarem na luta por suas demandas específicas, mas também pelas demandas da categoria - como é hoje a questão da falta de funcionários.

Artigos relacionados: Gênero e Sexualidade









  • Não há comentários para este artigo