Sexta 29 de Março de 2024

RIO DE JANEIRO

Mais uma tragédia produzida pela ganância capitalista e descaso dos governos!

20 Mar 2013 | Na madrugada de domingo para segunda-feira (18/3) mais uma tragédia atingiu o povo fluminense, particularmente na cidade de Petrópolis que já havia sido atingida na imensa tragédia de janeiro de 2011. A partir de novas fortes chuvas a ganância capitalista e o descaso dos governos (...)

APONTAMENTOS HISTORIOGRAFICOS E MILITANTES INICIAIS SOBRE O RIO DE JANEIRO E A QUESTÃO NEGRA

Rio de Janeiro: capital mundial do genocídio negro e de suas lutas escondidas pela burguesia

08 Feb 2013 | O reacionarismo constitutivo e sua vasta operação ideológica para encobertar sua origem e erguer um país ao mesmo tempo esbranquiçado e da “democracia racial” passam a fazer sentido. Os negreiros, com seu acumulo de capital, fundavam ou compravam engenhos e plantações de café, os (...)

RIO DE JANEIRO

A luta da Aldeia Maracanã: um exemplo contra o Rio dos grandes negócios

08 Feb 2013 | A tentativa de Cabral demolir a Aldeia não se trata só de um ataque a todos os índios do país, mas faz parte de um projeto de cidade baseado na militarização, UPP e higienização com remoção de milhares de trabalhadores e pobres para abrir espaço para a especulação imobiliária e os (...)

OPINIÃO

O Globo e a Casa Grande ou os jornalistas de “grosso trato” e a falsificação da história e do presente

14 Jan 2013 | Os traficantes de escravos no Rio de Janeiro do século XIX eram conhecidos como “comerciantes de grosso trato”, por razões auto-evidentes, até para os padrões de uma sociedade escravocrata. Hoje, 14/01/13, os editorialistas do O Globo se prezam a um papel semelhante. Seu “grosso (...)

MORTES, DESMORONAMENTOS, ENCHENTES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Mais um desastre anunciado! Os governo Dilma, Cabral e os prefeitos são os responsáveis!

04 Jan 2013 | O Estado do Rio de Janeiro tem exibido uma trágica lista de catástrofes quando chove mais forte. Estas catástrofes não são naturais e não são culpa dos moradores como quer a imprensa. As cidades são organizadas para o lucro capitalista, sobra aos trabalhadores e pobres morarem em (...)

DECLARAÇÃO ELEITORAL LER-QI RIO DE JANEIRO

A juventude e os trabalhadores não devem votar nos candidatos da privatização, exploração e militarização! Pela independência de classe nas eleições do Rio!

02 Oct 2012 | Milhares de jovens se empolgam com a candidatura do deputado do PSOL. Muitos despertam à política pela primeira vez, outras pessoas com alguns verões a mais também retomam uma militância que haviam deixado anos atrás. Junto a isto milhares de jovens, trabalhadores, funcionários (...)

A MAIOR GREVE DO FUNCIONALISMO FEDERAL EM ANOS

Unificar as greves contra o ataque ao direito de greve e como preparação aos planos de ajuste da burguesia e de Dilma

14 Aug 2012 | A linha dura do governo contra os grevistas não responde somente aos impactos econômicos causados pela greve de algumas categorias, como impactos em setores estratégicos que atuam nos portos e aeroportos; ela é também uma preparação para os futuros ataques que o governo e a (...)

ELEIÇÕES RIO 2012

FREIXO: representa uma nova cidade ou uma velha utopia de humanizar o capitalismo?

14 Aug 2012 | A candidatura Freixo parece uma grande novidade, mas seu discurso é “velho”, já que a “humanização do capitalismo”, retoma velhas experiências de séculos atrás e que mais recentemente remonta aos anos 2000 (com seus fóruns sociais, autonomismo, reformismo que fez surgir um Foro de São (...)

LUTA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Uma grande greve nacional que precisa ser vitoriosa

29 May 2012 | Começando pelos professores estamos vivendo a maior greve da educação superior federal no país em vários anos. Já são mais de 52 universidades e instituições de ensino superior em greve docente e ao menos 18 universidades em greves (...)

DEBATE NA UFRJ EM SOLIDARIEDADE AOS PRESOS POLÍTICOS NA USP

Estudantes se reúnem para se solidarizar com estudantes na USP e questionar a polícia também nos morros e favelas

28 Nov 2011 | Na quarta-feira 23/11 dezenas de estudantes se reuniram no IFCS/UFRJ para prestar sua solidariedade aos estudantes da USP e marcam um contraponto ao clima reinante no próprio IFCS como em todo Rio de Janeiro, de louvor a polícia e fechar os olhos a como está em curso um grande (...)

RIO DE JANEIRO

A ocupação da Rocinha inaugura uma nova era: a era das Olimpíadas e mais repressão aos trabalhadores, os pobres e os negros

14 Nov 2011 | A geografia das UPPs não permite tergiversações. Duas cidades no país tem unidades deste modelo traçado no PRONASCI (PAC da Segurança): Rio de Janeiro e Salvador. Duas cidades que além de serem destinos turísticos são e serão a cara do país na Copa do Mundo e sobretudo nas Olimpíadas (...)

SOLIDARIEDADE NO IFCS/UFRJ

Estudantes do IFCS/UFRJ organizam ações em solidariedade aos estudantes da USP, contra as remoções no Rio e pela retirada da polícia da USP, e dos morros e favelas

08 Nov 2011 | Quinta-feira organizaremos um ato-debate no pátio do IFCS para discutirmos como levamos nossa solidariedade e como avançamos em medidas para questionar a polícia não só na USP mas em todas universidades do país e junto disto, o conjunto de medidas repressivas que vem sendo (...)

SOMOS CONTRA A POLÍCIA NA UNIVERSIDADE PORQUE SOMOS CONTRA AS UPPS E POLÍCIA NOS MORROS E FAVELAS

Tal como nos morros e favelas a juventude não tem nada a ganhar com a presença da polícia nas universidades

02 Nov 2011 | A violência da polícia entrando nos corredores da FFLCH-USP para prender estudantes que estavam supostamente fumando maconha e a oposição do movimento estudantil a sua presença e prisões reabriram um grande debate nacional sobre a presença da polícia na universidade e ligado a isto (...)

POR UMA CAMPANHA OPERÁRIA E ESTUDANTIL EM DEFESA DA VIDA DE FREIXO E TODOS LUTADORES!

O Estado quer Marcelo Freixo e outros lutadores mortos! Por uma campanha dos sindicatos, DCEs e movimentos populares!

02 Nov 2011 | Desde ontem, terça-feira 1/11 o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) adotou um exílio temporário no exterior para denunciar as ameaças que sofre, a existência das milícias e reorganizar sua segurança pessoal e familiar. A dramática situação que vem se desenvolvendo para ele e sua (...)

A PROPÓSITO DO DEBATE ELEITORAL NA ESQUERDA DO RIO DE JANEIRO

Muito cálculo de votos, de composição, alianças e até programa, mas longe da luta de classes

28 Oct 2011 | Esse cenário regional poderia proporcionar a utilização desse espaço eleitoral para fortalecer as dezenas de lutas dos trabalhadores que vem ocorrendo como dos correios, dos bancos, dos professores, do Maracanã, setores populares em luta contra as remoções e estudantes (...)

RIO DE JANEIRO

Corrupção e violência começam a mostrar a verdadeira cara das UPPs e do exército no Alemão

16 Sep 2011 | A cada dia das últimas duas semanas emergiu uma nova denúncia, um novo confronto, um novo questionamento à política repressiva de Dilma e Cabral no Rio de Janeiro. Primeiro a denúncia de violência do exército no Alemão e de sua repressão à manifestação dos moradores onde escreviam (...)

APOIO A LUTA DOS TRABALHADORES E ESTUDANTES NO CHILE

Importante ato de solidariedade à luta dos estudantes e trabalhadores chilenos acontece no Rio de Janeiro

11 Sep 2011 | No dia em que se celebra o aniversário do sanguinário golpe de Pinochet organizamos um importante ato em solidariedade.

Construir um grande ato em apoio a luta dos estudantes e trabalhadores no Chile

07 Sep 2011 | RJ - Ato domingo 11/09 às 10hs no consulado do Chile (Praia do Flamengo, 344) || SP - ATENÇÃO: MUDANÇA DE LOCAL: Ato domingo 11/09 às 14hs na Praça Oswaldo Cruz || Campinas - Ato-debate as 17:00 na Casa de Cultura Hermínio Sachetta (...)

FRENTE AO QUESTIONAMENTO AO EXÉRCITO E UPPS NO ALEMÃO E CIDADE DE DEUS

Os trabalhadores protestam no Alemão e na Cidade de Deus: os primeiros questionamentos à política repressiva de Cabral e Dilma

31 Aug 2011 | “O povo do Alemão é humilhado pelo Exército. Sai o Comando Vermelho, entra o Comando Verde” lia um cartaz em um protesto no Alemão. Em diversas localidades do Alemão moradores ergueram faixas denunciando a repressão e humilhação sistemáticas que o exército impõe. Com estes (...)

MOBILIZAÇÃO NA UFF CONTRA VIA ORLA E VIA 100

Estudantes da UFF em luta contra a especulação imobiliária dão exemplo!

30 Aug 2011 | Nós do Bloco Anel Às Ruas RJ (LER-QI e independentes) saudamos a mobilização dos estudantes da UFF que estão em luta contra a construção das Via Orla e Via 100 que vão desalojar uma comunidade e parte da creche da faculdade em nome dos interesses da reitoria e do prefeito para (...)

SOLIDARIEDADE AOS ESTUDANTES E TRABALHADORES CHILENOS NO RJ

Pequeno mas barulhento – ato leva solidariedade aos estudantes e trabalhadores chilenos e atrai a população no Rio de Janeiro

25 Aug 2011 | Nesta quinta-feira enquanto o governo Piñera prendia milhares de manifestantes e assassinava um jovem, nós aqui no Rio de Janeiro organizamos um panelaço em apoio a sua luta. Reunidos rapidamente e, infelizmente sem um peso dado por nenhuma organização política, pudemos organizar (...)

RIO DE JANEIRO

Justiça brasileira nos faz reviver os tempos da ditadura: a censura de “A Serbian film”

11 Aug 2011 | Há 26 anos não se proibia uma peça, censurava um filme inteiro a qualquer audiência e muito menos apreendia-se a película. A mando do DEM a justiça do Rio recriou os tempos do AI-5.

Mais publicações: