Quinta 25 de Abril de 2024

RIO DE JANEIRO

Barrar o aumento imposto pelo prefeito Paes e os empresários do transporte!

07 Feb 2014 | A população do Rio viverá no próximo sábado 08 de fevereiro um novo ataque aos seus bolsos. Após ter retrocedido e esperado a poeira baixar com as mobilizações de junho que barraram o aumento sem ainda resolver o problema do transporte, o prefeito Eduardo Paes novamente anunciou na (...)

RIO DE JANEIRO

Anos após anos o Rio de Janeiro sofre com o caos capitalista

16 Dec 2013 | Mais de seis mil desabrigados, três mortos, escombros e sofrimento para os atingidos em todo o Rio de Janeiro, e ainda não são as chuvas de verão. Enquanto isso o prefeito Paes faz demagogia, Cabral vai à praia de helicóptero e os vereadores iniciam férias. Não foi só a chuva. Uma (...)

PROFESSORES

Direção do SEPE entrega a histórica greve da educação do Rio

26 Oct 2013 | Por 77 dias os professores do município do Rio protagonizaram uma histórica greve que comoveu o país e colocou no centro um dos temas levantados nas grandes marchas de junho: a educação

GREVE DE PROFESSORES NO RIO

Segue a heroica luta da educação no Rio: Tomar medidas urgentes contra a repressão e para a vitória da greve!

17 Oct 2013 | No dia do professor (15/10) os cariocas deram mais uma massiva manifestação de apoio aos profissionais da educação do município em greve. Dezenas de milhares voltamos a tomar as ruas em apoio à greve que já ultrapassa 68 (...)

PETROLEIROS

Barremos a privatização do Petróleo! Fortalecer a greve para derrotar o PL 4330 e barrar o leilão de Libra!

16 Oct 2013 | A partir das 23horas de hoje os petroleiros em todo o país irão cruzar os braços. A greve tem três pautas: o acordo coletivo, a rejeição ao Projeto de Lei (PL 4330) que precariza e generaliza a terceirização, e para barrar os leilões de petróleo e gás que ocorreram dia 21/10, (...)

RIO DE JANEIRO

Uma luta histórica que comove o país e aprofunda as mobilizações de junho

09 Oct 2013 | Dia 7/10 foi marcado por mais uma imensa manifestação no Rio de Janeiro. Mais de 50 mil professores, estudantes e diversos setores de trabalhadores e jovens em apoio a sua luta tomaram as ruas. Um dia de fúria e renovada repressão policial (...)

OPINIÃO

O que o caso Amarildo ensina aos marxistas sobre a polícia e sobre programa

09 Oct 2013 | Pouquíssimos anos atrás os poucos marxistas que nos atrevíamos a continuar levantando a posição de princípio de “dissolução das polícias” éramos tidos como ultra-esquerdista. A maioria da esquerda contentava-se em levantar um programa que ela argumentava que era o possível no momento, (...)

RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro: os reflexos de Junho, é possível vencer

25 Sep 2013 | O país mudou muito desde Junho e o Rio mais ainda. Estas novidades se expressam na revolta cotidiana nos trens e nestas novas greves que tem seu ponto mais alto nos professores do município, mas também atinge os professores do Estado e de diversos outros (...)

NACIONAL

Cadê o Amarildo?

09 Aug 2013 | Amarildo Dias, 47 anos, pedreiro, negro e morador da Rocinha, está desaparecido desde do dia 14 de julho, quando foi levado de sua casa pela polícia da UPP(Unidade Policial Pacificadora).

OPINIÃO

Uma imensa crise no governo Cabral, uma inicial crise no regime

02 Aug 2013 | Podemos e devemos levantar “Fora Cabral” mas devemos fazê-lo articulado a derrotar sua polícia e seu projeto repressivo e assassino, sobretudo da juventude negra. Podemos e devemos levantar um programa para a saúde, para a educação, para o transporte. E apoiando-se no ódio a sua (...)

RIO DE JANEIRO

Abaixo o decreto 43302! Abaixo o DOI-CODI de Cabral!

25 Jul 2013 | O governo Cabral está acuado com as manifestações. Vendo sua popularidade despencar (19% na última pesquisa, sendo que se elegeu com 66%), sofrendo questionamentos justamente de seus mais importantes legados começa a tomar medidas dignas do que sempre se cantou nas manifestações: (...)

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Papa Francisco no Brasil: A igreja católica busca renovar-se como mediação política e social

24 Jul 2013 | A escolha do cardeal Bergoglio como papa e sua escolha do nome papal de Francisco em homenagem a Francisco de Assis começa a se articular mais claramente nesta longa visita ao Brasil. É uma tentativa da igreja católica de mostrar-se próxima dos que sofrem as consequências de (...)

RIO DE JANEIRO

Juventude às Ruas – RJ organiza debate/passeio sobre história da luta dos negros e dos trabalhadores no Rio de Janeiro

23 Jul 2013 | Nós da Juventude às Ruas queremos ser parte ativa na reconstrução da verdadeira história da luta dxs negrxs e da classe trabalhadora deste país. Neste último sábado dia 20/07 realizamos um passeio/debate no Centro do Rio, que tem o objetivo de caminhar pelas ruas desenterrando a (...)

EM MEIO À IMENSA CAMPANHA PARA CRIAR EUFORIA PAPAL AS FORÇAS DE DILMA, CABRAL E PAES VOLTAM A REPRIMIR

Repressão para deixar as ruas livres ao Papa

22 Jul 2013 | Com imensa campanha midiática, mais de R$ 100 milhões em ajudas oficiais à Igreja católica, decretação de feriados, liberação do trabalho empresas, começa a JMJ. E como não poderia deixar de ser no Rio de Janeiro começou com gás lacrimogênio, balas de borrachas e ao menos quatros (...)

RIO DE JANEIRO

Construindo no dia a dia um programa e uma prática política para construir uma forte juventude pró-operária, combativa e desde a base

05 Jul 2013 | Junto aos companheirxs da Juventude às Ruas temos buscado atuar junto a dezenas de companheiros das mais distintas trajetórias políticas (alguns deles de outros grupos como o “Operação Pare o Aumento”) para formar um programa que dê lugar a uma atuação comum nas manifestações, nos (...)

DEBATE

Por que não defendemos a desmilitarização da polícia?

04 Jul 2013 | Muitos ativistas tem ficado revoltados com a brutal repressão, incluindo balas de verdade em manifestações, assim como a chacina que a polícia promoveu na Maré. Com esta revolta tem surgido muito além de setores da esquerda, mas de ativistas independentes a proposta de (...)

RIO DE JANEIRO

As mobilizações vão começando a tocar pilares do regime

04 Jul 2013 | Enquanto os corpos de moradores da Maré ainda são velados, ativistas que ocupavam a rua da casa do governador Cabral seguem presos em Bangu e as burocracias sindicais estão chamando uma greve geral que não menciona uma palavra dos presos políticos, dos assassinatos e nem sequer (...)

FRENTE A SITUAÇÃO NACIONAL E DA LUTA DE CLASSES

Proposta de "manifesto" para discussão

25 Jun 2013 | Escrevemos este rascunho de manifesto no dia 23/6 como proposta a ser levada a companheiros independentes e grupos políticos como tentativa, inicial e aberta para discutirmos conjuntamente, balanço e orientação, propostas, programa, frente ao cenário político e da luta de classes (...)

RJ: Polícia de Cabral mata 13 pessoas e pisoteia todos direitos civis dos moradores da Maré

25 Jun 2013 | Após uma manifestação pacífica ser reprimida em Bonsucesso com alegações de que estavam ocorrendo saques, a polícia deslocou-se para a vizinha Maré em uma operação de sistemática repressão e assassinato

Rio de Janeiro

A polícia de Cabral tenta matar manifestantes! Abaixo à repressão e a criminalização da luta social!

18 Jun 2013 | Na manifestação de ontem a polícia militar disparou contra manifestantes com armas de fogo. Até o momento temos notícia de 3 companheiros de luta atingidos pela polícia de Sérgio Cabral, que, por sorte, não perderam a vida e estão (...)

RIO DE JANEIRO

Liberar os presos políticos e barrar o aumento!Às Ruas!

17 Jun 2013 | Como bem diz um dos cantos dos atos a juventude do Brasil está saindo da inércia. Vinte centavos foi o estopim. A luta é muito maior.

LUTA CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM

Panfleto Juventude as Ruas RJ

14 Jun 2013 | Todos os anos sofremos com o aumento abusivo dos transportes em todo país e no Rio não é diferente. Pagamos caro para andar como sardinhas enlatadas nos ônibus, metrô e barca, num transporte caro e de péssima qualidade, assim o estado que serve como balcão de negócios dos grandes (...)

JUVENTUDE ÀS RUAS RIO DE JANEIRO

Juventude Às Ruas – Rio de Janeiro organiza importante seminário sobre questão negra

28 Mar 2013 | A Juventude Às Ruas - Rio de Janeiro (LER-QI + Independentes) organizou um importante seminário com o tema "Marxismo, questão negra e revolução no Brasil" para abrir as discussões e reflexões sobre como a questão negra é crucial para pensar um processo revolucionário no (...)

RIO DE JANEIRO

A remoção da Aldeia Maracanã e a repressão como exemplo de um projeto de cidade e país

25 Mar 2013 | O despejo da Aldeia Maracanã é uma ponta de lança de um ataque profundo e bem maior. É a concretização de um “projeto de cidade” que reprime os trabalhadores, os negros, os índios, para entregar terrenos e realizar projetos à favor de Eike, da FIFA e das empreiteiras. Este projeto de (...)

DECLARAÇÃO DE EMERGÊNCIA FRENTE À REPRESSÃO DA ALDEIA MARACANÃ

Repressão e remoção da Aldeia Maracanã: pela liberdade dos presos e construção urgente de um forte movimento!

22 Mar 2013 | A dura repressão, planos de destruição do edifício, prisão de manifestantes foi uma clara mostra de até onde querem ir os governos Dilma, Cabral e Paes neste projeto repressivo e para a elite que estão fazendo com a desculpa da Copa e Olímpiadas, das UPPs à repressão a ocupações e (...)

Mais publicações: