Quinta 25 de Abril de 2024

Revolução Russa

Curso sobre a revolução russa reúne trabalhadores em São Paulo e Campinas

24 Feb 2015 | Mais de cem trabalhadores se reuniram nos dias 7 e 8 de fevereiro para refletir sobre essa grande revolução

Pierre Broué e as lições da luta pelo bolchevismo

18 Jan 2015 | Pierre Broué foi o mais importante historiador do bolchevismo, tendo dedicado um grande esforço para elaborar diversos trabalhos capazes de demonstrar as ideias, a prática, o percurso histórico desse que, até hoje, permanece sendo o mais importante partido revolucionário que a (...)

O Trem de Lênin

04 Jan 2015 | Em março de 1917, Lênin embarca em um trem alemão para conseguir retornar à Rússia e dirigir a primeira revolução operária vitoriosa da história. A série televisiva italiana Il Treno di Lenin (O trem de Lênin) conta essa (...)

Isadora Duncan, uma dançarina do futuro

29 Dec 2014 | Isadora Duncan considerava sua arte como um esforço para expressar, em gestos e movimentos, a verdade do seu ser. Desde o começo de sua vida, nada mais fez que dançar sua própria vida; quando criança dançava espontaneamente sobre coisas que cresciam a sua volta; adolescente, (...)

Dia da mulher, o dia da revolução

01 Dec 2014 | Em 1917, o dia da Mulher começava com uma greve das operárias têxtis, e se transforma no primeiro dia da Revolução Russa. Essa greve não havia sido a primeira. As lutas operárias entre 1905 e 1907 incluíam nas suas demandas as necessidades das (...)