Sexta 19 de Abril de 2024

Internacional

PTS ARGENTINA

Repúdio ao assassinato dos dirigentes operários da Venezuela e castigo aos responsáveis

29 Nov 2008   |   comentários

Quinta-feira (27) foram brutalmente assassinados três dirigentes da Unión Nacional de Trabajadores (UNT) do estado Aragua, Venezuela, e da Unidad Socialista de Izquierda (USI), grupo irmão da Izquierda Socialista da Argentina.

Segundo as primeiras informações, os companheiros Richard Gallardo, Luis Hernández e Carlos Requena foram vítimas de tiros vindos de um automóvel. Encontravam-se na zona industrial depois de haverem participado de ações de solidariedade aos 400 operários que permanecem em greve e ocupação da empresa Alpina (multinacional cujos donos são colombianos), que na mesma tarde haviam sido ferozmente reprimidos pela polícia, deixando quatro operários feridos.
Antes de serem assassinados, os companheiros, como membros da central sindical, haviam defendido o estado de alerta da UNT para impedir o fechamento da empresa, quando declararam que pediriam “ao governo a expropriação e a colocação em produção sob controle dos trabalhadores” .

Luis Hernández e Richard Gallardo, além disso, haviam sido candidatos às eleições venezuelanas do último domingo (23) pelo partido Unidad socialista de Izquierda (USI) para a prefeitura do município de Zamora e para a Assembléia de Deputados de Aragua.

Repudiamos este crime e chamamos a realização de uma campanha internacionalista para castigar os responsáveis materiais e intelectuais do tripo assassinato contra dirigentes operários e socialistas. Nos colocamos à disposição dos companheiros da Izquierda Socialista para impulsionar a ação conjunta de todas as forças e organizações dos trabalhadores, estudantes e da esquerda.

Direção nacional do Partido de los Trabajadores Socialistas (PTS)<br>
Buenos Aires, Argentina, 28 de novembro de 2008
www.pts.org.ar

Artigos relacionados: Internacional









  • Não há comentários para este artigo