Quinta 25 de Abril de 2024

Movimento Operário

DENÚNCIA

“Querem que desocupemos o Centro de Saúde e não sabemos para onde vamos nem como ficará a população”

19 Dec 2009   |   comentários


Depoimento de Dinizete Xavier, funcionária do Centro de Saúde Escola Butantã e militante do Pão e Rosas

O Centro de Saúde Escola Butantã vem passando por um processo de sucateamento através da falta de manutenção do prédio, a ponto de chegar a cair o forro do teto, a falta de rampa ou elevador para portadores de necessidades especiais, entre outros. Através da não contratação e de reposição dos profissionais de saúde como médicos(as), trabalhadores(as) de enfermagem, assistentes sociais e outros. Enquanto isso a universidade de São Paulo através da ex Reitora Suely Vilela e do diretor da Faculdade de Medicina assinaram um contrato de gestão entregando para a Fundação Faculdade de Medicina toda a administração e gerenciamento das unidades básicas de saúde da região Oeste. Ou seja, o prefeito Kassab terceirizou esses equipamentos de saúde entregando para a Fundação.

O diretor do Centro de Saúde acha que se ficarmos fora do contrato de gestão estaremos no “limbo”, porém estar dentro deste contrato é ser terceirizado também. E para forçar mais a barra, o prefeito está retirando seus médicos do Centro de Saúde, são médicos e médicas que são funcionários da Prefeitura e prestam atendimento lá. E quando foram negociar com a Prefeitura para assinar convênio SUS para manter a parte que cabe à população e manter os médicos lá, foi proposto pelo secretário adjunto da saúde que municipalizasse o Centro de Saúde, pois municipalizando esse centro entra no contrato de gestão, ou seja, será terceirizado passando para as mãos das OSs (Fundação Faculdade de Medicina).

E ao mesmo tempo querem reformar o posto sem os trabalhadores lá, querem que desocupemos o prédio, então nem temos certeza se voltaremos, como ficaremos, onde ficaremos e como fica a população. O desmonte é tanto que até a pediatria já saiu de lá dando desculpas que era para reformar, porém nem houve ainda a licitação. O mais grave é que o atual diretor do Centro de Saúde Escola está defendendo a municipalização dizendo que é só por enquanto, e que até estar a Fundação administrando essa região e terminando o contrato nós todos voltaremos.

Só que isso não é verdade, pois municipalizar o Centro Escola é o mesmo que desvincular da USP e passar para o município e, mais grave ainda, terceirizar. Para o CSEB sobreviver, é preciso que a Reitoria da USP assuma a sua parte, contratando mais trabalhadores e contribuindo com a sustentação. E com a prefeitura seria preciso assinar um convênio pelo SUS para a manutenção dos médicos e de outros materiais para a população. Ainda assim, é necessário que todos os trabalhadores da USP em aliança com a população resistam a este ataque e defendam o Centro de Saúde Escola Butantã!

Artigos relacionados: Movimento Operário , Mulher , São Paulo Capital









  • Não há comentários para este artigo