Sexta 29 de Março de 2024

Movimento Operário

POR SINDICATOS CLASSISTAS, COMBATIVOS E INDEPENDENTES DO GOVERNO LULA

Por que apoiamos/incorporamos a chapa Sindicato é prá lutar para o Sintunesp!

26 Sep 2009   |   comentários

Esta greve nos mostrou a necessidade de ter um sindicato que corresponda às necessidades dos trabalhadores. Enquanto o Sintusp, um verdadeiro sindicato classista e combativo, deu mais um exemplo de luta, nosso sindicato não organizou a greve, que impusemos com nossa força, e depois vieram com o indicativo de fim de greve cantando vitória sem nenhuma conquista efetiva.

Por isso, decidimos apoiar a chapa Sindicato é prá lutar, que se formou como oposição à atual diretoria, lutando dentro dela por um sindicato classista, isto é, que defenda os interesses do conjunto dos trabalhadores de forma independente dos governos e patrões (no nosso caso, a reitoria). Que não aceite as divisões que nos impõe a reitoria entre trabalhadores autárquicos, celetistas e de fundações, entre efetivos e terceirizados, que lute pela incorporação dos terceirizados, sem concurso público, com os mesmos direitos que nós!
Precisamos de um sindicato que construa uma unidade combativa das universidades estaduais paulistas, lado a lado com o Sintusp e os estudantes combativos na luta contra as reitorias e o governo Serra.

Não queremos mais um sindicato que não leve sequer a luta em defesa do nosso salário, direitos e condições de trabalho até o final. Precisamos de um sindicato que lute por democratizar a universidade, defendendo os lutadores reprimidos como Brandão do Sintusp que foi demitido ilegalmente, lutando pela sua reintegração e contra a polícia no campus. Que não aceite a universidade como ela é hoje nas quais milhões de filhos de trabalhadores são proibidos de entrar pelo funil do vestibular! Pagamos milhões de impostos em tudo que fazemos, e todo esse dinheiro é gasto com banqueiros, empresários e corruptos. Basta! Queremos uma universidade, sem vestibular, democrática, com melhores condições de trabalho e a serviço dos trabalhadores e do povo pobre!
É fundamental que os trabalhadores da Unesp aproveitem essa eleição para forjar um setor combativo no Sintunesp que se alie ao Sintusp no combate no interior da Conlutas para construir uma coordenação nacional combativa para que a atual crise económica não seja descarregada sobre as costas dos trabalhadores.

Assinam: Ana Paula - Restaurante Universitário, Cássio - R.U., Carlinhos - R.U., Emerson - R.U., Rafael Del – R.U., Válter - R.U. e Vitor – CEES.

Artigos relacionados: Movimento Operário









  • Não há comentários para este artigo