Terça 16 de Abril de 2024

Paula Bach





TODAS AS PUBLICAÇÕES

Summers, Yellen, Marx

01 Mar 2015 | A inversão como problema do capital e as questões de forma e conteúdo nas teses burguesas da “estagnação secular”. O discurso de Janet Yellen perante o senado norte americano. Os “tributos” reacionários.

Reflexões sobre a Grécia

04 Feb 2015 | A Grécia é um expoente máximo dos efeitos acumulados da crise econômica mundial. Como assinala o editorialista do Financial Times, Martin Wolf, o desemprego alcançou 26% e o PIB se encontra também em 26% abaixo do seu pico anterior à crise de 2008. O gasto da sociedade grega em (...)

O petróleo abala a economia mundial

16 Dec 2014 | Esta queda acumulada, ainda distante do profundo retrocesso de 2008, se torna – de acordo com Financial Times –, no terceiro declínio mais profundo dos preços do petróleo em três décadas. A queda nos preços do petróleo bruto – que se combinou com o adiantamento das eleições (...)

O que é bom para a humanidade não é bom para o capital

17 Nov 2014 | Um estudo publicado recentemente pelos pesquisadores da London School of Economics, Emmanuel Saenz e Gabriel Zucman, seguindo os caminho de Thomas Piketty, conclui que na sociedade norteamericana a desigualdade social está chegando a níveis (...)

Uma interpretação marxista do estancamento secular

05 Nov 2014 | Em um artigo recente publicado no jornal britânico Financial Times, o economista Gavyn Davies, ressalta que nos anos posteriores à Grande Recessão de 2008/9, as previsões de crescimento econômico mundial, demostraram ser, de forma recorrente, demasiado elevadas. Esta (...)

China: de Giovanni Arrighi ao General norteamericano Clark

29 Oct 2014 | Há alguns poucos anos o já falecido economista e sociólogo italiano Arrighi publicava seu célebre trabalho Adam Smith em Pequim. Em uma reinterpretação explícita da teoria de Adam Smith, o trabalho supunha que o economista escocês não haveria, na realidade, teorizado sobre o (...)

Sobre o destino da China e da economia mundial

22 Oct 2014 | Os olhares sobre as tendências fundamentais da economia mundial se pousam em três focos. Estados Unidos, Europa – com Alemanha como ato principal – e China. Coloquemos as coisas da seguinte maneira: o agravamento das tendências deflacionárias na Europa e dados sobre a debilidade (...)

CUPULA DA UNIÃO EUROPÉIA

Quando o diabo esconde o rabo

08 Jul 2012 | Os resultados da recente décima nona “cúpula de emergência” da União Europeia cujos principais protagonistas foram a chanceler alemã Angela Merkel, o primeiro ministro italiano Mario Monti, e os presidentes da França François Hollande e da Espanha, Mariano Rajoy, continuam sendo (...)

INTERNACIONAL

Um espectro ameaça a Europa

29 May 2012 | O premio Nobel de economia e colunista da The New York Times, Paul Krugman prevê a “saída grega do euro, muito possivelmente para o próximo mês”. No caso de cumprir-se tal diagnóstico tanto Krugman como os periódicos Financial Times e Der Spiegel dizem que o pânico se estenda ao (...)

CRISE ECONÔMICA MUNDIAL

Frente a um novo ponto de inflexão?

01 Dec 2011 | Uma das três classificadoras de crédito mais importantes, a agência anglo-saxônica Moody’s, ameaçou rebaixar a nota de 87 entidades bancárias de 15 países da União Europeia. Os títulos públicos da dívida italiana pagarão, para conseguir crédito no mercado, uma taxa de interesse mais (...)

TERCEIRO ANO DA CRISE ECONÔMICA INTERNACIONAL

As medidas de contenção se tornam elos débeis

03 Nov 2011 | O presente artigo foi publicado na revista Estratégia Internacional Nº 27, em espanhol. Avaliamos que seria importante publicá-lo, com capítulo de atualização que busca contrastar as tendências apontadas no artigo original com o modo como se desenvolveram, considerando que nos (...)

CRISE ECONÔMICA

Vertigem na economia mundial

05 Aug 2011 | Nos EUA, Dow Jones caiu 8 dias consecutivos, questão que parece que só sucedeu 7 vezes na história, incluindo o ano em que os EUA entraram na Segunda Guerra Mundial. Na Europa, pelas vendas de ações desta semana, esfumaçaram-se mais de 400.000 milhões de euros de capitalização do (...)

CRISE ECONOMICA MUNDIAL

Entre o fantasma de “Lehman” e a negociação

28 Jul 2011 | No próximo 2 de agosto vence o prazo para que o Congresso norteamericano autorize o poder executivo a aumentar o tamanho da dívida pública que, com 14,3 trilhões de dólares (100% do PIB), alcançou seu topo. Este trâmite burocrático, que desde a presidência de Reagan tem sido levado (...)

CRISE ECONÔMICA

Europa: das “duas velocidades” a um choque em cadeia?

03 Jun 2011 | A crise de dívida que golpeia Grécia, Portugal, Irlanda, Itália e Espanha, já não é só uma crise de dívida. A profunda crise política aberta como subproduto dos planos de ajuste na Espanha, em Portugal e na Grécia torna impensável que os desprestigiados governos possam redobrar os (...)

A ECONOMIA MUNDIAL FRENTE A UMA CRISE DE DÍVIDA

A dívida norte-americana

18 May 2011 | Pela primeira vez na história, a agência qualificadora Standar & Poor’s passou de estável à negativa a perspectiva de qualificação da dívida norte-americana posto que “duvida da capacidade da classe política estadunidense de enfrentar o déficit orçamentário”. O economista chefe do (...)

INTERNACIONAL

Coréia do Sul: fracassos e armadilhas do G-20

28 Oct 2010 | No final de semana passada se realizou na cidade de Gyenongju, Coréia do Sul, a reunião dos ministros das finanças dos chamados países do G-20, destinada a definir a agenda da Cúpula dos chefes de Estado e Governo programada para o próximo 12 de novembro em Seul. A principal (...)

INTERNACIONAL

Impotência e divisões do G-20 frente à crise mundial

01 Jul 2010 | A crise que golpeia a Europa, enquanto os recentes dados negativos referentes à economia norte-americana e o anúncio de uma provável diminuição no ritmo de crescimento da economia chinesa, provocaram uma queda generalizada das bolsas do mundo. Essa situação põe em dúvida a débil (...)

CRISE ECONÔMICA INTERNACIONAL

Sobre economia, política, capitais e estados capitalistas

01 Jun 2010 | Depois que o FMI e a União Européia concederam à Grécia parte do dinheiro comprometido no “resgate”, o foco da crise econômica e também política, se transladou para a Espanha. Seu presidente, José Luis Rodríguez Zapatero anunciou no parlamento um plano de ajuste que inclui uma (...)

EUROPA

A Grécia em uma armadilha

23 Apr 2010 | A economia grega está numa armadilha. Uma “espiral mortal em direção ao default”, conforme Paul Krugman. Quanto mais os capitais financeiros internacionais suspeitam que a Grécia pode deixar de pagar suas dívidas, maiores interesses lhe cobram para provê-la de (...)

CRISE ECONÔMICA INTERNACIONAL

Começou o segundo capítulo?

25 Feb 2010 | Três elementos chaves se combinaram no cenário econômico global (crise financeira em três países europeus, crise do relacionamento entre EUA e China e crise interna dos EUA), pode estar anunciando a abertura de um novo ciclo de crise econômica (...)

QUATRO PERGUNTAS SOBRE A CRISE ECONÔMICA MUNDIAL

Ruídos de “recuperação”

18 Dec 2009 | Há horas apenas, na Grécia, a bolsa de Atenas sofreu uma forte caída seguindo os bônus da dívida pública, uma rota similar. Estes fatos dizem muito a respeito do caráter da “recuperação” à que assistimos.

OS PONTOS CRÍTICOS DA ECONOMIA MUNDIAL

Mentiras e verdades sobre a reunião do G20 em Pittsburgh

06 Oct 2009 | G-7, G-8, G-14, G-20…acompanharam durante os últimos anos o declínio da hegemonia norte-americana e da ordem econômica mundial comandada por ela. Contudo, não são expressão da instauração de uma ordem mundial progressivamente multipolar e mais (...)

DEBATES

Enganações do "humanismo" keynesiano

13 Oct 2008 | A atual crise financeira que estourou no coração do capitalismo ameaça se converter em uma intensa recessão internacional. A chuva de condenações saída do espectro dos economistas e comentaristas "progressistas" aos "paradigmas hegemônicos", às "idéias da ortodoxia liberal", ao (...)

PARA ENTENDER A CRISE

Cinco perguntas importantes sobre a crise capitalista mundial

11 Feb 2008 | A atual crise econômica tem como epicentro nada mais e nada menos que os Estados Unidos. A chamada “Superterça” foi na verdade a “terça maldita” para sua economia. O anúncio de que no mês de janeiro a atividade do setor de serviços registrou a sua primeira contração desde a recessão (...)