Quinta 25 de Abril de 2024

CONGRESSO DE FUNDAÇÃO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES

Completar a fundação do partido nas ruas com a COB e contra o governo

09 Mar 2013 | Em Huanuni, nos dias 7 e 8 de março, com a presença de mais de 1300 credenciados de aproximadamente 100 organizações participantes, se realizou o congresso de fundação do Partido dos Trabalhadores convocado pela COB(Central Operária Boliviana) em cumprimento das resoluções do XV (...)

BOLÍVIA

O abstencionismo do POR faz o jogo da burocracia da COB

27 Feb 2013 | O POR (Massas) se opõe frontalmente à criação de um IPT baseado nos sindicatos a partir de uma política estritamente sindicalista, sectária e autoproclamatória. O POR centra sua crítica na participação nas próximas eleições (...)

BOLÍVIA

A LOR-CI na Comissão Política da COB

26 Feb 2013 | A LOR-CI [Liga Obrera Revolucionaria por la Cuarta Internacional - seção boliviana da FT] luta no interior da Comissão Política (CP) da COB com dois eixos centrais: o da independência política dos trabalhadores em relação ao governo do MAS, ao Estado, suas instituições repressivas (...)

II CONGRESSO DO NPA

Uma tentativa incerta de recomposição à direita

10 Feb 2013 | O congresso se deu após a fenomenal crise que o NPA atravessou, e que levou a que a maioria da direção histórica da ex-LCR se dividisse e um importante setor desta se dissolvesse no Front de Gauche (FG), constituindo a Gauche Anticapitaliste (GA) em seu interior. Por outro lado, (...)

II CONGRESSO DO NPA (FRANÇA)

O NPA : « partido de lutas » ou partido revolucionário da classe operária?

04 Feb 2013 | O refluxo do ciclo de lutas operárias e populares dos "anos 1968", gerou uma série de ideologias sobre o fim da classe operária, e, portanto, da possibilidade história de superação do capitalismo. Em quatro anos de debates, desde a fundação do NPA, é evidente que nosso partido não (...)

II CONGRESSO DO NPA (FRANÇA)

Nem “governo anti-austeridade”, nem para-sindicalismo: por um NPA revolucionário!

01 Feb 2013 | O Congresso acontece em um contexto de crise do partido. Essa crise, certamente agravada pela cisão da Esquerda Anticapitalista (GA), se expressa pela grande perda anterior de ¾ de nossos efetivos. Há necessidade de tirar um balanço à luz da experiência e das insuficiências do (...)

II CONGRESSO DO NPA (FRANÇA)

O NPA não será um verdadeiro partido anticapitalista sem que esteja ancorado na teoria e na formação marxistas.

01 Feb 2013 | Um dos fracassos experimentados infelizmente pelo nosso partido diz respeito ao fato de que não é capaz de atrair para si os setores da juventude que a crise histórica do capitalismo impulsionou à radicalização desde (...)

II CONGRESSO DO NPA (FRANÇA)

Estejamos enfim à altura de nossas tarefas: por um NPA revolucionário!

01 Feb 2013 | Enquanto a crise do capitalismo acarretará ataques terríveis contra nossa classe, cabe a nós rompermos com uma política confusionista que é em grande parte responsável pela marginalização de nosso partido.

IMPORTANTE DEBATE NA CENTRAL OPERÁRIA BOLIVIANA (COB)

Rumo à fundação de um Partido de Trabalhadores?

28 Jan 2013 | Nas últimas quinta e sexta-feira, 17 e 18 de janeiro, na cidade de Cochabamba, foi realizada a “Primeira Conferência Político-Sindical dos Trabalhadores da Bolívia”. Ali foi decidida a fundação do Instrumento Político de Trabalhadores, aprovando-se em geral a declaração de (...)

CICLO "POR QUE TROTSKY?"

A crise capitalista e a necessidade da reconstrução da IV Internacional

07 Dec 2012 | No dia 8 de novembro mais de 120 pessoas dentre estudantes, trabalhadores e militantes de organizações da esquerda compareceram ao debate convocado pela LER-QI para discutir a crise capitalista e a necessidade da reconstrução da IV Internacional hoje. Esta atividade encerrou a (...)

AS BATALHAS DO PTS NO CENÁRIO NACIONAL ARGENTINO

Grande atuação e presença do PTS na paralisação do 20N

26 Nov 2012 | Com a paralisação geral do 20 N na Argentina, a situação nacional e uma das suas características mais novas foi o peso da esquerda, e em especial no PTS, organização irmã da LER-QI na Argentina.

DEBATE COM O PO ARGENTINO

O PO ataca a FT-QI para encobrir seu "nacional trotskismo"

13 Oct 2012 | Osvaldo Coggiola, professor argentino da USP e militante do PO no Brasil ataca duramente a LER-QI no periódico “Prensa Obrera nº1241”, sob o ofuscado título: “Uma seita híper cretina”. O ataque do PO às organizações que integramos a Fração Trotskista – Quarta Internacional, através do (...)

SAIU A ESTRATÉGIA INTERNACIONAL No28

A propósito da publicação da revista Estratégia Internacional entrevistamos Emilio Albamonte e Claudia Cinatti.

16 Sep 2012 | Publicamos entrevista com Claudia Cinatti e Emilio Albamonte sobre a nova revista Estratégia Internacional.

LIGA ESTRATÉGIA REVOLUCIONÁRIA

Realizou-se o III Congresso da LER-QI

07 Sep 2012 | Em meio a um cenário internacional de desenvolvimento e aprofundamento da crise econômica internacional, que cada vez mais se combina com fortes mobilizações internacionais da juventude e em lutas dos trabalhadores (ainda incipientes, mas que mostram toda a força), nos dias 19, (...)

PELA RECONSTRUÇÃO DA IV INTERNACIONAL

Rumo ao III Congresso da Liga Estratégia Revolucionária

14 Aug 2012 | Nos dias 18 e 19 de agosto se realizará o III Congresso da Liga Estratégia Revolucionária, integrante da Fração Trotskista – Quarta Internacional. Será um momento onde dezenas de delegados, militantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Campinas, Marília, Franca, ABC (...)

MAIS DE 150 JOVENS E TRABALHADORES PARTICIPAM DE VIDEO-CONFERÊNCIA COM RAUL GODOY

“Nossa língua é a luta de classes"

02 Aug 2012 | Neste último dia 29, domingo, realizamos na “Casa Socialista Karl Marx” uma empolgante teleconferência com Raul Godoy, dirigente do PTS (“Partido dos Trabalhadores Socialistas”, organização irmã da LER-QI na Argentina) e deputado ceramista de Neuquén eleito pela FIT (“Frente da (...)

TEORIA

A 71 anos do assassinato de Leon Trotsky

01 Jun 2012 | O assassinato de Leon Trotsky foi um frio cálculo político de Stalin, baseado na previsão de que a Segunda Guerra mundial engendraria novamente a revolução, tal como havia ocorrido na primeira guerra com a revolução russa em 1917. Trotsky encarnava a experiência viva da revolução (...)

INTERNACIONAL

1º de maio no Chile

05 May 2012 | O Partido dos Trabalhadores Revolucionários (PRT-CcC) marchou levantando as bandeiras de um movimento operário classista e combativo.

INTERNACIONAL

1º de Maio na Alemanha

05 May 2012 | Na Alemanha, iniciam as negociações do contrato coletivo para os dois milhões de trabalhadores do setor metalúrgico. Neste contexto, as manifestações sindicais no primeiro de maio foram maiores que em anos anteriores.

DECLARAÇÃO

Camila Radwanski, presente, hoje e sempre!

15 Apr 2012 | Segunda-feira, dia 09/04, fomos surpreendidos pela trágica notícia da morte de nossa companheira Camila Radwanski. Camila, militante do Pão e Rosas, se suicidou naquele dia. Colocou fim a imensa convulsão interna entre uma paixão pela vida e sua transformação e a intensa dor que (...)

ENTREVISTA COM EMILIO ALBAMONTE

Seminário sobre a tática e a estratégia na época imperialista

07 Mar 2012 | Nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro realizou-se no salão principal do Hotel Bauen (Buenos Aires, Argentina) o seminário “A concepção de estratégia no marxismo de Leon Trotsky”, coordenado por Emilio Albamonte, do qual participaram mais de 200 dos principais dirigentes e quadros (...)

FORMAÇÃO MARXISTA

Seminário discute a atualidade do marxismo revolucionário diante da crise capitalista e dos desafios para os trabalhadores e a esquerda

28 Feb 2012 | Entre os meses de janeiro e fevereiro de 2012, teve início um seminário de formação marxista da LER-QI, com o objetivo de afiar as armas do marxismo revolucionário para encarar os desafios que a mudança de etapa em escala internacional, da qual estamos vivendo uma fase de (...)

FRAÇÃO TROTSKISTA

Carta do PTS (FT-QI) ao Partido Obrero

19 Feb 2012 | Ontem nos interamos através de declarações do companheiro Altamira em uma nota do diário Página/12 que em seu próximo congresso partidário discutirão uma proposta de constituição de um partido comum das forças que integramos a FIT. Estas declarações nos foram ratificadas por Gabriel (...)

DEBATE SOBRE A SITUAÇÃO INTERNACIONAL

Uma crise histórica

21 Dec 2011 |

Mais publicações: