Terça 23 de Abril de 2024

Palavra Operária nº084

CONTATO [email protected]

Nacional

LUTAR CONTRA A IMPUNIDADE DOS ASSASSINATOS DE HOMOSSEXUAIS EM TODO BRASIL!

Brutal assassinato de jovem por homofobia na Bahia

Por: Adriano Favarin, estudante da UNESP/Franca Esses casos emblemáticos de assassinatos, ao serem compreendidos no marco dessa ofensiva do Estado e de seus representantes sobre o controle dos nossos corpos, evidenciam como não se tratam de casos isolados, muito menos consequências de ações individuais, mas sim do reflexo social de um Estado que, para existir enquanto tal, necessita da reprodução da opressão de gênero e da normatividade sexual, e de um governo, Dilma (PT), que às custas de manter o amplo leque de apoios que permitem a sua (...)

POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA

A fraca reação de Dilma ao golpe no Paraguai como uma expressão da maior subordinação do Brasil aos EUA

Por: Daniel Matos , Leandro Ventura A aceitação passiva do “golpe brando” no Paraguai mostra um passo maior de Dilma em falar cada vez mais fino com Washington. E por outro, apesar da retórica, o saque que o Brasil realiza do Paraguai e da Bolívia, seja pelos recursos hídricos ou de gás, não é nada que se compare a não falar grosso; é fazer parte – junto e subordinada aos planos imperialistas – do saque semi-colonial da América do (...)

RIO+20

A falácia do “capitalismo verde” não passa de um bom negócio

O fato é que as três principais decisões esperadas da Rio + 20 não foram aprovadas e os objetivos se reduziam a cada dia, inclusive com a prévia retirada da pauta “balanço desde a Eco 92”. Confirmando as expectativas que trabalhamos no texto anterior, este evento expressou de modo concentrado a agonia do capitalismo mundial em sua fase de decadência, como chamou Lênin, o imperialismo. – LEIA TAMBÉM "A FALÁCIA DO CAPITALISMO "VERDE" E A NECESSIDADE DE RECUPERAR O MARXISMO PARA ENFRENTAR A CATÁSTROFE (...)

LUTA CONTRA IMPUNIDADE AOS TORTURADORES E ASSASSINOS DA DITADURA MILITAR

A Luta por uma estratégia independente, democrática e massiva para a Comissão da Verdade da USP

OPORTUNISMO ELEITORAL DO PSTU

O mau exemplo que vem de Belém

Por: Thiago Flamé No dia 2 de julho, a direção nacional do PSTU publicou uma nota intitulada “Por que estamos em uma frente com o PSOL e o PCdoB em Belém?”. É uma boa pergunta. O que faria um partido que se reivindica revolucionário numa frente eleitoral com um dos principais partidos da base de sustentação do governo federal no interior dos sindicatos, do movimento estudantil e movimentos populares? Para justificar sua política o PSTU primeiro faz malabarismos para acochambrar suas críticas ao PCdoB com uma (...)

Internacional

CUPULA DA UNIÃO EUROPÉIA

Quando o diabo esconde o rabo

Por: Paula Bach Os resultados da recente décima nona “cúpula de emergência” da União Europeia cujos principais protagonistas foram a chanceler alemã Angela Merkel, o primeiro ministro italiano Mario Monti, e os presidentes da França François Hollande e da Espanha, Mariano Rajoy, continuam sendo matéria de especulação entre os principais analistas financeiros. Dentre as medidas aprovadas se destacam a possível recapitalização bancária direta às entidades, o fato de que o MEDE (Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeiro) (...)

REUNIÃO DO MERCOSUL E UNASUL EM MENDOZA

Capitulação frente ao golpe direitista no Paraguai

Por: Eduardo Molina Em Mendonça, onde se realizou a reunião do Mercosul e a reunião de emergência da Unasul, foram adotadas duas resoluções chaves em relação ao golpe “institucional” no Paraguai que destituiu o presidente Lugo no último 21 de julho. Foi imposto o acordo entre Brasil e Argentina, mas a Unasul saiu desiludida da cúpula, sem poder dissimular as diferenças entre seus membros em relação a crise paraguaia, ainda que colocando um limite à intervenção da OEA, que tem por trás os EUA buscando uma linha (...)

LUTA MINEIRA NO ESTADO ESPANHOL

Estado policial contra os trabalhadores do carvão: a luta continua

Por: Clase contra Clase, Estado Espanhol As imagens de fogo, as barricadas, a fumaça e os valentes mineiros já se tornaram habituais durantes esses meses. Depois de 36 dias de greve, nas últimas semanas, a luta dos mineiros recrudesceu a duros enfrentamentos com a polícia, enquanto o governo também endurece seu plano de cortes. Na reunião de segunda-feira, 2 de julho, entre as centrais sindicais UGT (União Geral dos Trabalhadores) e C.O. (Comissões Operárias) e o ministro da Indústria José Manuel Soria, este demonstrou sua intenção de não (...)

CONFERÊNCIA NACIONAL DE TRABALHADORES - ARGENTINA

Mais de 4000 participantes na Conferência Nacional de Trabalhadores convocada pelo PTS

Por: PTS, Argentina Com mais de 4000 participantes, realizou-se neste domingo, no estádio coberto de Ferro, a Conferência Nacional de Trabalhadores convocada pelo PTS com os delegados classistas de todo o país que incluíam militantes de 143 sindicatos de 14 províncias. – Leia também: – AS BATALHAS DO PTS NO CENÁRIO NACIONAL. UMA NOVA MILITÂNCIA POLÍTICA PARA CHEGAR A DEZENAS DE MILHARES DE TRABALHADORES E JOVENS – TRABALHADORES IMIGRANTES VÃO À CONFERÊNCIA. “VAMOS PROPOR UMA GRANDE CAMPANHA CONTRA O TRABALHO (...)

"Queremos colocar de pé uma alternativa à burocracia sindical e aos partidos dos patrões"

Em uma entrevista realizada no dia 30/06/12 no programa de rádio 'Pateando el Tablero' transmitido aos sábados das 11 a 13 hs por "FM La Boca 0.1 mhz", Raúl Godoy responde as distintas posições que se deram em torno da participação da esquerda classista na paralisação e mobilização de quarta 27 de junho, e sobre o debate nacional que ocorrerá durante toda a Conferência Nacional de Trabalhadores do PTS. – Escute a entrevista (...)

CONFERÊNCIA NACIONAL DE TRABALHADORES - ARGENTINA

Trabalhadores gráficos: militância operária e partido

Movimento Operário

FORMAÇÃO POLÍTICA

O Manifesto Comunista para trabalhadores e trabalhadoras

Por: Claudionor Brandão, diretor do Sintusp e militante da LER-QI Nos dias atuais, em que uma grave crise de econômica, similar à aberta em 1929, vem evidenciar o aprofundamento da total e irreconciliável contradição existente entre o modo de produção capitalista, em franca decadência, e as forças produtivas despertadas desde a época do desenvolvimento e da consolidação do próprio capitalismo como novo modo de produção, uma tarefa especial se destaca dentre as muitas tarefas importantes colocadas para os revolucionários; esta é a tarefa de promover o reencontro (...)

UM DEBATE COM O SINDICATO DOS METROVIÁRIOS

É preciso tirar lições da paralisação dos metroviários

Com 5 capitais do país em greve de metroviários e com uma greve da CPTM no mesmo dia, o Sindicato dos Metroviários, dirigido pelo PSTU e PSOL (CST e CSOL), utilizou amplamente a greve para propagandear sua gestão no sindicato nacionalmente, defendendo a greve como um “exemplo de luta e de conquista”, na CSP-Conlutas e através da FENAMETRO (Federação Nacional dos Metroviários). A greve era principalmente para sanar uma contradição existente entre o programa com o qual o PSTU e PSOL foram eleitos – que (...)

Partido

ATIVIDADE POLÍTICA E CULTURAL DA JUVENTUDE TRABALHADORA FRANCA-SP

“Dar um futuro a juventude, dar um futuro ao mundo”: mais de 400 pessoas participam do 1º fórum da consciência jovem

Por: LER-QI Franca Importante atividade político-cultural da juventude trabalhadora de Franca-SP

Juventude

GREVE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Greve nacional das universidades federais: espremida entre os falsos amigos da greve, a UNE e uma direção sem estratégia para massificação do conflito

Por: Ana Carolina Oliveira , Clarissa Menezes Apesar da crescente adesão à greve e da tentativa do governo de neutralizá-la, a construção da greve nas unidades vem diminuindo cada vez mais, assim como os atos e marchas. Esse esvaziamento se dá pelas dificuldades inerentes de uma greve puxada pelos professores, com esvaziamento das universidades, mas também pela política das direções.