Quarta 24 de Abril de 2024

Palavra Operária nº066

CONTATO [email protected]

Nota da Capa

FORA A BUROCRACIA SINDICAL! IGUAL TRABALHO, IGUAL SALÁRIO!

1º de Maio classista, combativo e internacionalista

Nacional

ENCHENTES E DESLIZAMENTOS

No Brasil de Lula a promessa da potência emergente desmorona no barro

Por: LER-QI Rio de Janeiro As promessas de um país desenvolvido, de uma potência emergente tão presente nos discursos de Lula, Serra e Dilma afundou-se na lama e na água.O saldo desta tragédia são 253 mortos no Rio e mais 7 na Bahia, 70 mil desalojados ou que perderam suas casas no Rio e mais de 10 mil na mesma situação na Bahia e ainda outros 4 mil desalojados no vizinho Sergipe.

LULA E A CÚPULA DOS BRICS

Contradições e limites da "cooperação Sul-Sul"

Por: Simone Ishibashi No dia 16 de abril aconteceu a segunda Cúpula dos BRICs reunindo os presidentes dos países que compõem a sigla (Brasil, Rússia, Índia e China) em Brasília, sucedendo o primeiro encontro ocorrido em 2009 em Ekaterinburgo na Rússia.

PT E PSDB SALVAM OS CORRUPTOS EM BRASÍLIA

O parlamento corrupto elege novo governador arrudista nas costas do povo

Por: Gilson Dantas No espaço de dois meses o DF já teve quatro governadores.Todos eles envolvidos com a base de corrupção instalada no GDF. Acaba de ser eleito (17/4/10) mais um deles com votos do bando de políticos da assembléia local (aqui chamada de Câmara Distrital), basicamente o mesmo que deu suporte aos governadores anteriores, todos eles envolvidos com a máquina de corrupção e crime organizado que comanda a máquina pública (...)

CAMPANHA ELEITORAL DE SERRA E DILMA

Lucros para os capitalistas e demagogia para o povo

Por: Leandro Ventura A cada dia que se aproxima outubro cresce o clima eleitoral no país. Em meio à série interminável de promessas de que os governos Serra e Dilma seriam voltados para o povo, fica evidente o mais profundo silêncio dos candidatos quanto às necessidades prementes do povo como moradia, acabar com a pobreza dos trabalhadores precarizados, conquistar educação, saúde e transporte público e de qualidade, o fim da repressão policial sistemática ao povo pobre e negro, dar a terra aos camponeses (...)

NACIONAL

A crise da esquerda e as eleições

Por: Daniel Matos Lamentavelmente, as discussões eleitorais que vêm se desenvolvendo entre essas correntes que se reivindicam de esquerda não têm nada a ver com a política concreta que as correntes da esquerda deveriam ter frente às catástrofes provocadas pelas chuvas, o papel do Brasil no Haiti, o aumento da exploração e do trabalho precário, a unificação das campanhas salariais ou a recém derrotada greve da (...)

Movimento Operário

NOSSA LUTA PELO APOIO À GREVE NAS UNIVERSIDADES

“Hoje são eles, amanhã seremos nós, professor e estudante nossa luta é uma só!”

Foi com esse lema que a LER-QI, o Movimento A Plenos Pulmões, o Grupo Pão e Rosas e uma série de independentes com os quais atuamos juntos nas universidades buscamos dar um exemplo apoiando ativamente a greve dos professores, em mais uma iniciativa na busca para forjar uma nova tradição no movimento estudantil ao lado dos trabalhadores.

GREVE DE PROFESSORES

Voz dos professores e professoras

Infelizmente nossa greve foi derrotada. Nesses momentos é importante tirar as lições da derrota e dar passos firmes na recomposição da vanguarda e da categoria. Nesse sentido não podemos escamotear.

CONFLITO NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA USP

Lutar contra o assédio moral e pela qualidade de ensino!

Por: Diana Assunção Na USP, universidade do “diálogo” de Rodas, as trabalhadoras da Escola de Aplicação começaram a se organizar junto ao Sindicato pra lutar por melhores condições de trabalho, contra os abusos e assédio moral da Diretoria.

MOVIMENTO OPERÁRIO

Mulheres trabalhadoras da USP lançam a Secretaria de Mulheres do SINTUSP

No dia 09 de abril as trabalhadoras da USP organizaram um ato de lançamento de sua Secretaria de Mulheres. A organização destas trabalhadoras teve seu embrião durante a greve de 2009, organizando atividades, atos e manifestações pelos direitos das mulheres, no qual o grupo de mulheres Pão e Rosas (LER-QI e independentes) cumpriu um importante papel.

CONGRESSO DA CONLUTAS E CONGRESSO NACIONAL DA CLASSE TRABALHADORA

Um debate sobre o processo de unificação da Conlutas com parte da Intersindical

Por: Val Lisboa Apresentamos uma contribuição ao debate necessário em torno do caráter , estratégia e prática política que terá esta nova central e a serviço do que estarão estes dois congressos.

DEBATE

Vamos levar ao congresso da CONLUTAS as resoluções do V Congresso do SINTUSP

Por: Marcelo (Pablito) Santos, diretor do Sintusp Como parte deste debate de preparação dos congressos que se realizarão queremos contribuir também expondo discussões necessárias com os companheiros do Sintusp com quem atuamos conjuntamente nas greves dos últimos anos e por isso não poderíamos nos furtar a debater fraternalmente nossas posições.

GREVE DOS PROFESSORES

Direção da APEOESP trocou as reivindicações por votos para Dilma

Por: Iná Yakamaru , Rita Frau Mais uma grande greve em que os professores de São Paulo mostraram sua disposição de luta, mobilizando e paralisando metade da maior categoria da América Latina. Atos de mais de 30 mil professores na Paulista parando a cidade. E mais uma vez a direção do sindicato levou essa luta à derrota.

Paralisação 29/04: A luta dos trabalhadores da USP frente aos novos ataques do REItor

Os três reitores estão apostando no isolamento dos trabalhadores. Pelo contrário, mas os trabalhadores da USP e nosso sindicato que estiveram juntos aos estudantes e professores na luta contra os decretos de Serra em 2007, e também no ano passado pela democratização da universidade e para expulsar a PM do campus devem retomar com tudo essa atuação conjunta em defesa da universidade pública e gratuita, a serviço da maioria da população explorada que a sustenta com seus (...)

Internacional

CONTINUAMOS CHAMANDO O PSTU A UNIFICAR A CAMPANHA

Pela retirada das tropas brasileiras do Haiti

Por: Mara Onijá Passados três meses após o terremoto que atingiu o Haiti, a repercussão da tragedia já não mais ocupa as páginas centrais dos jornais internacionais. Por outro lado, o povo haitiano segue sob as mesmas condições em que se encontrava logo depois do terremoto. Leia também: – CARTA DA JUVENTUDE DA LER-QI À JUVENTUDE DO PSTU

INTERNACIONAL

Em defesa das conquistas da revolução cubana

Por: Simone Ishibashi , Thiago Mathias A Revolução Cubana foi a primeira e até agora a única revolução socialista triunfante em nosso continente. A derrota da ditadura de Fulgêncio Batista, a expropriação da burguesia e dos latifundiários, foram um acontecimento extraordinário que inspirou uma geração de lutadores operários e populares a lutar contra o imperialismo e pela revolução social.

Juventude

UNESP

Relato da mobilização do dia 15 em Rio Claro

Na última quinta-feira aqui em Rio Claro realizamos um dia de paralisação com ato em solidariedade à paralisação chamada pelo Sintunesp, atendendo ao chamado que tiramos no CEEUF-Araraquara, construído a partir das Assembléias locais da Moradia e Geral dos estudantes.

MOVIMENTO ESTUDANTIL

Levar a frente as resoluções da ANEL SP!

A conformação de um bloco da ANEL SP no ato dos professores em greve, levantando um programa pela efetivação imediata de todos os professores precários numa campanha de solidariedade estudantil “Hoje São Eles Amanhã Seremos Nós” conseguiu se ligar a professores combativos em greve.

ASSEMBLÉIA NACIONAL DOS ESTUDANTES LIVRE

De qual coordenação necessitamos?

Por: Felipe Campos Desde 2007 com a ocupação da reitoria da USP e a extensão de métodos de lutas mais radicalizados para todo o país, começa a se iniciar um processo de reorganização no Movimento Estudantil, que apesar de lento e com fluxos e refluxos, traz a tona novamente a necessidade de democratizar o acesso e a estrutura de poder das Universidades, como parte de uma luta anti-governista e em aliança com as demandas da população e dos (...)

CEEUF EM ARARAQUARA

Estudantes combativos debatem a articulação do ME em reunião estadual

Por: Daniel Bocalini, estudante da Unesp de Marília , Tati Nos dias 10 e 11 de abril realizou-se no campus da Unesp de Araraquara um Conselho de Entidades Estudantis da UNESP e FATEC (Ceeuf) que, em sua programação, previa no primeiro dia a realização de uma reunião estadual que abarcasse setores mais amplos do ME paulista.

Igreja

VATICANO

No "abençoado" reino dos abusos e da pedofilia reina também a impunidade

Por: Diana Assunção A cada dia que passa aumenta o número de denúncias de abusos sexuais de crianças por parte de padres e sacerdotes. As capas dos jornais nos últimos dias retrataram a história das 8 vítimas abusadas sexualmente por padres durante a década de 1980 em Malta. Sobre este caso o Papa Joseph Ratzinger chegou até mesmo a chorar publicamente. Leia também: – UMA CRISE HISTÓRICA NA IGREJA – ROGANDO A DEUS E ABUSANDO DAS (...)

UNIVERSIDADE

Fora a Igreja pedófila da PUC-SP!

Por: Bia Michel Já não podíamos aceitar a presença da Igreja numa universidade como a PUC-SP, por isso sempre foi uma bandeira do movimento estudantil a luta por uma universidade laica.