Terça 23 de Abril de 2024

Palavra Operária Nº097

CONTATO [email protected]

Nacional

ENCONTRO NACIONAL

Construa junto à LER-QI um Encontro de Trabalhadores e Estudantes para debater as lições de junho e as tarefas do próximo período

Por: Diana Assunção , Marcelo Tupinambá A partir do balanço das jornadas de junho, de uma análise das perspectivas que se abrem e das tarefas que se colocam na situação nacional, em recente Plenária Geral da Liga Estratégia Revolucionária, votamos um chamado a todos os setores que militam e simpatizam conosco a construir a partir da base um Encontro de Trabalhadores e Estudantes, onde unifiquemos trabalhadoras e trabalhadores, efetivos e terceirizados, a juventude que saiu às ruas, a que está nas fábricas, nas escolas, nas universidades, (...)

RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro: os reflexos de Junho, é possível vencer

Por: Ana Carolina, estudante de Serviço Social da UERJ O país mudou muito desde Junho e o Rio mais ainda. Estas novidades se expressam na revolta cotidiana nos trens e nestas novas greves que tem seu ponto mais alto nos professores do município, mas também atinge os professores do Estado e de diversos outros municípios.

BELO HORIZONTE

A campanha contra a repressão continua em Belo Horizonte!

No dia 13 de setembro, ocorreu o ato contra a repressão e pela liberdade aos presos políticos das manifestações de sete de setembro.

BRASIL E EUA

Espionagem e leilões: dependência e subordinação ao imperialismo

Por: Francisco Pontes Nas últimas semanas, chamou a atenção da população brasileira a espionagem do governo norte-americano, através de sua Agência Nacional de Inteligência (NSA), aos e-mails da presidente Dilma e da Petrobras. Dilma, em conversa e acordo com Obama, cancelou temporariamente a viagem, mas deixando explícito que os acordos bilaterais fundamentais serão mantidos

NACIONAL

Podres poderes: mais um capítulo do mensalão

Por: Francisco Pontes Sabemos que a corrupção não trata-se de um problema petista. É só olhar o escândalo do propinoduto do metrô, envolvendo o governo tucano Alckmin e a Siemens, que saberemos que os esquemas mafiosos estão no DNA do PSDB, DEM, PMDB e do conjunto dos partidos da ordem desse país. O Brasil do Sarney, de Collor, de Renan, de Cachoeira, de Cabral, de Alckmin e Dirceu é o Brasil de impunidade. E foi também contra a corrupção declarada do conjunto dos partidos da ordem que os trabalhadores e a juventude se (...)

Movimento Operário

LUTAS OPERÁRIAS

Unificar as lutas em curso

Apesar desta divisão imposta pelas burocracias, as campanhas salariais do segundo semestre estão expressando que o país mudou. Depois de junho as condições para sair à luta estão mais favoráveis e o trabalhador está sentindo isso.

NOSSA ATUAÇÃO NO INÍCIO DA GREVE BANCÁRIA

Bancários: rompendo os limites impostos pela burocracia

Por: Edison, delegado sindical da Ag. Sete de Abril da CEF A greve dos bancários em São Paulo foi marcada em seus primeiros dias por diversas demonstrações de que a base da categoria também está sendo percorrida por novas tendências que expressam o Brasil pós-junho.

CONGRESSO SINDICAL DA APEOESP

Mobilizar a base dos professores contra os métodos criminosos da Chapa 1 para retomar o caminho das lutas

Por: João de Regina , Rita Frau, professora em Campinas, militante da corrente Professores pela Base Após o recesso escolar estava claro que muitos professores, empolgados com as mobilizações de junho, queriam dar continuidade a luta iniciada no primeiro semestre e traída pela chamada Chapa 1 (Artsind/Artnova/PCdoB), se organizando para arrancar as conquistas que Bebel em companhia trocou por acordos com o governo Hadad e Alckmin.

BALANÇO DAS ELEIÇÕES DO SINDICATO DE METROVIÁRIOS DE SP

A derrota do governismo e os novos desafios dos metroviários

Na madrugada de sábado, dia 14 de setembro, acompanhamos o resultado da apuração das eleições do sindicato do Metroviários de São Paulo

Juventude

AMARILDO

Pelo fim do genocídio da população negra! Cadê Amarildo?

Por: Daniel Bocalini, estudante da Unesp de Marília Passados mais dois meses do desaparecimento do pedreiro Amarildo na favela da Rocinha no Rio de Janeiro, não há dúvidas de que os responsáveis foram policiais militares da Unidade de Polícia “Pacificadora” (UPP).

BASTA DE ESCOLA PRISÃO!

Segue a luta do Américo por grêmios livres em todo o ABC

Por: Kevin D’arc, estudante secundarista no ABC A direção da EE Américo Brasiliense desferiu um ataque ao conjunto dos estudantes, em especial aos organizados em torno do grêmio, ameaçando expulsar 15 alunos

Internacional

SÍRIA

A crise Síria e a necessidade de uma política revolucionária

Por: Simone Ishibashi Nas últimas semanas a guerra civil na Síria se colocou novamente no centro do cenário internacional, tendo sido o alvo de ameaças por parte de Barack Obama de uma criminosa ofensiva imperialista. Porém, os planos assassinos do imperialismo norte-americano foram colocados em xeque.

Questão Negra

LUTA NEGRA

Entrevista com Erica Huggins: do legado dos Panteras Negras às necessidades atuais de organização do movimento negro e dos trabalhadores

Por: Leticia Parks, estudante de Letras da USP Todos os lugares por onde Erica Huggins passou esta foi buscada por centenas de jovens negros. Jamais pensei que o Partido dos Panteras Negras Pela Autodefesa pudessem ser uma referência tão disseminada.

Mulher

I ENCONTRO MOVIMENTO MULHERES EM LUTA

Pão e Rosas rumo ao I Encontro Nacional do Movimento Mulheres em Luta!

O grupo de mulheres Pão e Rosas, que integra a CSP-Conlutas e sua Setorial de Mulheres considera uma excelente iniciativa a construção de um I Encontro do Movimento Mulheres em Luta, aberto a sindicatos e outros grupos de mulheres