Terça 23 de Abril de 2024

Palavra Operária Nº104

CONTATO [email protected]

Editorial

UM PROCESSO INICIAL DE EXPERIÊNCIA COM O LULISMO

Está surgindo um novo movimento operário

Por: Diana Assunção As jornadas de junho foram a “ante-sala” destes processos mais profundos na classe operária, que por enquanto parecem estar apenas em seus princípios. Estes processos já são expressão da experiência inicial de amplos setores da classe com a burocracia sindical dos anos de governo Lula e Dilma, o que abre espaço para avançar na construção de uma ampla organização revolucionária de trabalhadores.

Movimento Operário

VITÓRIA DOS GARIS DO ABCDMR

Com o lixo no chão, está surgindo um novo movimento operário

Por: Maíra Viscaya - Conselheira Regional da Apeoesp de Santo André A vitória dos Garis do Rio contagiou a categoria em todo o país. No ABCDMR não foi diferente. A greve de 8 dias dos Garis do ABC Paulista comprovou as tendências, ao menos neste setor precário e de maioria negra, presente em todo o país, de um novo e forte movimento operário, que rompe os limites impostos por suas direções e deixam como o exemplo para o conjunto dos trabalhadores de que para lutar consequentemente é necessário superar as burocráticas direções (...)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Zago, comece o corte de gastos da USP pelo seu salário!

Por: Bruno Gilga, diretor do Sintusp Marco Antonio Zago, novo reitor, e Vahan Agropyan, novo vice, foram pró-Reitores da gestão Rodas, e deixam claro que não existe muita novidade nesta nova gestão.

USP

Grande recepção aos terceirizados da Faculdade de Direito da USP

Grande recepção aos terceirizados da Faculdade de Direito da USP No dia 03 de abril foi organizado pelo Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital encabeçado pelo professor da USP Jorge Luiz Souto Maior, também Juiz do Trabalho, uma Recepção aos trabalhadores terceirizados da empresa Corline na Faculdade de Direito da USP.

ENCONTRO FAÇAMOS COMO OS GARIS

DEPOIMENTOS

ENCONTRO NACIONAL DE TRABALHADORES - FAÇAMOS COMO OS GARIS DO RIO DE JANEIRO

Mais de 200 trabalhadores fundam o Movimento Nossa Classe

CAMPANHA SALARIAL DOS METROVIÁRIOS DE SÃO PAULO

Pela aliança com a população na luta por transporte público de qualidade e para arrancar nossas demandas estruturais

Depois dos garis do Rio, há um novo clima no movimento operário nacional. Assim como os garis aproveitaram o carnaval, devemos aproveitar a conjuntura da Copa do Mundo (e o ano eleitoral) e a insatisfação popular com os gastos da Copa, para estabelecer uma aliança efetiva e derrotar o governo do estado.

ELEIÇÕES APCEF-SP

A Chapa 3 é a oposição classista e combativa

No próximo dia 23 de abril ocorrerá a eleição em todo o estado de SP para a Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal, a APCEF-SP, que por razões históricas é uma entidade que combina o caráter associativo e recreativo com o papel sindical e político de representação dos empregados da Caixa.

ELEIÇÕES SINDICAIS DA APEOESP

Candidatos do Professores pela Base: retomar o sindicato para a luta contra a precarização

No dia 6 maio haverá as eleições sindicais. É preciso varrer essa burocracia para lutar contra precarização da Educação.

Mulher

LANÇAMENTO MULHER, ESTADO E REVOLUÇÃO

As lições de 1917 na luta pela emancipação das mulheres

Por: Rita Frau, professora, militante do Pão e Rosas e membro da Executiva Nacional do Movimento Mulheres em Luta Nos dias 19, 20 e 21 de maio, em Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro respectivamente ocorrerão as conferências de lançamento do livro “Mulher, Estado e revolução” com a presença da autora, a historiadora norte-americana Wendy Goldman. A publicação, uma coedição da Boitempo Editorial e Edições ISKRA, conta com prólogo de Diana Assunção.

DECLARAÇÃO DE MARÍLIA ROCHA, OPERADORA DE TREM DO METRO DE SP

Não podemos aceitar operar um trem com mulheres sendo assediadas!

Por: Marília Rocha - Candidata a Delegada Sindical no ITT (Operadores de Trem da Linha 3 – Vermelha) Marília Rocha, operadora de trem do Metrô de São Paulo: "Dirijo todos os dias o vagão da linha vermelha e considero que nós, trabalhadoras e trabalhadores do Metrô, trem e ônibus, não podemos aceitar trabalhar em estações, operar trens ou dirigir ônibus normalmente, enquanto tem mulheres sendo assediadas ou violentadas!"

Edições ISKRA

EDIÇÕES ISKRA

Lançamento: Leon Trotski – A Revolução Espanhola

Convidamos a todos para o lançamento na USP no dia 7 de maio! No dia 26 de abril, seminário de formação em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Juventude

POR UM CACH COMBATIVO E ALIADO AOS TRABALHADORES

Desafios e perspectivas de uma entidade combativa aliada aos trabalhadores

As portas do inicio da Copa do Mundo, a nova situação nacional aberta em Junho se aprofunda com a entrada em cena das greves operarias. Ano passado nós da Juventude as Ruas travamos uma batalha para retomar as entidades para a luta num ano que exige da juventude que tome um papel ativo junto aos trabalhadores, retomando as demandas sociais levantadas em Junho.

BELO HORIZONTE

CONTRA O AUMENTO E PELA GRATUIDADE NO ÔNIBUS, UNIR A JUVENTUDE AOS TRABALHADORES!

Desde o dia 3 de abril foi oficializado o aumento de preço das passagens nos ônibus de BH, que ainda não foi implementado devido uma liminar do Ministério Público com validade de 30 dias.

ELEIÇÕES DCE USP

MARÉ LARANJA: avança a fração pró-operária no movimento estudantil da USP!

Como as últimas eleições foram realizadas antes de junho, havia uma expectativa grande sobre o que expressariam depois que se abriu uma nova situação nacional. Infelizmente, as eleições só puderam apresentar uma versão distorcida das posições políticas dos estudantes, porque foram marcadas mais uma vez pela despolitização e debate superficial.

ELEIÇÕES SESO - UERJ

Vitória da Chapa Por Todxs Xs Amarildxs no Serviço Social UERJ!

Por: Ana Carolina, estudante de Serviço Social da UERJ Na ultima semanas ocorreu um processo eleitoral histórico no Serviço Social da UERJ, mais de 300 (de 490 matriculados, incluindo pós) estudantes escolheram entre as chapas e sua forma de funcionamento, o que não ocorria h á sete anos . A chapa 1 Por Todxs Xs Amarildos foi eleita por 170 votos, contra 126 da Chapa 2 Estudantes, 159 votos a favor da proporcionalidade, contra 118 pela majoritariedade. Nós da Juventude Às Ruas e do Pão e Rosas construímos a chapa junto a independentes e militantes do (...)

Internacional

DECLARAÇÃO DA FRAÇÃO TROTSKISTA SOBRE A UCRÂNIA

Ucrânia. Crise política e disputa entre as potências imperialistas e a Rússia

As mobilizações que sacudiram a Ucrânia desde novembro passado e terminaram com a destituição de Yanukovich e a instauração de um governo pró-ocidental, abriram uma crise de magnitude que superou as fronteiras do país convertendo-se em um conflito internacional no qual intervêm ativamente os imperialismos norte-americano e europeus por um lado, e a Rússia pelo outro.

ARGENTINA

10A: Grande paralisação nacional na Argentina contra o ajuste do governo

Por: André Augusto A jornada de 10 de abril convocada por três centrais sindicais (pelas CGT de Hugo Moyano e Luis Barrionuevo além da CTA de Pablo Micheli), se converteu num pronunciamento nacional da classe operária argentina contra o ajuste do governo kirchnerista.