Terça 23 de Abril de 2024

Palavra Operária Nº088

CONTATO [email protected]

Movimento Operário

SOLIDARIEDADE

Liberdade imediata aos 5 operários presos por lutar em Belo Monte!

A vida real de centenas de milhares de jovens trabalhadores da construção civil não foi contada nos programas eleitorais, mas não pode ser escondida pela força que suas lutas começam a tomar. Logo após o término das eleições municipais, os trabalhadores das obras do PAC protagonizaram importantes processos de greves e mobilizações. Nesse momento, enquanto Carlinhos Cachoeira está liberto, 5 trabalhadores que lutaram em Belo Monte seguem presos há mais de 30 dais. Esse é o Brasil de Dilma para os (...)

MOVIMENTO OPERÁRIO

Mais de 200 trabalhadores e jovens na confraternização de lançamento do Boletim Classista

Em dezembro se realizou uma confraternização de lançamento do Boletim Classista com mais de 200 trabalhadores, trabalhadoras e jovens.

Nacional

POR UMA AMPLA CAMPANHA CONTRA A REPRESSÃO

Governo do estado de São Paulo e Reitoria da USP alinhados para reprimir

Por: Diana Assunção Neste mês de dezembro aumentam as possibilidades de que a Reitoria da USP e o governo preparem um novo ataque a estudantes e trabalhadores. Diante disso, é necessária uma análise da conjuntura estadual e na universidade, bem como discutir na vanguarda desde já quais são as políticas necessárias para se rearticular uma grande campanha democrática em defesa dos processados da USP, como parte de uma campanha nacional contra a (...)

OPINIÃO

A esquerda que não teme dizer Revolução: uma polêmica com o novo livro de Vladimir Safatle

Por: Antonio Trevisan Podemos sintetizar a querela com Safatle da seguinte maneira: a contradição fundamental do pensamento do autor é que ele vai criticar a esquerda e sua adaptação aos interesses e valores da burguesia, propondo o resgate de princípios estritamente liberais: o igualitarismo, a soberania popular e o direito de resistência.

UM BALANÇO DAS ELEIÇÕES ESTUDANTIS DA USP E UNICAMP

É necessário continuar na luta por uma juventude militante e revolucionária no Movimento Estudantil!

Por: Danilo Magrão , Fernando Pardal Neste final de ano, as eleições para DCEs e CAs da USP e Unicamp ocorreram em meio a mudanças importantes no cenário político estadual. O PSDB, partido que há décadas tem no estado de São Paulo um de seus principais pilares políticos nacionalmente, enfrenta importantes crises. Enquanto isso, o petismo, se fortalece dentro e fora da universidade.

Internacional

SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL

México: centenas de presos e feridos na volta do PRI ao governo

Por: Grupo LTS-CC (Liga dos Trabalhadores pelo Socialismo) do México Nesse momento, no México, se encontram presos dezenas de jovens que foram detidos durante as mobilizações contra a posse presidencial do priísta Enrique Peña Nieto. Reproduzimos a nota de nossos camaradas mexicanos da Liga dos Trabalhadores pelo Socialismo( LTS), que se encontrams em luta, junto a organizações de direitos humanos, sociais e políticas pela liberdade dos presos. – CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL CONTRA A REPRESSÃO NO (...)

PRIMAVERA ÁRABE

Egito: O povo quer a queda do regime

A velha consigna que gritavam centenas de milhares contra a ditadura de Mubarak no início de 2011 volta a ressoar com toda sua força nas ruas de Cairo e nas principais cidades do Egito, mas dessa vez dirigida contra o governo de M. Morsi do Partido Liberdade e Justiça (ligado a Irmandade Muçulmana) e à Assembleia Constituinte, com maioria de partidos islamistas.

DEPOIS DA ADMISSÃO DA PALESTINA COMO “OBSERVADORA” NA ONU, REPRESÁLIAS SIONISTAS

Por uma estratégia revolucionária para a autodeterminação palestina

Por: Eduardo Molina , Graciela López Eguía Por 131 a favor, 9 contra e 41 abstenções a Assembléia Geral da ONU admitiu em 23 de novembro a Palestina como “estado observador”.