Terça 23 de Abril de 2024

Palavra Operária Nº071

CONTATO [email protected]

Internacional

FRANÇA EM CHAMAS

Viva a luta dos trabalhadores e jovens franceses

Por: Juan Chingo O atual movimento na França testemunha, por um lado, a acumulação de experiências da classe operária francesa desde o ciclo da luta de classes aberto com os acontecimentos de 1995, que marcaram um ponto de inflexão expressando a resistência à ofensiva neoliberal na França, como em nível mundial. Mas assinala, por sua vez, uma escalada superior na recuperação da classe operária francesa e (...)

ALIANÇA OPERÁRIA-ESTUDANTIL

Apoio aos secundaristas e os trabalhadores ferroviários do Gare Austerlitz

Os estudantes secundaristas são um dos setores mais radicais da luta atual. Por isso, a polícia interviu em um dos liceus, que por orden do reitor se manteve fechado, deixando sob a chuva uma centena de jovens que organizaram uma assembléia. Os estudantes receberam calorosamente, nesta manhã fría de outubro, a solidariedade dos universitarios. No dia anterior, alguns deles participaram da assembléia estudantil da universidade Paris 1 “Panthéon-Sorbonne”, onde se votou hoje o (...)

ENTREVISTA

Direto do piquete de greve da refinaria de Grandpuits

Entrevista realizada com Nicolas Sambat na noite do dia 20/10. Nicolas é membro do Comitê de luta da Assembléia Inter-profissional de Seine-Saint-Denis Oeste, militante do sindicato estudantil Sude e do Coletivo por uma Tendência Revolucionaria (CTR), do Novo Partido Anticapitalista (NPA).

FRANÇA EM CHAMAS

Os petroleiros: vanguarda do combativo proletariado francês

Assim como os metalúrgicos das grandes aglomerações urbanas e os operários das automotoras em 1968, ou como os ferroviários em 1995, os petroleiros constituem nesta luta o setor mais decidido e a coluna vertebral da gloriosa luta dos trabalhadores e jovens franceses.

Entrevista com Pablo Villalba, trabalhador ferroviário terceirizado demitido de "Roca", presente no momento do conflito

Havíamos resolvido fazer um corte de vias para reivindicar a reincorporação dos demitidos terceirizados do Roca, questão que nos é negada há dois meses. Quando chegamos ao local, nos encontramos com a polícia bonaerense que havia montado um operativo para que não subíssemos. Além disso, havia nas calçadas uma gangue da burocracia de Pedraza.

Nacional

ATAQUE AOS DIREITOS DAS MULHERES E HOMOSSEXUAIS

Sejamos intransigentes na luta pelos nossos direitos

Por: Diana Assunção O segundo turno das eleições foi marcado por uma intensa polêmica sobre o aborto. O que vimos pela televisão e jornais foi uma corrida eleitoral entre os candidatos para ver quem era o mais “anti-aborto” ou quem tinha mais “fé”, para assim conquistar votos de setores religiosos. LEIA TAMBÉM: MAIS CONTROLE SOBRE NOSSOS CORPOS, MAIS ATRELAMENTO DA IGREJA AO ESTADO

ELEIÇÕES

O que expressou o primeiro turno?

Por: Leandro Ventura O primeiro turno expressou uma tendência ao espectro político de centro na situação nacional, em conformidade com a situação política da América do Sul e o crescimento econômico, e sua concomitante expectativa de melhoras graduais nos salários e condições de vida.

CONTRA O REACIONARISMO RELIGIOSO

Pela defesa dos direitos democráticos das mulheres e dos homossexuais

Por: João de Regina As eleições de 2010 trouxeram à tona não só a profunda influência da Igreja Católica e também das igrejas evangélicas nas discussões políticas nacionais, mas, também, como vem sendo construída uma dinâmica onde cada vez é cedido mais e mais espaço a setores reacionários.

CONTRA O PAÍS DOS MONOPÓLIOS E DO TRABALHO PRECÁRIO

Contra os ataques aos direitos democráticos dos trabalhadores, das mulheres e homossexuais: vote nulo!

Por: Leandro Ventura Este é o segundo turno mais quente desde 1989. Em alguns bairros populares e locais de trabalho, a burocracia sindical convoca os trabalhadores para fazerem campanha por Dilma.Alguns até se oferecem. O ativismo destes setores ultrapassa o ativismo da grande mídia, de importantes setores da igreja católica e alguns setores evangélicos contra Dilma (apesar de suas declarações de concordância com posições (...)

Movimento Operário

Movimento estudantil

MOVIMENTO ESTUDANTIL

Fundação Santo André sob ataque

Por: Maíra Viscaya Estamos lutando para unir e coordenar todos os estudantes da FSA com os professores combativos em torno das reivindicações aprovadas em assembléia. Essa luta unitária dos que formam a maioria da FSA – estudantes e professores – deve buscar toda a solidariedade da população do ABC em torno de um projeto democrático de uma Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade para todos, onde os jovens e os filhos dos trabalhadores do ABC tenham acesso ao ensino (...)

Cultura

CINEMA

Tropa de Elite 2: O inimigo agora é outro, mas a elevação do BOPE como herói nacional continua a mesma!

Por: Vinícius Pena Estreou na última semana, em meio às eleições presidenciais, a esperada seqüência do filme “Tropa de Elite 2”. Com cerca de 1,25 milhão de espectadores em quatro dias, já é o quarto longa de melhor abertura entre todos os filmes já exibidos em telas brasileiras.