Quinta 25 de Abril de 2024

Palavra Operária Nº069

CONTATO [email protected]

Nacional

BRASIL

O combate ao discurso dominante e ao papel do PT em sua legitimação

Por: Daniel Matos Lula transmite a idéia de que o Brasil hoje é um país economicamente mais independente, baseado em um mercado interno com forças próprias, e politicamente mais soberano, com um desenvolvimento nacional sustentado, com distribuição de renda e inclusão social. A campanha de Dilma exalta esse discurso e promete “seguir avançando no mesmo sentido”. Serra, com seu slogan “o Brasil pode mais”, parte de reconhecer ditos “avanços” e vender a idéia de que é o candidato mais capacitado para (...)

EDITORIAL

Mais uma eleição em uma “democracia” onde os interesses dos ricos estão garantidos e dos lutadores proibidos

Por: Francisco Pontes , Leandro Ventura De dois em dois anos os trabalhadores são chamados a cumprir uma “grande missão pelo país: escolher seus governantes”, assim corre a propaganda oficial do TSE e as iniciativas da grande mídia. Com os recorrentes escândalos de corrupção não há promessas e maquiagem dos políticos de todos partidos patronais, grandes ou pequenos, capaz de esconder que esta democracia é uma democracia para os (...)

BASTA DE HOMOFOBIA

Ato em Campinas repudia o assassinato de Camille e protesta contra a homofobia

No último dia 07, cerca de 200 pessoas saíram às ruas de Campinas contra a violência homofóbica, devido o brutal assassinato de Camille, travesti que foi espancada até a morte.

DEBATE NA TV

A fanfarra eleitoral e os interesses dos trabalhadores e do povo

Por: Leandro Ventura O debate foi uma fanfarra eleitoral, onde a demonstração de força marcial é apresentada em outro ritmo. O ritmo dos ataques aos trabalhadores não foi mostrado. Mas ao contrário, todos querem fazer melhor, “desenvolver o país”, ter mais igualdade, etc., etc. Isto de senhores e senhoras que governam a décadas em âmbito estadual e federal e são cúmplices e implementadores destes projetos que significaram o crescimento da exploração do trabalho e as recorrentes tragédias contra os trabalhadores e o (...)

Mulher

NOSSO DIREITO À VIDA NÃO SE VENDE, NÃO SE TROCA E NÃO SE CALA POR VOTOS.

É preciso construir uma ampla campanha contra a violência às mulheres!

Entrevistamos a seguir Clarissa Menezes, mestranda em Saúde Coletiva na UFRJ, militante da LER-QI e integrante do grupo de mulheres Pão e Rosas que faz o chamado a uma a campanha contra a violência às mulheres.

Movimento Operário

LUTA CONTRA A REPRESSÃO NA USP

“É hora de colocar de pé uma ampla campanha contra a perseguição aos lutadores e lutadoras”

Entrevistamos Patrícia Alves, trabalhadora da FFLCH que está sofrendo perseguição política da Reitoria com a pena de 30 dias de suspensão e Diana Assunção, representante dos trabalhadores da Faculdade de Educação no Comando de Mobilização e dirigente da LER-QI. Leia também: – PELA REVOGAÇÃO IMEDIATA DA SUSPENSÃO DE 30 DIAS DA COMPANHEIRA PATRÍCIA! – SOLIDARIEDADE DA ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DA PUC-SP – SOLIDARIEDADE DO CENTRO ACADÊMICO DA FÍSICA UNESP RIO (...)

Universidade

UNIVERSIDADE

8 anos de governo Lula na educação: privilégios para o setor privado e precarização do ensino público!

Por: Felipe Campos Lula se utiliza de sua popularidade para falar aos “quatro cantos” que hoje vivemos uma “Revolução na Educação” no Brasil. É um dos principais carros chefes dos comícios de Dilma para o pleito eleitoral. Entretanto, a política do PT de Lula conserva a estrutura privada do ensino superior e mantém ainda um ensino básico precário.

MARÍLIA

A luta contra a terceirização continua

Por: LER-QI Marília A luta contra a terceirização nas estaduais paulistas ganhou um novo e importante capítulo neste primeiro semestre. A greve e ocupação dos estudantes da Unesp de Marília barrou mais uma tentativa de aprofundamento por parte da Reitoria dos ataques às condições de trabalho, com a terceirização do Restaurante Universitário. Conseguimos impor a abertura do restaurante universitário à noite, público e (...)

Internacional

CUBA

Raúl Castro anuncia um ataque às conquistas dos trabalhadores

Por: Eduardo Molina Raul recordou as palavras do vice-presidente José Ramón Machado quando no discurso oficial de 26 de julho (em que não falaram nem Raúl e nem Fidel) disse, “passo a passo, ao ritmo que decidamos, sem improvisações nem precipitação, para não nos equivocar e deixar atrás definitivamente os erros ou medidas que não convenham às condições atuais” defendendo assim o gradualismo na aplicação de reformas. – NOVO ARTIGO: CUBA EM MEIO À PRESSÃO IMPERIALISTA E OS ATAQUES DA BUROCRACIA CASTRISTA: UMA POLÊMICA COM A (...)

CUBA EM MEIO À PRESSÃO IMPERIALISTA E OS ATAQUES DA BUROCRACIA CASTRISTA: UMA POLÊMICA COM A LIT/PSTU

Mais uma luta não dada

Por: Simone Ishibashi , Thiago Mathias

O GOVERNO DE OBAMA ANUNCIA O FIM DA MISSÃO DE COMBATE

Retirada do Iraque... para o Afeganistão

Barack Obama anuncia o “fim da missão de combate” no Iraque em meio ao escândalo pelo vazamento de documentos sobre a guerra no Afeganistão, que expôs uma vez mais o pântano que é a ocupação militar ianque nesse país. A Casa Branca, atravessada também pela crise econômica que marca um nível de desemprego de 10% e também o polarizado debate sobre a reforma migratória, quer – por enquanto com duvidoso êxito – mostrar um triunfo na complexa frente militar (...)

ARGENTINA

A luta sindical, a luta política e a luta eleitoral

Acaba de se realizar o Encontro de Trabalhadores na zona norte de Buenos Aires, região de maior concentração fabril do país cidade. O encontro se realizou em 31/7 e contou com a presença de mais de 800 trabalhadores, com delegados sindicais de vários setores. A partir destas experiências apresentamos as seguintes reflexões sobre a atuação no movimento operário, que acreditamos ser de imenso valor para o debate sobre qual a política necessária a ser levada no movimento operário de nosso país, sobretudo (...)

Edições Iskra

CAMPANHA EM HOMENAGEM À LEON TROTSKY, HÁ 70 ANOS DE SUA MORTE

Trotsky e a Revolução Espanhola - Próximo lançamento das Edições Iskra

Por: Luis Siebel Lançaremos em breve um novo livro dedicado às análises de Trotsky sobra a Guerra Civil Espanhola (1931-1939). Seus escritos são pouco conhecidos no Brasil, já que a única edição dedicada à Espanha foi publicada em 1931 pela Liga Comunista e expressava apenas o primeiro capítulo da revolução.

Ideologia

A PROPÓSITO DO NOVO LIVRO: O CASO LEON TROTSKY

Verdade histórica e política revolucionária

Por: Cecilia Feijoo Como parte das homenagens a Leon Trotsky aos 70 anos de seu assassinato a mando de Stalin, reproduzimos nota acerca do lançamento recente do livro “El caso León Trotsky: Informe das audiências sobre as acusações recebidas nos Processos de Moscou”. Publicada originalmente no jornal La Verdad Obrera (PTS – Argentina) como sendo o primeiro de uma série de artigos e reflexões sobre a nova publicação do Centro de Estudos, Investigações e Publicações León Trotsky (CEIP – Argentina), que constitui sem sombra (...)

IDEOLOGIA

Seminários, cursos e debates buscam resgatar o pensamento e o legado revolucionário de Trotsky

Em tempos em que o capitalismo se encontra ameaçado por uma crise devido a suas próprias contradições internas, e quando a disparidade entre as condições objetivas e subjetivas para a revolução social alcança o paroxismo, a atividade teórica e prática dirigida pelo revolucionário russo constitui um ponto de partida inescapável para pensarmos as tarefas dos revolucionários hoje. Foi com essa compreensão estratégica que dedicamos, desde o início do ano, uma série de atividades, realizadas nas Casas (...)