Quinta 25 de Abril de 2024

Palavra Operária Nº064

CONTATO [email protected]

Nacional

NACIONAL

O lamaçal de Brasília e a farsa do “aperfeiçoamento democrático”

Por: Gilson Dantas Só em 2009, Arruda gastou 136 milhões em auto-publicidade, mais do que todo o orçamento de saúde e educação do GDF deste mesmo ano de 2009. Toda a farsa acaba de cair por terra, revelou-se como pura lama, seu governo como um balcão de negócios mafiosos.

POLÍTICA EXTERNA DE LULA

Irã e Palestina: Pela paz ou pelo desarmamento dos oprimidos?

Para fortalecer sua posição como líder regional com um suposto “papel a cumprir” nas negociações globais, o Brasil tenta se alçar como negociador entre EUA e Irã, e Israel e Palestina.

OS INTERESSES POR TRÁS DA POLÍTICA EXTERNA DE LULA

Os interesses brasileiros e acordos com os EUA na maior inserção em Honduras e na América Latina e Caribe

Por: Leandro Ventura, Rio de Janeiro As recentes eleições em Honduras que legitimaram o golpe orquestrado pela burguesia nativa, seu exército, a igreja e no mínimo o tácito apoio ianque, colocaram novamente Obama e Lula em pólos opostos das declarações.

Movimento Operário

DENÚNCIA

“Querem que desocupemos o Centro de Saúde e não sabemos para onde vamos nem como ficará a população”

O Centro de Saúde Escola Butantã vem passando por um processo de sucateamento através da falta de manutenção do prédio, a ponto de chegar a cair o forro do teto, a falta de rampa ou elevador para portadores de necessidades especiais, entre outros.

ESQUERDA BRASILEIRA

Conlutas e uma parte da Intersindical avançam na fundação de central sindical unificada

Por: Val Lisboa Todas as centrais eram politicamente reconhecidas e existiram até 2008 sem precisar se submeter a qualquer tutela estatal. Com essa lei, tudo muda, e as centrais ficam atreladas ao Estado, o que significa um retrocesso de todas as conquistas políticas alcançadas.

Universidade

MOVIMENTO ESTUDANTIL

Importante fortalecimento da LER-QI junto a independentes na luta por entidades militantes

O movimento estudantil brasileiro, que desde 2007 vem travando importantes lutas, com as estaduais paulistas à frente, vem abrindo o debate sobre a universidade elitista, racista e governada por uma casta de burocratas acadêmicos que a colocam a serviço dos capitalistas.

ELEIÇÕES ESTUDANTIS

Declarações e depoimentos de chapas compostas pela A Plenos Pulmões e Pão e Rosas

Durante os meses de novembro e dezembro de 2010, a LER-QI junto de militantes do Movimento A Plenos Pulmões e do grupo de mulheres Pão e Rosas atuou em diversas eleições estudantis.

USP

A USP tem novo REItor

Escoltado pela polícia: assim foi “eleito” o novo REItor, João Grandino Rodas, que antes de sua posse oficial já expressa a crise em que vive a Universidade de São Paulo e que, a partir de agora, ganhará novos capítulos.

MOVIMENTO ESTUDANTIL

Chapa Ruptura vence as eleições para o Diretório Acadêmico na UNESP de Rio Preto

Ao longo dos dois últimos anos muito se modificou no caráter do movimento estudantil e no pensamento dos estudantes, sendo o mais essencial, o descrédito dado à forma burocratizada e corporativista das entidades estudantis, que não conseguiam aliar a luta dos estudantes à necessidade da luta pela transformação radical da universidade.

Pão e Rosas

PÃO E ROSAS NO MÉXICO

O feminismo precisa se reorganizar: Os efeitos nocivos da crise capitalista mundial recairão sobretudo contra as mulheres e jovens

Quase uma centena de pessoas encheram o salão da “Casa de Ondas” na palestra intitulada "O feminismo e a crise mundial. Perspectivas sobre as lutas das mulheres ", com Andrea D'Atri, do grupo Pão e Rosas da Argentina.

Edições Iskra

LANÇAMENTO

México Rebelde. Oaxaca uma Comuna do século XXI

Por: Luis Siebel, Diretor Editorial Novidades: A coleção especial da revista Estratégia Internacional - Brasil tem como objetivo difundir os mais importantes processos nos quais o proletariado e as classes subalternas protagonizaram no passado recente, enriquecendo desta maneira um debate que permita o desenvolvimento de uma nova subjetividade para os desafios revolucionários do século XXI.

Cultura

20 ANOS DA QUEDA DO MURO DE BERLIM

A oposição cultural na antiga República Democrática Alemã

Por: Ana Tossato No mês de novembro ocorreram comemorações burguesas e debates na esquerda, universidades e afins por ocasião dos 20 anos da Queda do Muro de Berlim.

Internacional

REUNIÃO SOBRE MUDANÇA CLIMÁTICA

Repressão e disputas em Copenhague

Por: Hugo Echeverre A lógica do capital impõe-se e agudiza a crise político- ambiental na reunião sobre a Mudança Climática, desmascarando tanto sua incapacidade como seu caráter reacionário; levando a cabo violações aos Direitos Humanos e anulando as pequenas idéias de reforma.

QUATRO PERGUNTAS SOBRE A CRISE ECONÔMICA MUNDIAL

Ruídos de “recuperação”

Por: Paula Bach Há horas apenas, na Grécia, a bolsa de Atenas sofreu uma forte caída seguindo os bônus da dívida pública, uma rota similar. Estes fatos dizem muito a respeito do caráter da “recuperação” à que assistimos.

INTERNACIONAL

A Bolívia depois da vitória eleitoral de Evo Morales

Por: Eduardo Molina Este triunfo de Evo Morales lhe permitirá avançar na transição ao novo regime do Estado Plurinacional da Bolívia, delineado na Constituição que foi aprovada em 25 de janeiro desse ano, graças a uma série de pactos e “consensos” com a direita empresarial e latifundiária.

VENEZUELA

Chávez propõe uma “Vª Internacional”

Um heterogêneo “Congresso internacional de partidos de esquerdas”: este foi o cenário escolhido pelo Presidente venezuelano para chamar a criar uma “Quinta Internacional Socialista”.