Sexta 19 de Abril de 2024

Palavra Operária Nº 063

CONTATO [email protected]

Nacional

ABAIXO A REPRESSÃO!

Segurar a mão da patronal e dos governos: defender todos os lutadores!

O MST, por sua autoridade política e social, está chamado a romper o apoio ao governo Lula que faz vista grossa ou apóia diretamente a repressão e encabeçar um movimento nacional contra a criminalização dos movimentos sociais, em unidade com a Federação Anarquista Gaúcha, o Sintusp e outros setores que estão na mira da repressão.

SETE ANOS DE LULISMO-PETISMO

A pobreza segue como marca do capitalismo

Por: Val Lisboa Muita propaganda do lulismo-petismo tenta cravar a falsa idéia de que o país se transformou, que superou a “herança maldita” dos tucanos e está preparado para um futuro glorioso. Puro mito!

CAMPO

Lula, o agronegócio e a luta pela reforma agrária no Brasil

Por: Thiago Flamé Parte dos representantes do agronegócio acusam o governo Lula de incentivar as ocupações de terra. Nada mais injusto: logo depois da ocupação das terras da Cutrale (griladas do estado, diga-se de passagem), Lula saiu em defesa dos seus aliados do agronegócio acusando o MST de “vandalismo”.

NACIONAL

Lula, perto de Eike e da Shell, longe do controle do petróleo pelo povo brasileiro

Por: Leandro Ventura, Rio de Janeiro Nas próximas semanas o governo Lula fará votar no Congresso Nacional suas propostas de alteração na lei do petróleo, do pré-sal, da nova estatal e da criação do fundo social com estes recursos. Estes projetos consolidarão alguns passos concretos da nova retórica de “Brasil país do presente” com algumas alterações importantes em relação à política de FHC.

RIO DE JANEIRO

A paz não brota da fome, da polícia e do capitalismo com suas misérias e horrores.

Por: Vinícius Pena As intervenções policiais nos morros e os tiroteios diários com traficantes que terminam com vítimas em sua grande maioria ditas “suspeitas” e civis provenientes das balas perdidas do confronto entre policiais e traficantes, têm perturbado o já violento cotidiano do carioca, transformando o ambiente de suposta festa da escolha Olímpica.

A ESQUERDA BRASILEIRA

É preciso uma política para que os trabalhadores se expressem na luta de classes e nas eleições

Por: Thiago Flamé A força do governo Lula está no fato de que ele consegue abarcar num mesmo bloco político de apoio ao seu governo os principais capitalistas brasileiros, os representantes dos capitais imperialistas, as organizações operárias e os movimentos sociais.

Movimento Operário

OS GRANDES BATALHÕES OPERÁRIOS DESPERTAM

Burocracias da CUT, Força Sindical e CTB impedem um processo amplo e profundo de lutas de um milhão de metalúrgicos

Por: Maíra Viscaya Historicamente os trabalhadores da categoria de metalúrgicos faz sua campanha salarial nesse período do ano, porém o que vimos nesse último processo foi diferente, mesmo cumprindo o calendário imposto pelas lutas reivindicativas das datas-base, os trabalhadores romperam com a lógica antes colocada.

Vº Congresso Estatutário do Sintusp

PARA QUE NOSSO COMBATIVO SINDICATO AVANCE NO CLASSISMO

Por: Diana Assunção , Domenico Moreti , Marcelo (Pablito) Santos, diretor do Sintusp Na próxima semana, dias 11, 12 e 13/11 ocorrerá o Vº Congresso Estatutário dos trabalhadores da USP, que tem por objetivo reavaliar os mecanismos organizativos de direção da entidade e, o fundamental, sua organização e orientação política. Iremos apresentar teses e modificações no estatuto que entendemos ser primordiais para que o Sintusp avance no seu caráter classista.

Universidade

BOICOTE às eleições para reitor da USP

O dia 10/11 pode ser a continuidade da luta de estudantes e trabalhadores contra a repressão e a reacionária estrutura de poder da USP

Por: Flávia Valle 09/11: Debate BOICOTE, contra a repressão, em defesa do Sintusp e pela democratização da universidade com Chico de Oliveira, Sintusp, Luizito Comitê da Anticandidatura Chico de Oliveira e Gestão do DCE da USP/ Pela democratização radical da USP, Abaixo a Repressão 18h, no prédio das Letras Sala 107 10/11: BOICOTE AO PROCESSO DE SUCESSÃO DE REITOR da USP – Todos ao Ato em frente à (...)

ELEIÇÕES ESTUDANTIS

Entre o velho e o novo movimento estudantil

Por: Tati Desde 2007 as lutas estudantis que mobilizaram milhares de estudantes em sua maioria não tiveram vitórias, mas deixaram importantes lições. Estas lições não foram absorvidas pela esquerda nas entidades estudantis gerando um afastamento cada vez maior entre a esquerda e a maioria dos estudantes mobilizados.

ENTREVISTA

Um exemplo de entidade estudantil na Universidade de Buenos Aires

Entrevistamos Juan Oribe, diretor do Centro de Estudantes de Filosofia e Letras, que vem ao Brasil em novembro.

Internacional

Sob a tutela de Shannon e do imperialismo norte-americano

Zelaya sela um acordo com os golpistas

No passado 30 de outubro, Zelaya e Micheletti subscreveram o chamado Diálogo Guaymuras – Acordo San José/Tegucigalpa, com o que buscam fechar a crise política aberta há quatro meses com o golpe cívico militar de 28 de junho. Este acordo reacionário significa uma capitulação total de Zelaya aos objetivos do bando golpista, com o aval do governo de Obama.

MOVIMENTO OPERÁRIO ARGENTINO

Ganhou a ala democratica e consequente na Kraft-Terrabusi

Por: Titin Moreira, PTS Depois de uma luta histórica na Kraft da Argentina, uma das maiores fábricas de alimentos do mundo, nas eleições da comissão interna, apesar de todas as manobras, venceu a chapa dos que lutaram até o final contra as demissões e se recusou a assinar o acordo que deixou 53 trabalhadores demitidos, respeitando as decisões das assembléias. A luta segue em curso.

México: apoiemos os eletricitários

Com a greve nacional pode-se derrotar Calderón

Por: Gilson Dantas No dia 11/10 o presidente Felipe Calderón decretou a extinção da empresa estatal de energia Luz y Fuerza del Centro a fim de atingir a organização dos trabalhadores e, por essa via, ao conjunto da classe operária.

ENTRE PRESSÕES PATRONAIS E MANOBRAS DO MINISTÉRIO

Kraft- Terrabusi se reorganiza desde baixo

Por: Hugo Echeverre Cerca de 250 trabalhadores, com o apoio de estudantes e organizações sociais e políticas, se mobilizaram junto à Comissão Interna e marcharam até o Ministério do Trabalho, levando a demanda da imediata reincorporarão de 8 novos companheiros demitidos e a discussão coletiva (não individual) do resto dos outros 53 demitidos.

CONSCIENCIA NEGRA: Pão e Rosas lança a campanha SOMOS AS NEGRAS DO HAITI

Fora as tropas da ONU comandadas pelo exército de Lula

Por: Mara Onijá O governo de Lula e os homens que ocupam os altos postos nas tropas brasileiras retomam com mais hipocrisia seus discursos humanitários sempre que surjem novas denúncias sobre a realidade que enfrenta o povo haitiano – que, aliás, até hoje se manifesta contra a ocupação, tendo que enfrentar ainda uma situação de extrema miséria que chega ao ponto de ter bolos de lama como parte de sua (...)

Revista Iskra

Lançamento da revista Iskra nº2!

Por: Edison Salles Pouco mais de um ano nos separa da publicação do primeiro número da revista Iskra. De lá para cá, desenvolveu-se a crise, adquirindo esse caráter perturbador que se explicita atualmente, ao desdobrar seus efeitos de maneira tão diversa nos distintos países. Tiveram lugar novos fenômenos políticos, que apenas pressagiam o que virá nos próximos anos.

25 DE NOVEMBRO

Dia de Ação Contra a Violência às Mulheres!

No Haiti, nos morros e favelas, nos locais de trabalho, no campo, nas universidades, em nossas casas... Basta de violência contra as mulheres!

MOVIMENTO ESTUDANTIL

Importante ato em Rio Claro

O Diretório Acadêmico de Rio Claro, junto a estudantes da Geografia, Física, Biologia e Ecologia, organizou uma importante intervenção na Unesp no dia 6 de dezembro, na data do vestibular da Univesp e da prova do novo Enem.