Quinta 25 de Abril de 2024

Palavra Operária Nº 061

CONTATO [email protected]

Nacional

Nenhuma farsa de reforma política, nem saídas cosméticas para preservar a democracia dos ricos.

Pela imediata dissolução do Senado!

Por: Thiago Flamé Não vai ser com medidas cosméticas e em pacto com as oligarquias e os políticos burgueses que essa situação vai ser modificada. É o movimento de trabalhadores que deve encabeçar a luta por uma democracia mais ampla, que permita colocar em discussão as questões mais sentidas pelo conjunto da população, como o problema histórico da terra, a falta de moradias, de saúde e educação, o desemprego e os baixos salários. Por isso, nesse momento de crise política, os sindicatos devem lutar pela punição a todos os (...)

SARNEY:

Crise na democracia dos ricos

Por: Thiago Flamé As acusações que pesam contra Sarney são múltiplas e variadas. não é só o apoio do PMDB e do PT, assim como do presidente Lula, o que tem garantido a força do coronel maranhense na presidência do Senado. A oposição burguesa, do PSDB e DEM (ex. PFL), que está à frente das denúncias, não vai levá-las até as últimas conseqüências. Isto é, ele conhece e está envolvido em todos os podres de todos os principais políticos do país, que têm muito a temer de (...)

Internacional

HONDURAS

Com a ajuda dos Estados Unidos e a OEA os golpistas seguem no poder

Por: Claudia Cinatti, PTS No passado 30 de julho, enquanto Manoel Zelaya se reunia com o embaixador norte-americano Hugo Llorens em Managua, a polícia e o exército reprimiam brutalmente uma manifestação em Tegucigalpa. Esta repressão, que segundo o chefe da polícia tinha por objetivo “defender a economia nacional afetada pelos bloqueios de estradas”, deixou como saldo um morto e centenas de feridos e detidos. Nos últimos dias, a ditadura cívico-militar só tem recrudescido ainda mais suas medidas (...)

A POLÍTICA DE CHÁVEZ E A REAÇÃO INTERNA

Mais uma vez sobre a questão dos “meios de comunicação” na Venezuela

Por: Milton D’Leon, JIR No sábado, 01/08, o governo anunciou que 32 emissoras de rádio e duas de televisão regional da Venezuela cessariam suas transmissões, quando a Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel) anulou suas concessões de uso alegando motivos "administrativos". A medida foi decretada em meio a um processo de revisão das concessões de 240 emissoras do país que, segundo o governo, busca democratizar os espaços de radiodifusão, enquanto que, a direita afirma que esta política “busca calar as vozes dissidentes (...)

COLÔMBIA

As sete bases da dominação

Por: Thiago Mathias Em meio a crise, golpe em honduras, o governo ultra-direitista de Álvaro Uribe da Colômbia está em negociação com Obama para permitir que sete bases colombianas sejam ocupadas e utilizadas pelas forças armadas norte-americanas. O sucesso deste plano vai significar um aumento da opressão militar e estratégica do imperialismo sobre todos os países sul-americanos e do Caribe, onde seu insuperável arsenal bélico será usado ainda mais como meio de (...)

CORÉIA DO SUL

Duros combates dos operários das automotrizes

Por: Alejandra Ríos, FT-Europa Na madrugada de 4/08 ocorreu uma brutal repressão, que durou até a tarde, contra os trabalhadores, quando 2.500 policiais invadiram a fábrica ocupada pelos operários. Este ataque se dá após uma semana em que os operários sofreram bloqueio total, quase sem acesso à comida e água, nem assistência médica aos feridos. Nas paredes, lê-se: “Se não querem falar conosco, lhes convém matar-nos (...)

Universidade

MOVIMENTO ESTUDANTIL

A tragédia do Congresso da UNE e a luta pela construção de um novo Movimento estudantil.

Por: Rafael dos Santos Entre os dias 15 e 19 de julho foi realizado, em Brasília, o 51° Congresso Nacional da UNE. Como já era esperado, longe de ser um evento com espaços democráticos onde os estudantes pudessem refletir, debater e responder aos problemas da educação brasileira e as conseqüências nefastas que a crise capitalista trará para vida dos milhões de jovens brasileiros, assim como a corrupção endêmica que mostra toda a podridão dessa democracia dos ricos, o Congresso da UNE se mostrou mais uma vez como um espaço em (...)

Depois da Greve da USP:

Avançar na democratização da universidade com um programa independente da burocracia, das reformas superficiais e dos interesses eleitorais

O semestre letivo ainda não foi reiniciado, mas a disputa em torno da sucessão da reitora Suely Vilela prossegue: os nomes dos possíveis candidatos foram apresentados como se nada tivesse acontecido. Distintos setores da camarilha universitária também começam a apresentar propostas cosméticas para tentar desviar a grande crise aberta na USP desde a greve/ocupação da reitoria em 2007 e da recente greve. Entre os estudantes algumas propostas também surgem como (...)

Ideologia

IDEOLOGIA

Trotsky e a Quarta Internacional

O importante escritor Victor Serge afirmava que a própria idéia de uma nova internacional de trabalhadores era ainda prematura; via que o fracasso da Segunda e da Terceira Internacional era mais fruto da impossibilidade orgânica da classe operária de se libertar das amarras da burguesia do que decorrência da luta de classes. Se considerarmos válidas suas idéias, a Quarta Internacional não teria nenhum significado para a história da classe (...)

Pão e Rosas