Quarta 24 de Abril de 2024

Palavra Operária Nº 060

CONTATO [email protected]

Internacional

Frente às eleições na Argentina

É a classe trabalhadora, estúpido!

Por: Manolo Romano, PTS , Ruth Werner, PTS Parafraseando Bill Clinton, ex-presidente democrata dos EUA que tomou como lema de campanha “é a economia, estúpido!” para chamar a atenção ao problema crucial do momento, hoje se poderia dizer que o principal tema que surge do resultado eleitoral não é nem “o fenômeno Pino[1]”nem “o voto inteligente” do qual a direita fala (aquele que supostamente “repartiu o poder de maneira equilibrada” entre vários sem o dar a nenhum). O relevante é a crise de representação política aberta na classe trabalhadora (...)

Crise no governo de Alan García

Peru: entre mobilizações e jornadas de protesto

Por: Juan Andres Gallardo, PTS No último dia 8 de julho em meio a uma jornada de protesto que incluiu paralisações de professores e de trabalhadores dos transportes, greves regionais com importantes adesão no interior do país, o primeiro-ministro peruano Yehude Simon apresentou sua renúncia. No dia seguinte o presidente Alan García anunciou a formação de um novo gabinete, o terceiro no seu mandato, com a intensão de por um freio aos protestos e garantir o rumo neoliberal de seu (...)

Nacional

USP

Balanço e perspectivas da greve dos funcionários da USP e da luta das estaduais paulistas

A recente luta das universidades estaduais paulistas, que começou com a greve dos funcionários da USP, trouxe consigo indícios de como, frente à crise, os trabalhadores poderão recorrer aos métodos de ação direta para defender suas organizações e seus interesses de classe, como do papel que o movimento estudantil poderá cumprir e das suas consequências nas principais universidades de São (...)

Questão ambiental

CRISE AMBIENTAL

Por onde começar a resposta?

Por: Francisco Pontes , Leandro Ventura Secas, furacões, tsunamis, e milhares de vidas perdidas. Destruição da biodiversidade em todos os continentes. 3 bilhões de pessoas vivendo sem saneamento básico. Gripe aviária na Ásia, gripe suína na América Latina. A burguesia tenta transformar a crise ecológica, em um problema de "todos" , dissolvendo seu papel enquanto classe que detém os meios de produção e individualizando o consumismo da sociedade atual. Nada mais (...)