Quinta 25 de Abril de 2024

Palavra Operária Nº 059

CONTATO [email protected]

Nacional

A USP na situação nacional

A greve da USP e a sucessão de Lula

Por: Thiago Flamé A partir do momento em que o governo Serra terminou de se decidir em transformar a greve dos trabalhadores da USP num exemplo do que será sua política se eleito presidente, invadindo o campus universitário para reprimir os piquetes dos trabalhadores, o próprio PT entrou com força nesta disputa

José Sarney no centro dos escândalos

Por: Thiago Flamé A novidade da atual crise é que ela atinge em cheio uma das principais figuras políticas da burguesia desde a “redemocratização”: o ex-presidente José Sarney.

A POLÍTICA DE LULA quanto ao MEIO AMBIENTE e o CAMPO:

Viva os usineiros, as motos-serras e os grileiros!

Por: Leandro Ventura Bilhões aos latifundiários, desmatadores e poluidores. Carta-branca aos grileiros e omissão frente aos assassinatos dos camponeses e lutadores sociais. Esta é fórmula do governo Lula para o campo e para o meio ambiente: uma política de aberto favorecimento dos grandes proprietários rurais e sua exploração dos trabalhadores e devastação do meio ambiente.

USP

A luta exemplar dos trabalhadores da USP

Por: Daniel Matos Os trabalhadores da USP já estão a mais de 50 dias em uma greve que ganhou as manchetes dos principais meios de comunicação do país. Apesar da ainda estar em curso, se faz necessário começar a tirar as primeiras conclusões dessa luta, pois em vários aspectos ela deve servir de exemplo para o conjunto da classe trabalhadora.

DEBATE CONTRA A TERCEIRIZAÇÃO

Grande atividade contra a terceirização com o Prof. Souto Maior e Claudionor Brandão

Com cerca de 200 pessoas, entre trabalhadores e estudantes, o Comando de Greve dos trabalhadores da USP realizou um importante debate contra a terceirização do trabalho.

Internacional

IRÃ

O regime impõe a fraude com a repressão

Por: Claudia Cinatti, PTS Após dez dias de massivas mobilizações, o aparato repressivo do regime iraniano parece ter restaurado provisoriamente a ordem nas ruas de Teerã.

5 ANOS DE OCUPAÇÃO NO HAITI

Por: Mara Onijá Nos últimos dias, o Haiti ganhou uma vez mais as páginas da mídia internacional. Na semana passada, dia 18/06, um homem foi morto num protesto de milhares de pessoas contra a ocupação militar durante o funeral de um padre que era ligado ao ex-presidente Jean Bertrand Aristide. O manifestante foi atingido pelas tropas brasileiras, segundo os relatos dos próprios manifestantes.

Frente à reunião dos BRICs

Retórica, divisão e pressão para melhor negociar com o imperialismo

Por: Simone Ishibashi Ficou absolutamente claro que apesar de toda discussão de que caberia aos países dos BRICs alavancar a economia mundial frente a crise econômica-imperialista, o que se vê em realidade é que estes apesar de terem mais espaço na situação internacional fruto da crise e da decadência do imperialismo norte-americano, são essencialmente economias dependentes do imperialismo

TRINTA DEMISSÕES NOS ARMAZÉNS DA ALFÂNDEGA NA BOLIVIA

Reincorporação imediata de todos os trabalhadores dos Armazéns Alfandegários!

Desde 2005 os estivadores dos Armazéns da Alfândega vinham sustentando uma luta e exigindo ao Estado a reversão da empresa de carga e descarga DBU-Swissport, que hoje volta às mãos do Estado mas deixando 30 trabalhadores na rua. Os trabalhadores defendem que esta nacionalização deve se dar com o controle operário, para evitar a corrupção que caracteriza as empresas do Estado.

Juventude

JUVENTUDE

Stonewall: para além da “visibilidade”

Em 28 de julho de 1969 nos Estados Unidos, a polícia nova-iorquina invadiu um bar homossexual chamado Stonewall Inn, quebrando garrafas, espelhos, o balcão e o banheiro, sem nenhum motivo aparente. Essa violência policial contra homossexuais assume proporções escandalosas.