Sexta 19 de Abril de 2024

Palavra Operária Nº 058

CONTATO [email protected]

Nacional

Só os trabalhadores e o povo podem dar uma resposta à crise política do Rio Grande do Sul

Por: Thiago Flamé A CPI que está sendo impulsionada pelo PT para provocar o impeachment da governadora tucana, conta com 17 das 19 assinaturas que necessita para ser instalada, contando com duas assinaturas do DEM, partido que supostamente apoia a governadora. Na última pesquisa realizada pelo DataFolha, mais de 50% dos gauchos reprovam o governo Yeda, o maior indice de rejeição já apurado em relação a (...)

Juventude

Acerca da Semana de Ciências Sociais da USP

“Que (crítica à) democracia é essa?”

Por: Bernardo Andrade , Edison Salles Entre os dias 11 e 15 de maio passado ocorreu a Semana de Ciência Sociais da USP, organizada pelo CEUPES (Centro Acadêmico de C.S.) com o tema “Que democracia é essa?”. A Semana, que contou com a suspensão das aulas e uma significativa participação dos estudantes, consistiu numa série de mesas reunindo debatedores de dentro e de fora da universidade, abordando questões teóricas, históricas e políticas relacionadas à (...)

CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDANTES

CNE: Construindo nas lutas um novo movimento estudantil?

O Congresso Nacional de Estudantes (CNE), ocorreu na UFRJ, a despeito do conflito da USP, onde poderia ser um marco para o movimento estudantil brasileiro. A única proposta para os lutadores das estaduais paulistas foi um dia de mobilização nacional em solidariedade. Nada mais.

Internacional

Depois das eleições presidenciais

IRÃ: REBELIÃO E CRISE POLÍTICA

Por: Claudia Cinatti, PTS Desde que o atual presidente Mahmud Ahmadinejad declarou um triunfo espetacular nas eleições presidenciais de 12 de junho, com 63% dos votos contra 34% de seu rival, o “reformista” Mossavi, as ruas de Teerã e as principais cidades do país se transformaram no cenário de mobilizações multitudinárias, repressão policial, enfrentamentos, ataques aos campi universitários, prisões e mortes. Centenas de milhares de jovens – em sua grande maioria estudantes universitários -, profissionais e setores das classes (...)

EM MEIO ÀS PRESSÕES RESTAURACIONISTAS EM CUBA

As “portas abertas” da OEA

Por: Thiago Mathias Foi aprovada no dia 06 de Junho a suspensão do veto a Cuba. Tanto Chávez e Morales quanto Fidel Castro, apesar de ter se negado a aceitá-la festejam a votação como uma “grande vitória” dos países latino-americanos contra o imperialismo. É preciso ver que essa medida não contraria os interesses do governo norte-americano nem muito menos deriva de uma “rebeldia” dos países semi-coloniais contra o (...)

Greve nas estaduais paulistas

CLAUDIONOR BRANDÃO

Massificar a luta pelo Fora PM e o Fora Suely!

A seguir, reproduzimos trechos da intervenção de Brandão na Assembléia de trabalhadores da USP no dia 16/06.

JUVENTUDE

Debate sobre a ocupação do Haiti na greve da USP

Por: Movimento A Plenos Pulmões "desde os anos 80, a partir do governo do presidente americano Ronald Reagan, se aplicou um plano de completa destruição da economia haitiana, com o objetivo de estabelecer este país como fornecedor de mão de obra barata." Fora do Haiti as tropas de Lula e da ONU! Pela auto-determinação do povo negro haitiano!