Quinta 25 de Abril de 2024

Palavra Operária Nº 050

CONTATO [email protected]

Nacional

RIO DE JANEIRO

Nova epidemia de dengue se avizinha

Por: LER-QI Rio de Janeiro No ciclo de dengue do verão passado foram registrados oficialmente 250.645 casos de dengue no Estado do Rio de Janeiro e ainda mais 181 mortes. Estes são os números oficiais, com grande subnotificação. Nesta primavera ainda há poucos casos oficialmente, mas uma pesquisa de infestação (LIRAa) realizada pelo ministério da saúde anuncia novos sofrimentos para o povo.

EDITORIAL

Uma tragédia que se repete, mas não é natural

Por: Thiago Flamé O presidente Lula, enquanto sobrevoava Santa Catarina de helicoptero, se mostrou surpreso com o tamanho da “catastrofe”. Para ele, uma das piores que já aconteceram no Brasil. Mas infelizmente, tragédias dessa proporção não são raras em nosso país, nem sequer durante o governo Lula.

TRAGÉDIA CAPITALISTA

Fome e onda de Saques em Santa Catarina

Com as inundações, cidades inteiras ficaram sem luz e sem água encanada, e dezenas de milhares de pessoas estão sofrendo com a falta de comida. A ajuda que chega é pouca para socorrer a todos os necessitados.

SANTA CATARINA

Por uma campanha nacional de solidariedade impulsionada pelas organizações operárias e movimentos sociais

Não podemos esperar que a ajuda às vítimas de Santa Catarina venha do governo Lula e do governo estadual. Depois de anos de descaso, tudo o que eles estão oferecendo agora são paliativos e dinheiro para a reconstrução de estradas, portos e gasodutos, necessários ao funcionamento da indústria.

PROGRAMA

A necessidade de uma reforma urbana radical

Grande parte das enchentes e dos mortos com a chuvas no Brasil, são frutos da organização predatória do espaço que o capitalismo impõe nas cidades.

NOTA DO NÚCLEO DE DIREITOS HUMANOS

Sobre a tragédia em Santa Catarina

Por: Núcleo de Direitos Humanos Já passa de 100 o número de mortos e quase 100 mil desabrigados em decorrência das fortes chuvas e desabamentos que atingiram o Estado de Santa Catarina.

MAIS UM CAPÍTULO DA REACIONÁRIA "LIDERANÇA" REGIONAL DE LULA

Crise entre Equador e Brasil

Por: Simone Ishibashi Nas últimas semanas assistimos ao recrudescimento das tensões entre o governo brasileiro de Lula e do equatoriano de Rafael Correa, por conta as obras de infra-estrutura que a Odebrecht.

Movimento Operário

PREPAREMOS COM O SINTUSP (CONLUTAS) UM GRANDE ENCONTRO REGIONAL DE ORGANIZAÇÕES COMBATIVAS

Os trabalhadores já estão pagando pela crise capitalista

Por: Jaime Caribé As férias coletivas, PDVs e demissões em multinacionais como GM, Fiat, Volkswagem e também em empresas de auto-peças e eletro-eletrônicos, em São José dos Campos, ABC, Limeira, Rio Claro, Campinas, Manaus são a expressão de que a crise capitalista chegou ao país.

AO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Uma proposta para concretizar um plano de luta combativo

Nesses dias o principal sindicato da Conlutas – metalúrgicos de São José dos Campos (SP) – iniciou uma campanha com o lema “Nenhuma demissão. Estabilidade no Emprego já”, afirmando que “precisamos nos preparar para defender os empregos” porque “os trabalhadores não podem ser penalizados pela crise”.

MOVIMENTO OPERÁRIO

Nada se pode esperar do governo e dos patrões

Por: Jaime Caribé A classe trabalhadora, pela sua força numérica e seu peso social – a produção, circulação e finanças capitalista não funcionam sem o nosso trabalho –, adquiriu historicamente a capacidade de se lançar como linha de frente de todos os explorados – pequenos camponeses, pequenos comerciantes, mulheres, negros – para enfrentar os planos capitalistas.

SOBRE A CARTA ABERTA DA CONLUTAS

Por uma frente-única operária pra além do papel

Por: Rodrigo Manne Neste mês de novembro a Conlutas lançou uma carta aberta que termina com um “chamado à unidade para a luta”, dirigido a diversas organizações, entre elas a CUT, a CTB e Força Sindical.

NÃO PAGAREMOS PELA CRISE DOS CAPITALISTA

Nenhuma demissão de sapateiros!

Por: LER-QI Franca A crise começa a chegar em Franca. Depois das demissões dos trabalhadores das indústrias da Zona Franca de Manaus, chegou à vez dos sapateiros de Franca engrossarem o rol dos números de demissões e de sentir no seu aviso prévio em quem os capitalistas vão despejar sua crise.

Juventude

NÃO PASSARÃO!

Primeira vitória na luta contra o aumento do Restaurante Universitário

Por: Rafael dos Santos A crise econômica mundial, como era de se esperar, vai afetar a universidade. Os milhões gastos dos cofres públicos para salvar os capitalistas, tirados entre outras coisas do dinheiro da educação, farão com que os ataques a educação e a universidade se aprofundem, como temos evidenciado na Itália e Espanha.

Internacional

SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL

Assassinatos e ameaças contra militantes e organizações trotskistas na Venezuela e no México

Na quinta-feira (27), no estado de Aragua, Richard Gallardo, Luís Hernández e Carlos Requena, dirigentes operários da Venezuela foram brutalmente assassinados. Repudiamos essa ação e nos somamos às diversas organizações venezuelanas, da Argentina e demais países na campanha pela punição exemplar aos responsáveis deste crime contra os lutadores.

CRISE MUNDIAL

Enquanto a recessão se aprofunda, a crise financeira não pára

Por: Juan Chingo O generoso resgate do CiItigroup definido, entre outros, pelo recentemente nomeado futuro secretário do tesouro de Obama, Timothy Geithner, atual presidente do Banco Central de Nova York, junto ao atual secretário do Tesouro, Henry Paulson e o chefe do Banco Central, Ben Bernanke, mostra que, apesar de toda a demagogia de mudança do novo presidente, são os interesses da aristocracia financeira que ainda decidem o rumo político dos (...)

ÚLTIMO MOMENTO

Atentados na Índia

Por: Claudia Cinatti, PTS No fechamento desta edição, se soube da notícia de que a cidade de Mumbai (ex Bombai) havia sido uma vez mais o cenário de uma série de atentados coordenados que tiveram como alvo distintos pontos da cidade.

RESULTADO DAS ELEIÇÕES REGIONAIS DE 23 DE NOVEMBRO

Um duro revés para Chávez

Por: Milton D’Leon, JIR Com um total de votos menor que seus níveis históricos – os 4.184.158 de votos que obtiveram significam uma perda de mais de 300 mil votos em relação à votação de 2007 – a direita venezuelana se alçou com cinco governadores e a prefeitura metropolitana de Caracas.

12 DE DEZEMBRO

Greve geral!

Por: Ciro Tapeste Este final de semana, o centro da vida noturna dos jovens romanos se deslocou para a Cidade Universitária de La Sapienza. Até o avançar das horas via-se nas escadas das faculdades ocupadas grupos de estudantes de todo o país discutindo animadamente as perspectivas do movimento estudantil.

PTS ARGENTINA

Repúdio ao assassinato dos dirigentes operários da Venezuela e castigo aos responsáveis

Quinta-feira (27) foram brutalmente assassinados três dirigentes da Unión Nacional de Trabajadores (UNT) do estado Aragua, Venezuela, e da Unidad Socialista de Izquierda (USI), grupo irmão da Izquierda Socialista da Argentina.

LTS VENEZUELA

Repúdio ao brutal assassinato dos dirigentes operários Richard Gallardo, Luís Hernández e Carlos Requena

Por uma grande campanha nacional e internacional para exigir justiça e castigo exemplar aos autores materiais e intelectuais deste crime

Casa Socialista

CONVITE

Atividades na Casa Socialista Karl Marx

Chamamos operários e estudantes para participarem nos próximos fins de semana das atividades políticas, culturais e festas que vamos realizar na Casa Socialista Karl Marx na Vila Madalena.

Teoria

REVISTA ISKRA

Uma revista de idéias e cultura para os novos tempos

Por: Gilson Dantas Nas décadas mais recentes, de ofensiva do grande capital conta os salários e as conquistas dos trabalhadores, nenhuma rebelião popular e operária chegou a tomar a forma de revolução. O impacto desse refluxo revolucionário na esfera intelectual, da cultura e do pensamento crítico, traduziu-se em uma verdadeira regressão, com o marxismo vivendo uma duríssima estiagem.

Mulher

URUGUAI

Tabaré Vázquez veta lei que despenaliza o aborto

Por: Diana Assunção A tragédia que está inserido esse episódio é a tragédia das 6 mil mulheres que morrem todos os anos por conta de abortos clandestinos, apenas na América Latina e no Caribe, enquanto sabemos que uma simples cirurgia poderia evitar tantas mortes.

ENQUANTO ISSO NO BRASIL...

Perseguição e violência contra as mulheres

Por: Diana Assunção Desde julho desse ano, a Justiça do Mato Grosso do Sul está indiciando, julgando e condenando 150 mulheres acusadas de prática do aborto numa clínica em Campo Grande, sendo que o número total de mulheres que devem passar pela investigação é de 1,5 mil. Até agora 37 foram julgadas e 26 condenadas com penas alternativas.