Quarta 24 de Abril de 2024

Palavra Operária Nº 047

CONTATO [email protected]

Nacional

NACIONAL

"Fique frio" com Lula?

Por: Daniel Matos Lula não se cansa de desdenhar a crise capitalista, numa cantiga que poderia ter o título de “Fique frio com Lula”. Em analogia à grande crise capitalista de 1929, notamos uma semelhança interessantíssima com o discurso lulista. O presidente dos EUA da época, John Calvin Coolidge, Jr., havia sido eleito nas eleições presidenciais norte-americanas de 1924 sob o slogan "Fique frio com Coolidge" (Keep Cool With Coolidge). O resultado do seu mandato foi a Grande Depressão, produto de um governo marcado (...)

FRENTE À CRISE ECONÔMICA INTERNACIONAL

"O capitalismo merece perecer"

Entrevistamos Simone Ishibashi, dirigente da LER-QI, sobre a crise econômica internacional, onde ela discute que "estamos diante de um acontecimento de proporções históricas. Isso não dizemos apenas nós, os marxistas revolucionários, mas é uma verdade admitida até mesmo pelos setores mais conscientes da própria burguesia imperialista".

DEBATE COM A ESQUERDA DIANTE DAS ELEIÇÕES

Uma oportunidade perdida para preparar a vanguarda

Nas eleições municipais recém concluídas, as organizações políticas de esquerda deveriam ter colocado sua intervenção política a serviço de preparar os setores de vanguarda da classe trabalhadora e da juventude, para enfrentar os impactos da crise econômica internacional sobre o Brasil.

OS TRABALHADORES BRASILEIROS JÁ COMEÇARAM A PAGAR A CONTA

Lula sai em socorro dos banqueiros

Por: Thiago Flamé Na semana em que a crise econômica definitivamente se espalhou para a Europa e pelo mundo, atingiu com força também o Brasil.

ECONOMIA

Um crescimento que se apoiou no aumento da dependência e da exploração

Por: Thiago Flamé Enquanto a economia mundial estava em crescimento, nos cansamos de ouvir a ladainha do crescimento sustentado da economia, de que o Brasil estava se tornando menos dependente, de que as reservas de 200 bilhões de dólares seriam um grande seguro contra qualquer ameaça externa, de que os trabalhadores e o povo viviam cada vez melhor e que melhorava a distribuição de renda.

NACIONAL

Um primeiro balanço das eleições

Por: Daniel Matos Enquanto a Bolsa de Valores de São Paulo parecia derreter, desvalorizando abruptamente os ativos das principais empresas do país, e o dólar explodia, valorizando-se numa velocidade não vista desde a crise de 2002, os candidatos – e as próprias eleições – pareciam “em outro mundo”, o mundo das promessas demagógicas ou medíocres. Essas eleições se interpuseram de forma curiosa entre o “velho” – um período de bonança econômica – e o “novo” – um período de crise que começa a (...)

Internacional

RESGATES SEM PRECEDENTES PARA EVITAR O COLAPSO FINANCEIRO

O capitalismo na UTI

Por: Juan Chingo Depois do crash nas bolsas ocorridos na primeira semana de outubro, que ameaçavam chegar a um colapso financeiro e a possibilidade de entrar numa nova Grande Depressão, os governos imperialistas, em especial os governos europeus seguidos pelos EUA anunciaram os salvamentos dos bancos e do sistema financeiro mais importante da história do capitalismo.

MÉXICO

Viva a luta dos professores de Morelos!

Por: Grupo LTS-CC (Liga dos Trabalhadores pelo Socialismo) do México A luta dos professores mexicanos, que saíram à se mobilizar contra os planos de ataque do presidente Calderón à Educação sacode o país, já durando dezenas de dias.

LEONARDO BOFF HOMENAGEIA ZANON

A democracia entrou na fábrica

Indubitavelmente a democracia é o melhor modelo de organização política que a humanidade já excogitou. No entanto, lá onde se introduziu no contexto de relações capitalistas de produção, vive em permanente crise.

CONTROLE OPERÁRIO

Por uma forte campanha em defesa da gestão operária em Zanon

No próximo dia 20 de outubro, a experiência de 7 anos de gestão operária na antiga fábrica Zanon, hoje FaSinPat (Fábrica Sem Patrões), localizada em Neuquén na Argentina, volta a ser ameaçada pela justiça burguesa. O Sindicato Ceramista de Neuquén (SOECN) lançou uma campanha internacional em defesa desta gestão operária e pela expropriação definitiva da fábrica, sem indenização, estatizando-a sob controle (...)

LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO

FaSinPat

O documentário da italiana Danielle Incalcaterra retrata os primeiros meses da gestão operária na fábrica Zanón, localizada em Neuquén, Argentina.

Teoria

HOMENAGEM AOS 70 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO

O Programa de Transição, documentos da IV Internacional

Por: Luis Siebel Neste mês de outubro a Editora ISKRA lançará uma nova publicação do Programa de Transição, o mais conhecido e importante documento da IV Internacional. Acreditamos que este é mais um passo, por certo que muito pequeno, da inserção de nosso trabalho editorial no campo da reconstrução do marxismo em nosso contexto e, particularmente, da recuperação da tradição revolucionária de Trotsky. Assim, ofereceremos aos leitores uma edição do texto cotejada com outras traduções consagradas, além de documentos inéditos (...)

MARXISMO

“Compreender a realidade para transformá-la”

Inauguramos esta coluna no jornal Palavra Operária para dispor aos leitores os fundamentos básicos da teoria marxista sobre a sociedade capitalista e as condições objetivas e subjetivas para a sua superação revolucionária.

NÚCLEO CULTURAL FORÇA ATIVA E EDIÇÕES ISKRA

Lançamento do Caderno "A Classe Operária na Luta Contra a Ditadura" na Cidade Tiradentes

No dia 28 de setembro realizou-se mais uma atividade de lançamento do caderno de teses “A Classe Operária na Luta Contra a Ditadura”, publicada neste ano pela Edições Iskra.

Movimento Operário

ATO CONTRA A REPRESSÃO DIA 04/11 ÀS 12H NA USP

É elementar lutar contra a repressão do estado burguês

Por: Claudionor Brandão, diretor do Sintusp e militante da LER-QI Convocamos todos ao ato no dia 04/11 às 12h em frente à Reitoria da USP para defender os trabalhadores e estudantes que estão sofrendo uma brutal repressão por terem participado de mobilizações estudantis e de trabalhadores. Publicamos carta escrita por Claudionor Brandão, diretor do SINTUSP, aos companheiros do PSTU.

CONSELHO DE DELEGADOS DE BASE DA USP

"Precisamos nos preparar para enfrentar a crise"

No dia 10 de outubro, os delegados de base do Sindicato de trabalhadores da USP (Sintusp) realizaram uma reunião aberta na qual debateram a crise capitalista mundial, seus impactos sobre a classe trabalhadora brasileira e como devemos nos preparar para enfrentá-la. Reproduzimos trechos da intervenção de Claudionor Brandão, dirigente da Liga Estratégia Revolucionária e diretor do (...)

CONSELHO DE DELEGADOS DE BASE DA USP

"É necessário que os trabalhadores também se organizem politicamente!"

Por: Celso Jr. Percebemos que a burguesia se organiza políticamente e constantemente, para resolver seus problemas de forma internacional, atua como uma classe que pensa através de seus técnicos, economistas e pensadores como aumentar a exploração dos trabalhadores em prol de seus lucros em vários países.

CONSELHO DE DIRETORES DE BASE DA USP

Trecho da intervenção de Flávia Valle na reunião de CDB do Sintusp

Por: Flávia Valle Não podemos nos confundir pois esta não é apenas mais uma crise financeira ou uma crise do neoliberalismo. É uma crise do capitalismo. Os burgueses sabem que irão perder muito, mas farão de tudo para perder o quanto menos. Assim a necessidade de descarregar esta crise sobre os trabalhadores: eles que arquem com esses prejuízos!

CONSELHO DE DIRETORES DE BASE DA USP

Trecho de intervenção de Paula Litcha na reunião de CDB do Sintusp

Por: Paula Litcha O SINTUSP tem sido a grande pedra no sapato da reitoria durante os últimos anos. Esse também é o sindicato que tem diretores que estão lado a lado com os terceirizados, enfrentando fisicamente os bate-paus mandados pela burocracia para reprimir sua greve.

CONSELHO DE DIRETORES DE BASE DA USP

Nas palavras operárias: Ataques e punições... não passarão!

A repressão da reitoria juntamente com o governo contra o SINTUSP é uma forma de tentar amputar os nossos braços para que não possamos nos defender de seus ataques.

Mulher

MULHERES TRABALHADORAS

A crise pesará duplamente sobre nossas costas

Por: Clarissa Menezes , Diana Assunção A noção mais exata dos progressos de uma sociedade é dada pelas medidas práticas que são tomadas para melhorar a vida das mulheres. Hoje, é evidente que há pouca preocupação em torno disso já que as mulheres compõem cerca de 70% da população pobre.

Juventude

PEÇA SEU EXEMPLAR POR EMAIL

Revista Iskra nº 1

Entre o final de outubro e o início de novembro próximo virá a público a primeira edição da Revista ISKRA de teoria e política marxista. Trata-se de uma iniciativa encabeçada por uma nova geração de intelectuais militantes, todos com idades entre vinte e trinta anos, que se dispuseram a dar corpo a uma nova ferramenta de combate para a reconstrução do marxismo revolucionário através do debate com as idéias profundas que influenciam a esquerda brasileira e mundial. Num momento em que surgem por diversos (...)

Partido

CHAMADO

Assine o Jornal Palavra Operária

Convidamos todos os trabalhadores e jovens que frente ao desenvolvimento da atual crise econômica internacional se revoltam contra este sistema de miséria e exploração a assinar o jornal Palavra Operária. Com este convite, obviamente não esperamos um automático compromisso político com as idéias que expressam o jornal. Esperamos, sim, que novos setores passem a debater e a refletir junto conosco sobre os enormes acontecimentos que estão por (...)