Sexta 19 de Abril de 2024

Palavra Operária Nº 045

CONTATO [email protected]

Internacional

CÁUCASO APÓS CINCO DIAS DE UM ENFRENTAMENTO REACIONÁRIO

Rússia fortalece o domínio em seu “quintal”

Por: Juan Chingo O contundente avanço do regime bonapartista russo em suas operações na Geórgia nos últimos quatro dias é uma mostra do ressurgir da Rússia, depois de sua decomposição na década de 90 e, fundamentalmente, da aceleração da decadência hegemônica norte-americana depois de sua débâcle no Iraque.

BOLIVIA: TRIUNFO DE EVO E RATIFICAÇÃO DOS AUTONOMISTAS

E depois do referendo, o que virá?

Por: Eduardo Molina Em 10/08 o governo e a imprensa bolivianos celebraram a “festa democrática” à qual somaram-se até os opositores mais acirrados. Às vésperas, um acordo entre o governo, a CNE e os tribunais eleitorais dos estados pró-autonomistas tinha “interpretado” a lei e adotado o critério de 50% +1 dos votos para a ratificar ou não os prefeitos, aplainando o caminho às urnas.

PARA ESMAGAR A REAÇÃO E GARANTIR AS DEMANDAS OPERÁRIAS, INDIGENAS E POPULARES

Por um programa de ação operário, campesino e popular

Por: LOR-CI, Bolívia Só a mobilização derrotará a reação! É necessário soldar o combate contra a direita, as demandas operárias e populares mais sentidas e urgentes e a luta pela “agenda de outubro”.

AS POSIÇÕES NO MOVIMENTO TROTSKISTA E A NECESSIDADE DE UMA POLÍTICA DE INDEPENDÊNCIA DE CLASSE

A esquerda na Bolívia

Por: LOR-CI, Bolívia O processo político boliviano tem sido uma pedra de toque para as distintas correntes da esquerda. A maioria se colou diretamente ao projeto reformista de Evo e, lamentavelmente, alguns setores que se dizem da esquerda operária e socialista fracassaram em levantar uma política conseqüente de classe.

CONTRA A MANOBRA DA PATRONAL E DO GOVERNO! ESTATIZAÇÃO SOB CONTROLE OPERÁRIO!

Chamamos a Conlutas a uma campanha internacional em defesa da gestão operária em Zanon

No Congresso da Conlutas deste ano foi aprovada uma Campanha em defesa da gestão operária e pela expropriação definitiva sob controle operário da fábrica Zanon, localizada em Neuquén, Argentina.

POR UMA CAMPANHA UNIFICADA

Fora as tropas brasileiras do Haiti!

Por: Mara Onijá No início de agosto, a chamada MINUSTAH (Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti) – que ocupa o Haiti reprimindo brutalmente o povo negro – anunciou reforço em sua ajuda à PNH (Polícia Nacional Haitiana). Sob o argumento de “agilizar a prisão de criminosos”, o comandante da MINUSTAH, general Carlos Alberto dos Santos Cruz, e o comissário da Polícia das Nações Unidas, Mamadou Mountaga Diallo, reuniram-se para discutir como aprimorar a cooperação entre os órgãos de repressão que atuam no (...)

Nacional

NACIONAL

O governo Lula e os crimes da ditadura

Por: Michel Silva , Thiago Flamé Neste mês de agosto veio novamente à tona a discussão sobre a punição dos culpados de crimes cometidos pelo regime ditatorial no Brasil.

NACIONAL

A hipocrisia eleitoral da burguesia e as contradições do “neoliberalismo lulista”

Por: Thiago Flamé Qualquer trabalhador comum não pode deixar de ter uma falta de entusiasmo que tende a zero frente às discussões que tomam conta do país nesse cenário eleitoral. O aumento do custo de vida provocado pela inflação parece realmente ser um problema que não atinge os candidatos dos partidos patronais.

POLÊMICA COM A ESQUERDA

Quem precisa da polícia?

Por: Simone Ishibashi A política de assassinato sistemático de jovens, trabalhadores, negros e pobres através da ação policial vem atingindo seus mais altos níveis. Estima-se que a polícia matou só no Rio de Janeiro pelo menos 1.260 pessoas em 2007, e a previsão para o saldo final deste ano já é cerca de 11% maior.

Movimento Operário

DEPOIS DO I CONGRESSO

Construindo a Conlutas

Por: Claudionor Brandão, diretor do Sintusp e militante da LER-QI O I Congresso da Conlutas, realizado de 3 a 6 de julho em Betim, foi uma demonstração de seu potencial para aglutinar os setores do movimento operário, estudantil e popular que atualmente fazem uma experiência com o governo Lula.

REPÚDIO AO ATAQUE À SEDE DA CONLUTAS EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Formar uma comissão independente de investigação

Por: Rodrigo Manne No último dia 20, estivemos presentes ao ato repudiando o ataque à sede da Conlutas, ocorrido no dia 1º de agosto.

Mulher

O CARÁTER “OPCIONAL” DA LICENÇA-MATERNIDADE DE 6 MESES

Organizar as trabalhadoras pelo direito à maternidade

Por: Diana Assunção Na última quarta-feira, o presidente Lula decidiu aprovar a lei de extensão da licença-maternidade de 4 para 6 meses para empresas que aderirem ao projeto “Empresa Cidadã”.

Teoria

USP

Debate resgata as lições de 68 para pensar o presente e lança filmes dos grupos Medvedkine

Num debate na USP, no dia 14/8, com o tema “Aliança entre estudantes e trabalhadores na França de 68 e de Sarkozy”, mais de 70 pessoas assistiram o debate com Stéphane Andrieu, professor de filosofia e militante do Grupo Communiste Révolutionnaire internationaliste (nova seção simpatizante da Fração Trotskista-Quarta Internacional na França), Flávia Vale (da LER-QI e do Movimento A Plenos Pulmões) e Luiz Renato Martins (professor da (...)

IV INTERNACIONAL, 70 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO

A Oposição e as "Lições de Outubro"

Por: Bárbara Funes, LTS-CC Após a derrota dos processos revolucionários na Alemanha e na Bulgária, Trotsky afirmava naquele momento que não se realizou um estudo sistemático dos problemas que colocava a insurreição para os revolucionários.

VALÉRIO ARCARY, COGGIOLA E BRANDÃO

Realizam debate em homenagem a Trotsky no SINTUSP

No dia 20 de agosto, quando completavam 68 anos da morte de León Trotsky, assassinado pelo stalinismo em 20 de agosto de 1940, o Sindicato de Trabalhadores da USP (SINTUSP) realizou um debate em homenagem ao revolucionário russo na sede do sindicato.