Sábado 20 de Abril de 2024

Palavra Operária Nº 043

CONTATO [email protected]

Nacional

EDITORIAL

Por uma resposta dos trabalhadores ao aumento da inflação

Os últimos anos de crescimento econômico consolidaram nos trabalhadores a ilusão de que o governo Lula avançou na distribuição de renda, de que apesar no enorme aumento do lucro dos patrões, também os trabalhadores e o povo pobre conseguiram recuperar o perdido ao longo da década de 90.

NACIONAL

O governo Lula, o agronegócio e a questão agrária

Por: Daniel Matos O Brasil tem sido apreciado nos noticiários internacionais pelos analistas das grandes agências imperialistas como um “modelo” dentre os chamados “BRICs” (sigla utilizada para denominar os quatro principais países considerados “emergentes”, formada pela primeira letra de cada um deles: Brasil, Rússia, Índia e China).

POLÍCIA, MILÍCIAS E EXÉRCITO

Racismo e repressão de trabalhadores pobres e negros

Por: Leandro Ventura, direto do Rio de Janeiro As últimas denúncias de corrupção envolvendo vários partidos, estados e importantes figuras do governo, não significaram uma irrupção do movimento de massas como ator político independente devido à popularidade de Lula, o crescimento econômico e o papel das direções governistas das organizações de massas.

CAMPANHA

Abaixo a criminalização do MST!

O promotor do Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul, Gilberto Thums, acatando relatório de investigação secreta da Brigada Militar (polícia gaúcha) contra o Movimento Sem Terra (MST) propõe ação judicial para dissolver essa organização e decretar a sua ilegalidade.

Movimento Operário

OS CONTORNOS DA VITÓRIA NA GM

Fazer o balanço dessa importante luta e organizar o boicote às horas extras

Por: Rodrigo Manne Há poucos dias os trabalhadores da General Motors em São José dos Campos aprovaram o acordo feito entre o sindicato dos metalúrgicos e a GM. Depois de meses de disputa, a empresa teve que abrir mão do seu plano ideal, que era a implementação do banco de horas, dando uma vitória parcial aos trabalhadores da GM.

MANIFESTO DOS TRABALHADORES DA VARIGLOG DE GUARULHOS

Basta de demissões! Estatização da VarigLog sob controle dos trabalhadores!

Enquanto toda a mídia tem coberto as falcatruas envolvendo os donos da VarigLog, nós trabalhadores não temos encontrado espaços para demonstrarmos nossa indignação com toda esta crise da VarigLog.

ARGENTINA

Em defesa da estatização sem indenização sob gestão dos trabalhadores da Fasinpat (ex-Zanon)

Apresentamos proposta de moção a ser votada pelo Congresso em defesa de uma campanha ativa nacional e internacional de solidariedade à luta dos trabalhadores de Zanon pela estatização, sem indenização, e sob gestão operária.

Debates

NENHUMA FRENTE ELEITORAL COM O PSOL

Os trabalhadores necessitam de uma Frente Classista e Socialista

Por: Domenico Moreti No momento em que as coligações eleitorais dos partidos burgueses se definem, na esquerda discute-se a formação de uma “Frente de Esquerda” composta por PSOL, PSTU e PCB, como foi feito em 2006 para as eleições presidenciais, que tinha à frente Heloisa Helena como candidata.

Internacional

PELA INDEPENDÊNCIA POLÍTICA DOS TRABALHADORES DIANTE DOS GOVERNOS PÓS-NEOLIBERAIS E DAS OPOSIÇÕES BURGUESAS

Nem governos, nem oposições

Por: Simone Ishibashi Os governos pós-neoliberais que assumiram o poder na América Latina, favorecidos pelos anseios dos trabalhadores e das massas por mudanças após anos de ataques neoliberais responsáveis por crises econômicas e todo tipo de miséria para a imensa maioria, mostram sua impotência diante de seu verdadeiro amo: a burguesia e o imperialismo.

ARGENTINA

Nem com o governo, nem com as entidades patronais "do campo"

Já são mais de 500 assinaturas de intelectuais, docentes, jornalistas e trabalhadores da cultura, estudantes e trabalhadores que integram a campanha por uma terceira posição.

ENCONTRO LATINO AMERICANO DE TRABALHADORES

Independência política dos trabalhadores diante dos governos latino-americanos e das oposições burguesas

A direção da Conlutas define o Elac como “um espaço de construção da unidade e solidariedade onde as várias organizações participantes preservam sua independência e autonomia (...)”, onde discutirão e aprovarão “bandeiras de luta que, respeitando o programa da Conlutas (...)”, ficando livres para seguir em seus países a política e a prática que decidirem “em suas instâncias”.

CAMPANHA

Contra a restauração capitalista em Cuba

Fidel e Raúl Castro impulsionam medidas de inserção do capitalismo, atacando as conquistas da revolução cubana. Esse processo de restauração capitalista “pacífica” conta com grandes aliados no continente.

Ideologia

IV INTERNACIONAL, 70 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO

O surgimento da Oposição de Esquerda - Parte III

Por: Andrea Robles, PTS No último artigo, demonstramos quais eram os problemas econômicos (NEP) e políticos que foram a base para a formação de frações no partido bolchevique após a derrota definitiva da revolução na Alemanha em 1923.

Juventude

ENE 2008

Desafios e propostas para o Encontro Nacional de Estudantes

Por: Flávia Valle Parte importante dos protagonistas das diversas lutas ocorridas desde 2007 se reunirão no Encontro Nacional dos Estudantes no dia 02 de julho, prévio ao I Congresso da Conlutas. Acreditamos que este pode ser uma ferramenta da vanguarda estudantil para os desafios que seguem colocados ao movimento, desde que parta de um balanço profundo da política levada à frente nos últimos embates.

Suplemento especial I Congresso da Conlutas

PROPOSTAS PARA O I CONGRESSO DA CONLUTAS

Avançar o classismo e a independência política dos trabalhadores na Conlutas

Nossa delegação é composta pela Liga Estratégia Revolucionária (LER-QI), pelo movimento juvenil A Plenos Pulmões e por trabalhadores e estudantes independentes. Nesse material, apresentamos aos delegados e participantes do I Congresso da Conlutas nossas posições sobre os temas que consideramos mais importantes a serem discutidos e votados. Essas propostas foram elaboradas por trabalhadores efetivos e terceirizados da USP, da Unesp, aeroviários, metalúrgicos, metroviários, gráficos, bancários, (...)

Lutar contra a precarização e a terceirização

Por: Eusébio Depois de nos dividir em várias categorias que lutam isoladas nas datas-base da estrutura sindical varguista, os capitalistas criam um batalhão de companheiros que, para não perecer com o desemprego, são submetidos a trabalhar sem direitos para aumentar as fortunas dos capitalistas.

Proposta pelos direitos da mulher trabalhadora

Por: Sheila Diaferia Todos os problemas do sistema capitalista se apresentam de forma mais dramática na vida das mulheres trabalhadoras. Se hoje estamos no mercado de trabalho é porque esse sistema se aproveita da opressão da mulher e também dos negros e negras para explorar ainda mais.

Frente de Esquerda ou Frente Classista e Socialista?

Por: Thiago Flamé Para as eleições municipais deste ano, o PSTU, defende a formação de uma Frente de Esquerda junto com o PSOL e o PCB. Em nossa visão a formação desta frente é um grande erro que vai deixar os trabalhadores da Conlutas reféns da política de conciliação de classes do PSOL. Por isso, chamamos o PSTU a romper essa frente com o PSOL e a conformar uma Frente Classista e Socialista que lute pela independência de classe nessas (...)

Negros e negras conscientes "estão convocados pelo desenvolvimento histórico a se tornar vanguarda da classe trabalhadora"

Por: Marcelo (Pablito) Santos, diretor do Sintusp Com esta frase, que é em si mesma uma definição estratégica para os negros e negras conscientes, o revolucionário Leon Trotsky resumia a importância para a revolução operária e socialista da unidade entre todos os trabalhadores, brancos e negros, na luta contra a exploração capitalista, fonte e raiz de todos os males e do racismo.

Propostas contra a burocratização dos sindicatos

Por: Rodrigo Manne 1. O PSTU, direção majoritária da Conlutas, propõe que este congresso discuta a luta contra a burocratização nos sindicatos. O caráter classista dos sindicatos se prova, em primeiro lugar, na sua postura perante o Estado dos capitalistas. A plena independência dos sindicatos diante do Estado é um principio elementar.

Propostas do delegado da VarigLog, contra as demissões

O caso da VarigLog está em toda a mídia. Acusando-se uns aos outros, empresários, governantes, dirigentes de estatais e órgãos públicos mostram como a corrupção, descumprimento de leis de soberania nacional e falsificação de documentos são métodos comuns para gerir os negócios capitalistas e que o Estado e suas instituições atuam descaradamente a favor dos capitalistas e políticos patronais. Esta é a democracia dos (...)

Pela aliança operária-estudantil

Por: Flávia Valle Saudamos os trabalhadores que vieram ao Congresso para construir uma coordenação de lutas. Nós, que impulsionamos a ocupação da USP, sentimos essa necessidade.

COLEÇÃO CADERNOS ESTRATÉGIA INTERNACIONAL BRASIL

"A classe operária na luta contra a ditadura [1964-1980]"

Com a nova publicação de nossas teses “A classe operária na luta contra a ditadura (1964-1980)” estamos dando continuidade ao estudo e às conclusões dos principais acontecimentos da luta de classes ocorridos em nosso pais, que iniciamos com as teses dos anos 50 e 60 abrangendo até o golpe militar de 1964, editadas na Revista Estratégia Internacional – Brasil nº 2.